DIETA CETOGÊNICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DA RELAÇÃO COM QUADROS DE EPILEPSIA EM CRIANÇAS

 

7º Fórum de Nutrição 2011 - São Luiz
Nutrição Clínica

Autores:
SAUAIA, B. COSTA, P.

Apresentador:
PRISCYLLA VALESCA DE OLIVEIRA COSTA

Objetivo: Conhecer a eficácia da dieta cetogênica sobre a epilepsia e esclarecer o mecanismo de atuação da dieta cetogênica em crianças com epilepsia. Metodologia: A presente pesquisa busca esclarecer e atualizar os valores clínicos e profiláticos da dieta cetogênica em quadros de epilepsia que atingem crianças no Brasil e no mundo. A busca das referências bibliográficas estabeleceu­se através de pesquisa de artigos científicos nas bibliotecas virtuais Medline, Sciello, USP e etc. Para acrescer e melhorar o entendimento acadêmico sobre os quadros de epilepsia e sua relação com a dieta cetogênica administrada em crianças. Resultados: De acordo com a Universidade Federal Fluminense (2004), seis pacientes (cinco meninos e uma menina) foram submetidos a DC. Observou­se uma redução igual ou maior que 50% da freqüência das crises epiléticas em três dos seis casos estudados. (VASCONCELOS, AZEVEDO, ESTEVES, BRITO, OLIVAES, HERDY, 2004). Um adolescente que passava maior parte do dia dormindo por conta da medicação, atualmente apresenta vida normal, voltou a estudar e está pintando. (FIGUEIREDO, 2001). Três meses após o início da dieta cetogênica, 88% das crianças permaneciam em dieta, 25% com controle de crises acima de 90%,29% com controle entre 50 e 90% e 33% com controle abaixo de 50%.Seis meses após o início da dieta cetogênica,69% permaneciam em dieta,29% com controle de crises maior que 90%,24% com controle entre 50 e 90% e em 16% controle menor que 50%;Um ano após o início da dieta cetogênica,47% permaneciam em dieta,22% com controle acima de 90%,18% com controle entre 50 e 90% e somente 8% com controle abaixo de 50%das crises.(LIBERALESSO,2011).Conclusão:A dieta cetogênica evoluiu muito desde sua descoberta até hoje.Através deste trabalho de pesquisa conclui­se que todos os pacientes submetidos a dieta cetogênica apresentaram redução na freqüência das crises epiléticas e melhora na qualidade de vida;demonstraram­se mais ativos,com menos sonolência,com mais disposição para as atividades habituais,bem como para novas atividades que até então não era o despertado,redução das crises,principalmente a melhora da qualidade de vida,como também a diminuição gradativa da administração dos medicamentos.

 
 

 

A BIOFORTIFICAÇÃO DE Phaseolus vulgaris NO COMBATE A CARÊNCIAS NUTRICIONAIS DE FERRO E ZINCO
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - São Luiz
Nutrição e Saúde Pública

Autores:
PIRES, M.R.S.C.1; CARMO,M. D.S.do2 1Nutricionista pela UFPI, TERESINA, PIAUÍ; 2Mestranda em Genética e Melhoramento, UFPI, TERESINA, PIAUÍ.

Apresentador:
MARIANGELA RACHEL SILVA DO CARMO PIRES

OBJETIVO: Discutir como o processo de biofortificação de feijão comum (Phaseolus vulgaris) pode beneficiar indivíduos que apresentam carência nutricional dos micronutrientes ferro e zinco. METODOLOGIA: Através de revisão bibliográfica na base de dados da EMBRAPA, Scielo e Portal de Periódicos da Capes. RESULTADOS: A prevalência de altos índices de deficiências em micronutrientes, como o ferro e zinco, traz consequências negativas para a saúde humana, tais como anemia e atraso no crescimento, retardamento da maturação sexual, perda de apetite e intolerância à glicose. O feijão é um alimento com alta taxa de consumo, encontrando­se um per capita nas regiões metropolitanas de 16,5 kg/ano e 32 kg/ano na zona rural. A adição de nutrientes em uma cultura segue os passos comuns no melhoramento de outras características, neste caso focando no conteúdo mineral da semente, sendo então realizados: 1) a triagem de germoplasma a fim de verificar a diversidade de feijoeiro a partir de um banco de germoplasma; 2) cruzamento e avaliação de materiais (linhagens avançadas) que contenham altos teores dos minerais em questão e 3) a inclusão destas linhagens nos cultivos de pequenos e grandes produtores. O acompanhamento do desempenho do produto é feito em diversas fases, tanto em termos agrícolas quanto em relação à aceitabilidade pelos produtores. Uma vez que o produto tenha sido aceito pelos produtores e contenha as características nutricionais desejáveis deve ser testado com o público. Trabalhos desenvolvidos com germoplasma de feijão da coleção do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), na Colômbia, mostraram que há variabilidade genética suficiente para aumentar em 80% o conteúdo de ferro nos grãos e em 50% o teor de zinco. CONCLUSÃO: A biofortificação do Phaseolus vulgaris pode ser considerada um recurso relevante no combate às carências nutricionais relacionadas ao Ferro e ao Zinco pela possibilidade de aumentar a concentração destes microminerais no feijão que é um alimento amplamente consumido em nosso país.

