6º Fórum Nacional de Nutrição - Brasília DF
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2010
20 de maio de 2010 (quinta-feira)

Curso I – 9h – 12h  - Protocolos de Nutracêutica Pró-hormonal Aplicado ao Exercício Físico e Esportes de Força-potência
Prof. Dr Clayton Neves Camargos - Pós-graduação em Autogestão em Saúde (ENSP/FIOCRUZ) e Pós-graduação em Psicologia, Saúde & Qualidade de Vida (Winsconsin University). Gerente da Área de Promoção da Saúde (GEPROM) da Fundação de Seguridade Social (GEAP). Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) e Coordenador do ambulatório-escola em Nutrição Aplicada à Atividade Física. Consultor do Ministério da Saúde de 1999-2006. Subsecretário de Planejamento e Políticas de Saúde da SES-DF em 2004-2005.

Curso II – 13h- 16h –Transtornos Alimentares – Prevenção,  Diagnóstico e Tratamento Nutricional
Dra Marle Alvarenga - Nutricionista pela USP. Mestre e Doutora em Nutrição Humana Aplicada pela USP. Pós doutoranda do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública – USP com bolsa FAPESP. Supervisora da equipe de Nutrição do AMBULIM (Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares) do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Coordenadora do Grupo de Estudos em Nutrição e Transtornos Alimentares – GENTA.

Curso III –16h30 – 19h30 -  Gastronomia aplicada à Nutrição
Profa Dra. Renata Zandonadi
- Mestrado em Nutrição Humana – UnB, Doutorado em Ciências da Saúde – UnB, Docente do Departamento de Nutrição da UnB.


Fórum de Nacional de Nutrição
21 de Maio de 2009 (Sexta Feira)


8h – 8h45 - Nutrição Saudável Começa na Infância
Dra. Gisele Ane Bortolini
- Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre na área de Métodos e Diagnósticos e Epidemiologia das Doenças Crônico-degenerativas, na linha de pesquisa: Epidemiologia da Saúde e doenças materno-infantis. Especialista em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição pela Fiocruz. Consultora técnica do Ministério da Saúde na Coordenação Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (CGPAN).

Nutrição Clínica/Hospitalar



8h45 – 9h30  - Tratamento Nutricional em Diabetes: O que há de mais atual?
Profa. Dra. Jane Dullius - Doutora em Ciências da Saúde, Docente na Universidade de Brasília e na Universidade Aberta do Brasil, Coordenadora do Programa de Educação em Diabetes Doce Desafio, Professora de Educação Física, Técnica em Alimentos, Diabética há 40 anos, autora de "Diabetes Mellitus: Saúde, Educação, Atividades Físicas" (Edunb, 2007).
Dr. Guilherme Falcão Mendes - Nutricionista, Mestrando em Educação Física (UnB), Diretor e Coordenador da área de Nutrição no programa Doce Desafio.

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 - Manejo Nutricional de Complicações pós Cirurgia Bariátrica
Dra Silvia Leite Faria
– Mestre em Nutrição pela Universidade de Brasília/DF, Nutricionista da Gastrocirurgia de Brasília, Nutricionista da Gastronutrição Nutrição Bariátrica, Experiência de 8 anos em acompanhamento nutricional de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

10h45 – 11h30 – A influência do cogumelo Agaricus Blazei (Cogumelo do Sol) no Sistema Imunitário em Idosos.
Profa. Dra. Cristiane Urcina Joanna Oliveira Lima
- Nutricionista pela Universidade Católica de Brasília , Especialização em Clínica e Terapêutica Nutricional, Mestrado em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília . S upervisora dos estágios em Nutrição e Saúde Pública na UCB e Nutrição Clínica na Unieuro.

