6º Fórum Nacional de Nutrição - Curitiba PR

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição 2010
15 de abril de 2010  (quinta-feira)


Curso I – 9h – 12h - Suplementação Esportiva - qual a real necessidade?.
Dra. Michele Caroline da Costa Trindade - Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE)

Curso II – 13h - 16h – Alimentos Funcionais e Doenças Crônicas não Transmissíveis: Câncer, Doenças Cardíacas, Diabetes e Síndrome Metabólica.
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Curso III –16h30 – 19h30 Cardápios Saudáveis: Padronização e Substituições
Prof. Dra. Rossana Pacheco da Costa Proença - Nutricionista, Mestre e Doutora em Engenharia com Pós-Doutorado em Sociologia da Alimentação. Professora do Curso de Graduação e do Mestrado em Nutrição e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições - NUPPRE.


Fórum de Nacional de Nutrição
16 de abril de 2010 (sexta-feira)


8h – 8h45 -
Nutrigenética
Profa. Dra. Maria Eliana Schieferdecker - Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutora em Clínica Cirúrgica pela UFPR, Mestre em Medicina Interna pela UFPR e Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral pela SBNPE.


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30  - Cuidado Nutricional na Síndrome Metabólica - Abordagem das Diretrizes de Tratamento, Dieta Dash e Dieta do Mediterrâneo
Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira
- Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana – UFRJ, Doutora em Ciência dos Alimentos – USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro

9h30 – 10h
Coffee Break

10h – 10h45  - Alimentos Funcionais e Doenças Cardiovasculares
Dra. Gisane Biacchi Gomes - Nutricionista Clínica, Mestre em Ciências da Saúde pela PUC/PR, Especialização em Cardiologia pela ECM/MG, Especialização em Assistência Médico-Cirúrgica pela PUC/PR, Especialização em Medicina do Esporte pela PUC/PR, Especialização em Administração do Ensino Superior pela Unicemp, Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, Membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP, Membro da Sociedade Paranaense de Cardiologia -SBC/PR, Ex-Diretora do Grupo de Estudos Multiprofissionais da SBC/PR, Coordenadora da Nutrição do GEMP/SBC-PR

10h45 – 11h30 – Acompanhamento Nutricional Pós Cirurgia Bariátrica
Profa. Dra. Magda Rosa Ramos Quadros
– Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná, Mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nutricionista do Centro Avançado de Videolaparoscopia do Paraná e Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

11h30 – 12h15 – Nutrição e Estética
: Aplicação na Prática-Clínica
Prof. Dra. Ana Paula Pujol – Professora do Curso de Cosmetologia e Estética e da Pós Graduação em Estética Facial e Corporal da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, Balneário Camboriú, SC. Especialista em Nutrição e Qualidade de Vida, Doutoranda em Educação pela Universidade Católica de Santa Fé, Argentina


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Ferramentas de Qualidade na Produção de Refeições
Prof. Dra. Rossana Pacheco da Costa Proença
: Nutricionista, Mestre e Doutora em Engenharia com Pós-Doutorado em Sociologia da Alimentação. Professora do Curso de Graduação e do Mestrado em Nutrição e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições - NUPPRE.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h - Longevidade: Como Alcançá-la Mediante a Nutrição e o Exercício?
Dra. Michele Caroline da Costa Trindade
- Nutricionista, Especialista em Treinamento Desportivo pela UEL com Mestrado e Doutorado pela FCF/USP, Membro da American Society for Nutrition (ASN), Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício (GEPEMENE).

15h – 15h45 – Efeitos da Atividade Fisica e Nutrição sobre a Obesidade Infantil

Profa. Dra. Neiva Leite - Graduação em Medicina e em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo  e Doutorado em Pediatria pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Pediatria e Medicina Desportiva  pela UFRGS e Medicina do Trabalho pela UFPR. Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do Mestrado e Doutorado em Educação Física da UFPR.

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Nutricão Saudável Começa na Infância
Profa Dra.Regina Maria Ferreira Lang - Nutricionista pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Departamento de Nutrição do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná, Mestre em Ciências da Nutrição pela UNIFESP/EPM e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências Pediátricas, área de concentração Estudos Clínicos e Epidemiológicos em Nutrologia pela UNIFESP/EPM. Coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Sul (CECAN-Sul), parceria entre a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGPAN-MS) e Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR). Membro titular do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná.

17h – 17h45 – Direito Humano à Alimentação Adequada como Direito Constitucional: novas perspectivas para a Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil
Profa. Dra. Silvia do Amaral Rigon
- Nutricionista, Professora do Depto. de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, Vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná e Membro da atual gestão do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)