4º Fórum Nacional de Nutrição - Brasília DF
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2008
16 de maio de 2008 (Sexta)

Curso I – 9h – 12h – Avaliação do Estado Nutricional do Atleta e Desportista
Avaliação da Composição Corporal (métodos indiretos e métodos duplamente indiretos), Avaliação Bioquímica do Estado Nutricional, Avaliação do Consumo Alimentar (métodos quantitativos e qualitativos), ìndices Nutricionais na Prática Esportiva, Padrões de Referência para o Diagnóstico Nutricional.
Profa. Dra. Nailza Maestá -
Doutora pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP – Botucatu, Professora Convidada do Curso de Nutrição da UNESP – Botucatu, Professora do Curso de Educação Física UNIFAC - Botucatu

Curso II - 13h –16h - Nutrição Clínica nas Alterações Catabólicas:
Câncer e Sida Introdução às alterações catabólicas, Aspectos fisiopatológicos, interação entre fármacos e nutrientes, avaliação clínico-nutricional e condutas dietoterápicas no câncer e SIDA Prof. Dra Nelzir Trindade Reis – Nutricionista e Médica, responsável pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Prof. Titular (aposentada) da Universidade Federal Fluminense. Prof. Adjunta A de Nutrição Clínica da Univ. Veiga de Almeida. Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF. Autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial", "Nutrição Clínica no Sistema Digestório" , "Nutrição Clínica – Alcolismo" e " Nutrição Clínica - Interações ". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.

Curso III –16h30 – 19h30 - Gastronomia nas Restrições Alimentares
Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.

Fórum de Nacional de Nutrição 17 de maio de 2007 (sábado)

8h – 9h - Conferência de Abertura – “A Política Estadual para a Alimentação e Nutrição – Desafios e Perspectivas”
Dra Lígia Teixeira M. de Azevedo
- Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria do Estado da Saúde/SES


Nutrição Clínica/Hospitalar


9h – 9h45 – Acompanhamento Nutricional Pós Cirurgia Bariátrica
Dra Silvia Leite Faria
– Mestre em Nutrição pela Universidade de Brasília/DF, Nutricionista da Gastrocirurgia de Brasília, Nutricionista da Gastronutrição Nutrição Bariátrica, Experiência de 8 anos em acompanhamento nutricional de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

9h45 – 10h15 – Coffee Break

10h15 – 11h – Principais Evidências sobre Nutrição e Câncer segundo relatório recente do "World Cancer Research Fund": "Food, Nutrition, Physical Activity, and Prevention of Cancer: a global perspective"
Prof. Dra Maria Margareth Veloso Naves
– Nutricionista, Profª Universidade Federal de Goiás, Especialização em Nutrição Humana e Residência Médica em Nutrição e Dietética - USP, Mestre em Alimentos e Nutrição – UNICAMP, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP

11h - 11h45 - Câncer: Nutrição e Interações Medicamentosas
Prof. Dra Nelzir Trindade Reis - Nutricionista e Médica, responsável pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Prof. Titular (aposentada) da Universidade Federal Fluminense. Prof. Adjunta A de Nutrição Clínica da Univ. Veiga de Almeida. Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF. Autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial", "Nutrição Clínica no Sistema Digestório" , "Nutrição Clínica - Alcolismo" e " Nutrição Clínica - Interações ". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


11h45 - 12h30 – Gastronomia Regional Saudável
Profa Dra. Raquel Braz Assunção Botelho
- Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.


Nutrição Esportiva


14h - 14h45 – Alimentação de Atletas Adolescentes
Prof Dra Teresa Helena Macedo da Costa
- Nutricionista pela UnB, graduação em Educação Física pela Unb, Mestrado em Nutrição pela UFRJ e doutorado em Biochemistry And Physiology - University of Oxford, England. Pós-doutorado no Medical Research Council, Human Nutrition Research, Inglaterra. Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília,

14h45 – 15h30 – Interação entre Nutrição e Exercício na Saúde da Mulher
Prof. Dra Nailza Maestá
- Doutora pelo Depto de Ginecologia da Faculdade de Medicina da UNESP Botucatu, Profa. da UNIFAC de Botucatu, Professora da UNIMEP dos cursos de Nutrição e educação Física, Nutricionista do CeMENUtri - UNESP Botucatu

15h30 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Alimentação Saudável, Recomendações Nutricionais e o Guia Alimentar
Prof. Dra Sonia Tucunduva Philippi
- Professora Livre-Docente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com Mestrado e Doutorado na FSP e no PRONUT. Autora e co-autora de inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior, destacando-se "A Piramide Alimentar Brasileira" e "A Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para Decisão Nutricional".

17h – 17h45 –Nutrição em Gerontologia
Profa. Dra.Adriana Pederneiras
– Nutricionista, Mestre em Ciencias dos alimentos pelo Instituto de Nutrição e Tecnologia dos Alimentos-INTA-CHILE, Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências da Saúde –UnB, ex-presidente do CRN1 e diretora do curso de nutrição da UCB.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)