11h30 – 12h15 –Nutrição e Estética
Dra Fernanda Damas de Matos Lobão - Nutricionista com especialização em Nutrição Clínica (São Camilo) e em Nutrição Clínica Funcional (UNICSUL). Possui Mestrado em Gerontologia (UCB). Professor do Centro Universitário Unieuro e da Universidade Católica de Brasília. Desde 1998 atende em consultório particular com ênfase em Nutrição Clínica. É sócia-gerente da Clínica Saúde Ativ.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Redução de Gordura e Aceitabilidade em Restaurantes Comerciais
Prof. Dr. Aldemir Soares Mangabeira Júnior - Mestrado em Nutrição Humana - UNB, Especialista em Tecnologia dos Alimentos – UNB, Graduação Em Nutrição – UNB. Chefe da Seção de Assistência Nutricional n o STJ e Professor de Gastronomia no IESB em Brasília


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h -   Nutrição Esportiva: Como Calcular a Dieta de um Atleta
Profa Dra. Erika Reinehr – Nutricionista pela UnB , Pós graduada em Nutrição para Alto Rendimento e Fitness - Universidade de Volta Redonda, Nutricionista e sócia proprietária da Clínica Salute – Nutrição Clínica, Esportiva e Humana, Professora convidada para dar aula de Nutrição Esportiva na disciplina de Introdução a Nutrição (UnB), Professora da disciplina de Nutrição Esportiva da Faculdade Alvorada, Professora de Nutrição Esportiva do curso de extensão da Qualitá, Nutricionista esportiva do Estúdio Formação, Sócia Fundadora da ANUT – DF, Sócia Fundadora da ABNE (Associação Brasileira de Nutrição Esportiva)
Profa. Dra. Narayana Reinehr Ribeiro
– Nutricionista UnB, Pós graduada em Nutrição para Alto Rendimento e Fitness - Universidade de Volta Redonda, Nutricionista da Clínica Salute – Nutrição Clínica, Esportiva e Humana, Professora da disciplina de nutrição no esporte do curso de pós graduação Latu sensu em Ciências do Treinamento Esportivo, Professora convidada para dar aula de Nutrição Esportiva na disciplina de Introdução a Nutrição (UnB), Professora de Nutrição Esportiva do curso de extensão da Qualitá, Professora da disciplina de Nutrição Esportiva do curso de Nutrição da Faculdade Alvorada,  Sócia fundadora da ANut-DF (Associação de nutricionistas e técnicos de nutrição do DF), Sócia fundadora da ABNE (Associação Brasileira de Nutrição Esportiva)

15h – 15h45 Uso de Suplementos Vasodilatadores na Nutrição Esportiva
Dr. Antonio Felipe Correa Marangon -
Graduado em Educação Física (UCB) e Nutrição (UCB). Especialista em Fisiologia do Exercício (UnB) e Nutrição Esportiva (UniFOA). Mestre em Educação Física (Wisconsin University). Atualmente é docente do Curso de Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário UniCEUB e Nutricionista Esportivo da Cia Athletica

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Insegurança Alimentar e Saúde Materno-Infantil.
Profa. Dra. Muriel Bauermann Gubert -
Nutricionista pela UnB, Mestre em Ciências da Saúde (UnB ) e Doutora em Ciências da Saúde (UnB ). Especialista em Atenção Primária à Saúde (FHDF ) e em Gestão de Pólíticas de Alimentação e Nutrição pela FIOCRUZ. Professora do Curso de Nutrição da UnB.

17h – 17h45 –  Aspectos Psicossociais Determinantes dos Hábitos Alimentares Infantis
Dra. Renata Alves Monteiro - Professora do Departamento de Nutrição e pesquisadora associada do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília - UnB. Doutora em Psicologia Social e Mestre em Nutrição Humana pela UnB. Possui especialização em Saúde Coletiva - Educação em Saúde e em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. Atua na área de Nutrição Social, com ênfase no estudo dos aspectos psicossociais do comportamento de consumo, dentre eles a influência da propaganda e dos valores pessoais sobre as escolhas alimentares.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)