Você esta em: Eventos >> 6º Fórum Nacional de Nutrição >> Rio de Janeiro
 
6º Fórum Nacional de Nutrição - Rio de Janeiro - RJ
25 e 26/março/2010 Centro Empresárial Rio Praia de Botafogo, 228
2º andar
 
 

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2010
25 de março de 2010  (quinta-feira)

Curso I – 9h – 12h - Suplementação Esportiva - qual a real necessidade?
Dra. Michele Caroline da Costa Trindade - Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE).

Curso II – 13h - 16h – Alimentos Funcionais e Doenças Crônicas não Transmissíveis: Câncer, Doenças Cardíacas, Diabetes e Síndrome Metabólica.
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso III –16h30 – 19h30 Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) como Promotora de Saúde
Prof. Dra. Marcela Veiros - Licenciada em Nutrição pela UFSC, Mestrado em Engenharia de Produção - Área de Concentração: Ergonomia pela UFSC, Doutorado em Nutrição Humana - Área de Concentração: Alimentação Coletiva na Universidade do Porto, Portugal, com bolsa da União Européia – Alban, Professora do Curso de Nutrição da UNIFESP - Módulo de Gestão de UAN e Estágio Supervisionado em Alimentação Coletiva


Fórum de Nacional de Nutrição
26 de março de 2010 (sexta-feira)


8h – 8h45 – Obesidade e Nutrigenômica
Profa Dra. Eliane Lopes Rosado
- Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ciencia e Tecnologia de Alimentos pela UFV, Doutora em Ciencia e Tecnologia de Alimentos pela UFV e Fisiología y Nutrición pela Faculdade de Farmacia da Universidad de Navarra - Espanha. Professora Adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30  - Cuidado Nutricional na Síndrome Metabólica - Abordagem das Diretrizes de Tratamento, Dieta Dash e Dieta do Mediterrâneo
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

9h30 – 10h Coffee Break

10h – 10h45 - Nutrição clínica nas alterações Neuro-Psiquiátricas
Prof. Dra Nelzir Trindade Reis
– Nutricionista e Médica, responsável pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Serviço de Endocrinologia e Nutrição da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Prof. Titular aposentada da UFF. Prof. Adjunta A de Nutrição Clínica da UVA. Livre Docente em Nutrição Clínica pela UGF. Autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial", "Nutrição Clínica no Sistema Digestório" , "Nutrição Clínica – Alcolismo" e " Nutrição Clínica - Interações ". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar

10h45 – 11h30 - Alergia alimentar: desafios do tratamento dietoterápico
Dra. Monique de Moraes Bitteti Pedruzzi
- Nutricionista, graduada pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Patologia pela UFF. Membro do Grupo de Pesquisa de Imunologia Gastrointestinal da UFF e Staf do Ambulatório de Endocrinologia e Nutrição Clínica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

11h30 – 12h15 - Anticoagulação e Vitamina K
Profa. Dra. Sílvia Maria Custódio das Dôres - Nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização Em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pós Graduação Médica Carlos Chagas , Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Residência-medica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Aperfeiçoamento em Curso de Geriatria e Gerontologia pela Universidade Federal Fluminense . Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Sustentabilidade e Unidade Produtora de Refeições
Prof. Dra Marcela Veiros - Licenciada em Nutrição pela UFSC, Mestrado em Engenharia de Produção - Área de Concentração: Ergonomia pela UFSC, Doutorado em Nutrição Humana - Área de Concentração: Alimentação Coletiva na Universidade do Porto, Portugal com bolsa da União Européia – Alban, Professora do Curso de Nutrição da UNIFESP - Módulo de Gestão de UAN e Estágio Supervisionado em Alimentação Coletiva.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h - Longevidade: Como Alcançá-la Mediante a Nutrição e o Exercício?
Dra. Michele Caroline da Costa Trindade
- Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE).

15h – 15h45 Nutrição, Atividade Física e Estética
Profa. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza - Nutricionista pela UNIRIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Nutricão Saudável Começa na Infância
Profa. Dra. Sheila Rotenberg - Nutricionista-sanitarista. Mestre em Saúde da Mulher e da Criança pela Instituto Fernandes Figuera-IFF/FIOCRUZ. Docente do Departamento de Nutrição Social da UFF e Nutricionista da SMSRio-Instituto de Nutrição Annes Dias.

17h – 17h45 – Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas
Dra. Suzete Marcolan
- Nutricionista da equipe de Atenção Básica - Instituto de Nutrição Annes Dias e Nutricionista do CEAT.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)

 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.