 
 

 

QUALIDADE NUTRICIONAL E ANÁLISE SENSORIAL DE SUCOS ELABORADOS COM APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS.
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - São Luiz
Nutrição e Saúde Pública

Autores:
BARROS,F.J.A.; BASTOS,A.A.; BATALHA,A.M.; OLIVEIRA,C.A.; SILVA,A.R.; MARQUES,T.L. – Instituição: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Apresentador:
Andréia de Jesus Ferreira Barros

Objetivo: Considerando a importância de incentivar o aproveitamento integral de alimentos e oferecer uma alternativa nutritiva para uma alimentação com baixo custo, foram elaborados e analisados sensorialmente sucos utilizando cascas, folhas e verduras.Metodologia: Para o presente estudo foi escolhido aleatoriamente os participantes da pesquisa, os atletas da academia Fight House de são luís –MA, totalizando 22 individuos do sexo masculino. Foram elaborados dois sucos, o suco da casca da maçã e o suco de acerola, cenoura e couve, sendo utilizado as cascas, talos e folhas de verduras e frutas, sendo testadas por meio de análise sensorial, Escala Hedônica estruturada de sete pontos. O desenvolvimento das receitas foram realizada na residência de uma das acadêmicas trinta minutos antes da análise seguindo as normas recomendadas de higiene. Resultados: Em geral, a realização da análise sensorial apresentou ampla aceitação por parte dos atletas , dentre os sucos apresentados o de casca da maçã, representou uma aceitação de (90,09%) e o de acerola, cenoura e couve representou uma aceitação de (95,44%) .O suco da casca da maçã é rico em vitamina C, sais minerais e fibras, possui nutrientes que estimulam as funções orgânicas e ajudam a prevenir várias doenças, já o suco de acerola, cenoura e couve combina a vitamina C das frutas com o ferro da couve, proporcionando um aumento da biodisponibilidade desse mineral e uma alternativa ao consumo de vegetais verdes escuros pelos atletas, além de mostra­se uma alternativa alimentar importante, ajudando no combate da anemia, uma vez que o organismo absorve melhor o ferro, quando associado a vitamina C. A receptividade dos atletas, foi de extrema importância para o aproveitamento da atividade, mostraram­se interessados e realizaram atentamente a análise sensorial. Conclusão: Com base nos dados experimentais para a análise sensorial, podemos concluir que as aceitações dos sucos associados foram boas, mostrando que é possível uma a utilização desta associação (suco de fruta rica em vitaminaC com a folha de couve), não só como alternativa alimentar, mas também como um suplemento para o combate à anemia, principalmente na saúde de pessoas de baixo poder econômico. Na realização deste estudo destaca a importância de se desenvolver trabalhos e pesquisa sobre o valor nutriconal das partes que costumam ser desprezadas e que poderiam ser aproveitadas para melhorar a qualidade e diversidade das refeições.

 
 

 

AVALIAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO (INDÍCE DE MASSA CORPORAL – IMC), HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA, EM PRATICANTES DE JIU­JITSU, DA CIDADE DE SÃO LUÍS – MA
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - São Luiz
Nutrição Esportiva

Autores:
BARROS,F.J.A.; BASTOS,A.A.; BATALHA,A.M.; OLIVEIRA,C.A.; SILVA,A.R.; MARQUES,T.L. – Instituição: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Apresentador: Andréia de Jesus Ferreira Barros

Objetivo: O estudo teve como objetivo analisar os dados antropométricos, hábitos alimentares e de atividade física, Identificando a presença de sobrepeso e/ou obesidade dos praticantes de jiu­jitsu da cidade de são luís –MA. Metodologia: A amostra foi representada por 22 praticantes de Jiu­Jitsu da academia Fight House da cidade de São luís­ MA. Que praticam a arte marcial ao menos 3 vezes por semana, a pelo menos 1 ano. Foi uma amostra recrutada não aleatoriamente uma vez que o objetivo do presente estudo é identificar o perfil dos praticantes. A amostra foi selecionada de acordo com a idade dos praticantes, uma vez que o Jiu­Jitsu também é dividido por faixa etária e o seu peso pode mudar de acordo com a idade , por isso foram recrutados apenas homens que se classificam na categoria adulta sendo de 17 anos em diante.As medidas antropométricas realizadas foram peso, estatura e circunferência da cintura, e para obtenção de informações sobre o consumo alimentar foi utilizado o questionário de frequência alimentar, retirado do Ministério da Saúde (SISVAN).Resultados: Analisando os dados, o valor do IMC variou de 23,16Kg/m2 a 32,87 Kg/m2, tendo 27,27% eutróficos, prevalecendo 54,54% com sobrepeso e 18,18% com obesidade, não tendo nenhum caso de baixo peso. Em relação a circunferência da cintura variou de 77 cm a 114 cm, sendo que 81,81% dos atletas não apresentaram riscos para doenças cardiovasculares e 18,18% apresentaram riscos. Em relação ao questionário de frequência alimentar, percebe­se que 40,90% dos atletas , têm o hábito de consumir saladas cruas todos os dias, já o consumo de legumes, não é frequentemente realizado pelos mesmos, sendo comum o seu consumo até três vezes na semana (45,45%), o consumo de frutas, assim como o feijão é consumido por 50% dos atletas todos os dias, o leite é consumido em sua maioria (68,18%) todos os dias, o consumo de batata frita, salgados fritos, assim como biscoitos doces e biscoitos salgados, 50% dos atletas não tem o hábito de consumir estes grupos de alimentos, o consumo de hambúrguer e outros embutidos está bem dividido entre os atletas, porém ainda prevalece o consumo em até três vezes na semana (50%) e o consumo de refrigerantes, exceto os diet ou light, se dá na sua maioria em até três vezes na semana (40,9%).Conclusão: Diante do exposto, nota­se que o grupo estudado, de uma forma geral não possui uma má alimentação, uma vez que tem o hábito de consumir alimentos saudáveis na maior parte dos dias da semana e por evitarem os alimentos poucos saudáveis. Apresentam IMC acima do normal para os praticantes dessa modalidade, mas se comparados com pessoas comuns que praticam atividade física, estão com a sua saúde em dia.Tendo em vista que a principal função do nutricionista é modificar o hábito alimentar dos indivíduos a fim de prevenir doenças, manter a saúde e melhorar o desempenho e o rendimento, isto é, contribuir positivamente na saúde e na qualidade de vida, faz­se necessária a atuação do profissional nutricionista, com o objetivo de contribuir com a melhora do desempenho físico dos atletas.

