6º Fórum Nacional de Nutrição - Recife PE

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2010
06 de maio de 2010 (quinta-feira)

Curso I – 9h – 12h – Nutrição, Atividade Física e Emagrecimento
Prof. Dra. Mirtes Stancanelli
- Mestre e Doutoranda pelo Departamento de Biologia Funcional e Molecular do Instituto de Bioquímica da Unicamp; Nutricionista do Labex – Laboratório de Bioquímica do Exercício – Unicamp; Nutricionista do Finasa/Esportes e da Ponte Preta Futebol Clube

Curso II – 13h - 16h – Nutrição e Estética
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza - Nutricionista pela UNIRIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

Curso III –16h30 – 19h30 – Papel e Ações do Nutricionista como Auditor Interno em Certificações: Boas Práticas, ISO 9001/08 e ISO 22 000/05.
Dra Magali Schilling - Auditora e Nutricionista de Produção com experiência em Programas da Qualidade ISO 9001:2000 e Gestão da Segurança dos Alimentos (HACCP/APPCC). Pós-Graduada em Administração da Saúde e Gestão de Alimentos e Vigilância Sanitária. Multiplicadora do HACCP/APPCC pelo CFN. Consultora e Instrutora do PAS – Programa de Alimentos Seguros – SENAC-DN. Auditora ISO 9001/2000 e APPCC pela certificadora BRTUV- Avaliações da Qualidade. Instrutora ISO 22000/2005. Coordenadora do Programa da Qualidade do Restaurante Chica Pitang, Boa Viagem, Recife. Consultora em Boas Práticas e Segurança dos Alimentos pela UNINUTRI. Autora do livro Qualidade em Nutrição.

Fórum de Nacional de Nutrição
07 de maio de 2010 (sexta-feira)


8h – 8h45 - Nutrição Saudável começa na Infância.
Dra. Ana Elizabeth Burle de Menezes
- Nutricionista e Bióloga. Mestre em Nutrição em Saúde Pública pela UFPE. Especialista em Ecologia Humana. Nutricionista do Hospital das Clínicas de Pernambuco, responsável pelo setor materno-infantil e Nutricionista da Prefeitura da cidade de Recife, responsável pelo setor materno-infantil da Unidade Mista Barros Lima

Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30 - Tratamento da Obesidade: antes e após a cirurgia bariátrica.
Dra. Maria Auxiliadora de Albuquerque Vieira Souto – Mestrado em Nutrição e Saúde Pública, Especialista em Prescrição do Exercícío Físico nas Patologias e Situações Especiais pela Gama Filho, Orientadora de Estágios Curriculares e Residência em Nutrição, Implantou o Ambulatório de Obesidade do Hospital das Clínicas/UFPE.

9h30 – 10h – Coffee Break

10h – 10h45 - Alergias Alimentares: a importância do manejo e adequação das dietas
Dra. Cristiana Almeida de Menezes - Mestrado em Nutrição Experimental pela UFPE; Especialização em Nutrição Clínica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP; Nutricionista responsável pelo Lanche coletivo do Instituto Capibaribe; Nutricionista clínica com atuação em consultório de reeducação alimentar para adultos e crianças, atuando em grupo multiprofissional de gastropediatria

10h45 – 11h30 – Consumo de queijos na prevenção das doenças cardiovasculares.
Prof. Dra. Ruth Cavalcanti Guilherme - Mestre em Nutrição na área de Ciência dos Alimentos pela UFPE; Especialista em Controle de Qualidade e Vigilância Sanitária de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

11h30 – 12h15 - Aspectos Funcionais da Ração Humana .
Dra Gorette Albuquerque
- Nutricionista pela UFPE, Sanitarista NESC/Fiocruz, Especialização em Administração em Serviços de Saúde INAD/UFPE, Especialização em Nutrição Clínica Funcional, Especialização em Nutrição Clinica FADE/UFPE.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Engenharia de Cardápios
Dra. Mônica de Lucena Lira Aguiar Dias - Mestranda em Nutrição na área de Ciência dos Alimentos pela UFPE; Especialista em Nutrição Esportiva: Bases Nutricionais na Atividade Física pela Universidade Gama Filho; Especialização MBA da Hospitalidade pela Universidade Federal de Pernambuco, MBA em Gestão de Organizações Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba. Coordenadora de Nutrição do Serviço Social do Comércio, Administração Regional em Pernambuco. Consultora no Programa Alimentos Seguros - segmento Distribuição e Mesa.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h - Teoria e Prática em Clubes e Transatlântico Temático
Prof. Dra. Mirtes Stancanelli
- Mestre e Doutoranda pelo Departamento de Biologia Funcional e Molecular do Instituto de Bioquímica da Unicamp; Nutricionista do Labex – Laboratório de Bioquímica do Exercício – Unicamp; Nutricionista do Finasa/Esportes e da Ponte Preta Futebol Clube

15h – 15h45 – Nutrição e Performance
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza
- Nutricionista pela UNIRIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Aquisição da Agricultura Familiar para a Merenda Escolar.
Dra. Maria do Socorro Amorim Farias Barbosa
– Nutricionista com Pós em Medicina Chinesa. Capacitada em Agricultura Familiar e PAA pelo FNDE. Palestrante do Projeto Governo do Estado (Segurança Alimentar e Nutricional em Pernanbuco). Nutricionista RT dos Municípios do Brejo da Madre de Deus e Belém de Maria. Nutricionista do Ambulatório do Hospital Municipal Dr. Manoel Afonso em Caruaru. Coordenadora do Projeto de Avaliação do Estado Nutricional dos Estudantes do Município de Brejo da Madre de Deus.

17h – 17h45 – Alimento Seguro e Saúde Coletiva
Dra Magali Schilling
- Auditora e Nutricionista de Produção com experiência em Programas da Qualidade ISO 9001:2000 e Gestão da Segurança dos Alimentos (HACCP/APPCC). Pós-Graduada em Administração da Saúde e Gestão de Alimentos e Vigilância Sanitária. Multiplicadora do HACCP/APPCC pelo CFN. Consultora e Instrutora do PAS – Programa de Alimentos Seguros – SENAC-DN. Auditora ISO 9001/2000 e APPCC pela certificadora BRTUV- Avaliações da Qualidade. Instrutora ISO 22000/2005. Coordenadora do Programa da Qualidade do Restaurante Chica Pitang, Boa Viagem, Recife. Consultora em Boas Práticas e Segurança dos Alimentos pela UNINUTRI. Autora do livro Qualidade em Nutrição.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)