6º Fórum Nacional de Nutrição - Manaus AM

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2010
17 de junho de 2010 (quinta-feira)

Curso I – 9h – 12h - O Uso de Proteína na Recuperação Muscular
Dr. Antonio Felipe Correa Marangon
- Graduado em Educação Física (UCB) e Nutrição (UCB). Especialista em Fisiologia do Exercício (UnB) e Nutrição Esportiva (UniFOA). Mestre em Educação Física (Wisconsin University). Docente do Curso de Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário UniCEUB e Nutricionista Esportivo da Cia Athletica.

Curso II – 13h - 16h – Protocolo de Assistência Nutricional no pré e pós Operatório de Cirugia de Obesidade
Profa. Dra. Kênia Mara Baiocchi de Carvalho
- Nutricionista pela Universidade de Brasília (UnB), Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UnB, Mestre em Ciências da Saúde pela UnB, Doutora em Ciências pela UNIFESP, Orientadora credenciada do Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana da UnB. Docente de disciplinas de graduação (Patologia Nutricional e Dietoterapia, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica) e Pós graduação (Nutrição Clínica e Nutrição e Comportamento).

Curso III –16h30 – 19h30 – Nutrição e Gastronomia - Inovações no Modo de Produção para Qualidade 
Prof. Dr. Aldemir Soares Mangabeira Júnior
- Mestrado em Nutrição Humana (UnB), Especialista em Tecnologia dos Alimentos (UnB). Graduação em Nutrição (UnB). Chefe da Seção de Assistência Nutricional no STJ e Professor de Gastronomia no IESB em Brasília.


Fórum de Nacional de Nutrição
18 de Junho de 2010 (Sexta Feira)


8h – 8h45 – Alimentação Saudável começa na Infância
Profa Dra. Leida Bressane - Nutricionista, Mestre em Ciências de Alimentos,
Especialista em Educação em Saúde Pública, Tutora da ENPACS - Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável e da REDE AMAMENTA, Nutricionista das Secretarias Estadual (SUSAM) e Municipal (SEMSA), Conselheira do CRN7 e CONSEA.

Nutrição Clínica/Hospitalar



8h45 – 9h30 - Sindrome Metabólica: Abordagem Nutricional
Profa. Dra. Kênia Mara Baiocchi de Carvalho - Nutricionista pela Universidade de Brasília (UnB), Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UnB, Mestre em Ciências da Saúde pela UnB, Doutora em Ciências pela UNIFESP, Orientadora credenciada do Programa de Pós Graduação em Nutrição Humana da UnB. Docente de disciplinas de graduação (Patologia Nutricional e Dietoterapia, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica) e Pós graduação (Nutrição Clínica e Nutrição e Comportamento).

9h30 – 10h Coffee Break

10h – 10h45  - Nutrição e Câncer: O que há de novo?
Dra. Kelly Barboza - Nutricionista da UNICENTRO Paraná com Mestrado em Nutrição e Dietética pelo FUNIBER/UFSC, Nutricionista do Hospital Adventista de Manaus.

10h45 – 11h30 – Alimentos Funcionais na Prática Clínica.
Profa. Dra. Jovana Benoliel de Farias
- Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciência de Alimentos de Universidade Federal do Amazonas, Especialista em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida, atua em Saúde Pública como Nutricionista da Secretária de Estado da Saúde (SUSAM), Nutricionista da Clínica Dermatologica DermatoClínica e do SPA Urbano Zen Kalmma/und Manaus, professora universitária do Centro Universitário Nilton.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


11h30 - 12h15 – Emagrecimento Coletivo em mpresas - Estratégias para Promoção de Saúde
Prof. Dr. Aldemir Soares Mangabeira Júnior - Mestrado em Nutrição Humana (UnB), Especialista em Tecnologia dos Alimentos (UnB). Graduação em Nutrição (UnB). Chefe da Seção de Assistência Nutricional no STJ e Professor de Gastronomia no IESB em Brasília.


Nutrição Esportiva


14h – 14h45 – Uso de Suplementos Vasodilatadores na Nutrição Esportiva
Prof. Ozanildo Nascimento
- Licenciatura Plena em Educação Fisica FEF/UFAM, Especialista em Ciencia da Musculação UCB/Rio de Janeiro, Mestre em Ciencia do Alimento FCS/UFAM, Doutorando em Biotecnologia- UFAM.

14h45 – 15h30 – Nutrição e Fitness
Profa Dra. Rita de Cássia de Assunção Monteiro
- Nutricionista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Ciência de Alimentos, Área de Concentração Nutrição, pela Universidade Federal do Amazonas. Diretora de Ensino da Faculdade Literatus, Nutricionista da Cia Atlética de Manaus.

15h30 - 16h15 - Ergogênicos Alimentares: Riscos e Mitos
Prof. Dr. Gilmar Eduardo Costa do Couto
– Prof. Dr. da Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; Especialização em Metodologia do Ensino; Especialização em Futebol; Mestrado em Nutrição (Fisiologia do Exercício); Doutorado em Ciência (Fisiologia do Exercício), Apresentador do Programa UFAM Esportes na TV UFAM - Net e no Amazonsat - Canal 44 e do Programa Revista UFAM na TV UFAM - Net; Diretor da TV UFAM – TV da Universidade Federal do Amazonas; Colaborador do Ministério do Esporte no Programa Segundo Tempo; Avaliador de Projetos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte; Avaliador de Cursos na Área de Saúde do Ministério da Educação.

16h15 – 16h30 - coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h30 – 17h15 – Impacto da Suplementação de Ferro para Prevenção da Anemia
Profa Dra Dionísia Nagahama
– Nutricionista pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

17h15 – 18h – Prevenção e Tratamento da Hipovitaminose A: Introdução de Alimentos Regionais
Dra Tania Maria de Carvalho Batista
- Nutricionista da Área Técnica de Saúde da Criança - Departamento de Ações Básicas e Estratégicas - DABE/ Secretaria de Saude do Estado do Amazonas. Fiscal de Saúde - Vigilancia Sanitária do Município de Manaus.

18h - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)