7º Fórum Nacional de Nutrição - Manaus AM

 

Programação Científica
 
Cursos de Atualização Científica em Nutrição
09 de Junho de 2011 (quinta-feira)


Curso I – 9h – 12h - Adequação Nutricional e Suplementação no Esporte: Antes, Durante e Após Treinamento Físico (Corrida, Triatlon, Ciclismo, Natação, Hipertrofia)

Programa
- Adequação energética (glicídica e lipídica) e protéica nesses períodos
- Hidratação antes, durante e após treinamento/prova
- Adequação alimentar para os dias de treino.

Profa. Dra. Nailza Maestá – Profa Dra. Substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina - UNESP de Botucatu, Profa. Dra. da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Nutricionista do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri) - UNESP de Botucatu.

Curso II – 13h - 16h - Organizando o Atendimento Nutricional em Consultório

Programa
- Fundamentos do atendimento nutricional.
- Avaliação nutricional de adulto em consultório.
- Cálculo de dieta e apresentação do programa nutricional.

Profa Dra. Rita de Cássia de Assunção Monteiro - Nutricionista pela UFRJ, Especialista em Bioquímica pela ESAS/RJ e Mestre em Nutrição pela UFAM. Procuradora Institucional e professora da Faculdade Literatus, Professora da Universidade do Estado do Amazonas e Nutricionista da Cia. Athletica Manaus. Experiência na área de Nutrição Esportiva, em Docência do Ensino Superior e em Gestão Universitária.

Curso III –16h30 – 19h30 – Food Service: Gastronomia nas Restrições Alimentares

Programa

- Ingredientes e funcionalidade
- Restrições alimentares e Modificação de alimentos
- Restrição de ovos
- Restrição de leite e derivados
- Restrição de glúten
- Restrição de açúcares

Prof Dra. Raquel Braz Assunção Botelho - Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo - UnB.


Fórum de Nacional de Nutrição
10 de Junho de 2011 (sexta-feira)


Nutrição Clínica/Hospitalar

8h – 8h45 – Dieta Vegetariana – Prós e Contras
Dra. Kelly Barboza - Nutricionista da UNICENTRO Paraná com Mestrado em Nutrição e Dietética pelo FUNIBER/UFSC, Nutricionista do Hospital Adventista de Manaus.

8h45 – 9h30 – Atualização em Obesidade
Profa Dra. Rita de Cássia de Assunção Monteiro - Nutricionista pela UFRJ, Especialista em Bioquímica pela ESAS/RJ e Mestre em Nutrição pela UFAM. Procuradora Institucional e professora da Faculdade Literatus, Professora da Universidade do Estado do Amazonas e Nutricionista da Cia. Athletica Manaus. Experiência na área de Nutrição Esportiva, em Docência do Ensino Superior e em Gestão Universitária.

9h30-10h – Coffee-Brak

10h – 10h45  - Tratamento Nutricional em Oncologia
Dra Rosane Dias da Rosa - Nutricionista pela UNISINOS - RS; Especialização em Nutrição Clínica pela UNISINOS - RS; Mestre em Ciências de Alimentos pela UFAM - AM; Especialização em Nutrição Clinica pelo GANEP; Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela SBNPE; Especialista em Nutrição Clínica por mérito pela ASBRAN; Nutricionista do Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV (Universidade Federal do Amazonas - UFAM).

10h45 – 11h30 – Residência Multiprofissional em Saúde : o devemos saber?
Profa Dra Zânia Regina Ferreira Pereira - Nutricionista Graduada pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciências dos Alimentos - Universidade Federal do Amazonas, Especialista Clínica pela ASBRAN, Professora da Universidade Estadual do Amazonas – UEA, Coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde do HUGV , Nutricionista Clínica do Hospital Universitário Getúlio Vargas.

11h30 – 12h15 – Terapia Nutricional na Doença Renal
Profa. Dra. Jorgelyce Joswiack - Nutricionista pelo Centro Universitário Nilton Lins, cursando especialização de Nutrição em Nefrologia,  Nutricionista do Centro Integrado de Nefrologia do Hospital Universitário Getúlio Vargas/UFAM, realizando atendimento e acompanhamento nutricional dos pacientes internados nas enfermarias da clínica em tratamento dialítico ou conservador, como também acompanhamento nutricional dos pacientes participantes do programa de hemodiálise. Atua como preceptora de estágio de Nutrição Clínica da Fametro/AM e também em consultório particular em equipe multidisciplinar.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h - Alimentação Regional Saudável
Prof Dra. Raquel Braz Assunção Botelho – Doutora em Ciências da Saúde em Gastronomia Regional pela UnB. Mestre em Ciências de Alimentos pela Unicamp. Professora do Departamento de Nutrição da UnB e Coordenadora do Curso de Especialização em Gastronomia e Segurança Alimentar pelo Centro de Excelência em Turismo – UnB.


Nutrição Esportiva


14h – 14h45 Suplementação Nutricional Antes, Durante e Após Prova/Treinamento Esportivo.
Profa Dra. Nailza Maestá- Profa. Dra. Substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina - UNESP de Botucatu, Profa. Dra. da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Nutricionista do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição (CeMENutri) - UNESP de Botucatu
Nutrição no esporte

14h45 – 15h30 .Nutrição Esportiva e Hidratação
Prof. Dr. Gilmar Eduardo Costa do Couto
– Prof. Dr. da Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia; Especialização em Metodologia do Ensino; Especialização em Futebol; Mestrado em Nutrição (Fisiologia do Exercício); Doutorado em Ciência (Fisiologia do Exercício), Apresentador do Programa UFAM Esportes na TV UFAM - Net e no Amazonsat - Canal 44 e do Programa Revista UFAM na TV UFAM - Net; Diretor da TV UFAM – TV da Universidade Federal do Amazonas; Colaborador do Ministério do Esporte no Programa Segundo Tempo; Avaliador de Projetos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte; Avaliador de Cursos na Área de Saúde do Ministério da Educação

15h30 – 15h45 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


15h45 – 16h30 – Politicas Publicas para a Saúde da Criança no Estado do Amazonas
Dra Tania Maria de Carvalho Batista
- Nutricionista da Área Técnica de Saúde da Criança - Departamento de Ações Básicas e Estratégicas - DABE/ Secretaria de Saude do Estado do Amazonas. Fiscal de Saúde - Vigilancia Sanitária do Município de Manaus.

16h30 – 17h15 – Praticas Nutricionais no Atendimento Ambulatorial Pediátrico em Saúde Publica: Relato de Casos
Profa. Dra. Jovana Benoliel de Farias
- Nutricionista pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Ciência de Alimentos de Universidade Federal do Amazonas, Especialista em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Veiga de Almeida, atua em Saúde Pública como Nutricionista da Secretária de Estado da Saúde (SUSAM), Nutricionista da Clínica Dermatologica DermatoClínica e do SPA Urbano Zen Kalmma/und Manaus, professora universitária do Centro Universitário Nilton.

17h15 - 18h - A importância do profissional de nutrição realizando educação em saúde na atenção básica
Profa. Dra. Celsa da Silva Moura Souza
- Professora do Departamento de Saúde Coletiva/Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Nutrição Humana pela Universidade Federal de Lavras- MG, Especialista em Negociação Coletiva pela UFRGS. Mestranda da Unifesp (ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE), colaboradora do PET equipe multiprofissional, coordenadora de projetos de extensão e pesquisas voltados à educação em saúde.


18h - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)