6º Fórum Nacional de Nutrição - Balém do Pará
   

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2010
10 de junho de 2010 (quinta-feira)

Curso I – 9h – 12h – Nutrição, Atividade Física e Estética
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza
- Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

Curso II – 13h - 16h - Papel dos Alimentos, Nutrientes e Componentes Alimentares na Regulação da Ingestão Alimentar
Prof. Dra Josefina Bressan
- Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e Professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), Coordenadora de Convênios Internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, Pesquisadora do CNPq.

Curso III –16h30 – 19h30 - Food Service: Gastronomia nas Restrições Alimentares
Prof Dra. Raquel Braz Assunção Botelho
- Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.


Fórum de Nacional de Nutrição
11 de Junho de 2010 (Sexta Feira)


8h00 - 8h45 - Obesidade e Nutrigenômica
Profa Dra Maria Auxiliadora Menezes
– Nutricionista, Profa Doutora da Universidade Federal do Pará.

Nutrição Clínica/Hospitalar



8h45 – 9h30 - Dietas de Moda: Por que não Funcionam?
Prof. Dra Josefina Bressan - Nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica (UFRJ), Doutora em Fisiologia e Nutrição (UNAV, Espanha) com Pós-doutorado em Obesidade e Metabolismo (LSU, EUA) e Inflamação e Obesidade (UNAV, Espanha). Professora visitante na Universidade de Navarra (Espanha) e Professora associada no Departamento de Nutrição e Saúde da UFV, Coordenadora do Laboratório de Metabolismo Energético e Composição Corporal (LAMECC), Coordenadora de Convênios Internacionais Brasil-Espanha e Brasil-Estados Unidos, Pesquisadora do CNP

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 – Nutrição em Cirurgia. Pré e Pós Operatório Imediato
Profa Dra Ana Lúcia Silvia Araújo Sató – Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e em Nutrição Enteral e Parenteral, Coordenadora Administrativa da EMTN Hospital das Clínicas Gaspar Viana.

10h45 – 11h30 – Alimentos Funcionais na Prática Clínica
Profa Dra Vanessa Vieira Lourenço - Nutricionista pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Pará – UFPA, Pós- graduada em “Clinica e Terapêutica Nutricional” pela Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde de União da Vitória (UNIGUAÇU) – Paraná; Mestranda em Saúde, Sociedade e Endemias da Amazônia pela Universidade do Amazonas – UFAM e UFPA, Realizando Pós-graduação “Latu Senso” em Gestão da Qualidade em Unidades Produtoras de Refeições.

11h30 – 12h15 – Personal Diet
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza - Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga - Espanha.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Gastronomia Regional Saudável
Prof Dra. Raquel Braz Assunção Botelho
- Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h - Desidratação, Estresse térmico e Hidratação no Esporte
Prof. Dr. Fernando Vinícius Faro Reis - Nutricionista Esportivo, Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará, Professor Assistente I da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará, Professor Efetivo da Universidade da Amazônia, Nutricionista Clínico do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. Atua como Personal Diet Esportivo.

15h – 15h45 – Individualização da Prescrição Dietética para Atletas
Dra Joseana Moreira Assis Ribeiro Pinheiro
- Especialista em Nutrição e Atividade Física - UEPA, Especialista em fisiologia do Exercício - UVA, Mestranda em Fisiologia do Exercício - UCA, Professora do CESUPA e Faculdade Ipiranga, Nutricionista da Academia Companhia Athlética e Ritual.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Dieta Vegetariana – Fatos e Mitos
Profa Dra Yuko Ono – Nutricionista pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciências da Nutrição pela Loma Linda University - Estados  Unidos, Profa da Universidade Federal do Pará.

17h – 17h45 – Oficina de Gastronomia Saudável para Crianças
Prof. Dra Rahilda Brito Tuma - Nutricionista pela UFPA, Mestre em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas, Professor Adjunto da Faculdade de Nutrição da UFPA. Membro da Comissão Assessora da Área de Nutrição do INEP/MEC.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)