 
 

 

AVALIAÇÃO DAS BPF DE UMA PADARIA EM SÃO LUIS­MA
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - São Luiz
Food Service

Autores:
Loura, P; Santos, N; Schalcher, P; Alváro, P. Limeira, A. Faculdade Santa Terezinha – CEST

Apresentador:
Pâmara Loura

Objetivo: Este trabalho objetivou verificar a aplicação das boas práticas de fabricação em uma panificadora do município de São Luis – MA. Metodologia: Foi aplicado um "check­list" (da cartilha mesa PAS), onde foram agrupados e avaliados os procedimentos de boas práticas nos seguintes aspectos: administrativos; físicos e materiais; recursos humanos; produção de pães, doces e salgados e controle de qualidade. Os resultados foram apresentados na forma de tabela, onde foi avaliado e pontuado cada item e cada setor, através de observação direta, sendo classificados por: satisfatório (10 pontos), regular (05 pontos), irregular (zero ponto). Foi realizado a somatória de todos os itens do check list, por setor, total, e feito o cálculo por regra de três. Resultados: O resultado geral de adequação da panificadora foi de 64,19%. Este dado demonstrou que o estabelecimento foi aprovado com restrição, seguindo as normas exigidas e preconizadas pela ANVISA. Conclusões: A partir do estudo desenvolvido conclui­se através do check­list aplicado que a padaria avaliada apesar de algumas restrições foi aprovada com 64,19%, sendo assim necessitando de alguns reparos para sua melhoria no processo de boas praticas.

 
 

 

ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BACABAL­MA
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - São Luiz
Nutrição e Saúde Pública

Autores:
BACABAL­MA ; Loura, P; Mocelin, A. Faculdade Santa Terezinha

Apresentador: Pâmara Loura

Objetivo: O estudo objetivou avaliar o estado nutricional de escolares de uma escola pública no município de Bacabal­MA. Metodologia: Estudo transversal realizado com 42 crianças, com idade de 7 a 12 anos, no período de agosto a setembro de 2010. O estado nutricional foi classificado de acordo índices E/I e IMC/I em distribuição percentilar, com base no padrão de referência das curvas de crescimento da OMS de 5 a 19 anos. Resultados: Na avaliação do estado nutricional os resultados evidenciaram predominância de eutrofia em relação ao indicador IMC/I, e em relação ao estado nutricional pela E/I, observou­se que os escolares apresentavam estatura adequada para idade. Conclusões: os escolares apresentaram predominância de eutrofia e estatura adequada para idade nos índices analisados.

 
 

 

ELABORAÇÃO DE MASSA DE PIZZA ENRIQUECIDA COM FIBRAS EM LABORATÓRIO
 

7º Fórum de Nutrição 2011 - São Luiz

Autores:
Charlene LOPES; Rafaela DANTAS; Rafaela PACÌFICO; Raianne RODRIGUES; Rayanne TEIXERA; Rosilene ROCHA.

RESUMO: O pão branco revela­se um produto que pode ser enriquecido com subprodutos para fornecimento de nutrientes ou componentes especiais. Concentrações significativas de fibras podem ser adicionadas ao pão, para que seja um alimento considerado como fonte de fibras e apresente propriedades benéficas à saúde do consumidor. Desta forma o presente estudo teve com objetivo verificar as características sensoriais de dois tipos de pizza com teor de 7% e 14% de farelo de trigo fermentado. Utilizaram­se níveis de 7% e 14% de farinha de de trigo termo tratada. Nas massas prontas avaliaram­se as características sensoriais de ambas as massas.