7º Fórum Nacional de Nutrição - Campo Grande MS

 

Programação Científica
 
Cursos de Atualização Científica em Nutrição
19 de maio de 2011 (quinta-feira)


Curso I – 9h – 12h - Nutrição Esportiva: Prescrição da Dieta de um Atleta

Programa
- Alimentação Saudável e suas adaptações para os atletas.
- Cálculos de Requerimentos Energéticos
- Macronutrientes antes, durante e após o exercício físico
- Recomendações de Macronutrientes e Micronutrientes

Profa Dra Marcela Grisólia Grisoste Zwarg - Docente do Curso de Educação Física da UCDB, Mestra em Ciências na área de concentração da Biodinâmica do Movimento Humano pela USP, Especialista em Fisiologia do Exercício: prescrição do Exercício Físico / UGF, Especialista em Nutrição Esportiva / UGF, Especialista em Atividade Física Adaptada e Saúde, Graduada em Educação Física / UCDB Graduada em Nutrição / UCDB

Curso II – 13h- 16h – Personal Diet: Cardápios Funcionais

Programa
- anamnese nutricional
- antropometria
- cardápio funcional personalizado
- elementos antioxidantes mais destacados
- sinergismo e antagonismo entre esses elementos
- consultoria e honorários

Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza - Nutricionista pela UNIRIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha

Curso III –16h30 – 19h30- Nutrição e Gastronomia: Inovações no Modo de Produção para Qualidade

Programa
-Qualidade sensorial x satisfação do cliente,
-inovação em restaurante self service e temperatura dos alimentos x qualidade e satisfação do cliente.
-Inovação tecnológica na produção
- Papel da alimentação coletiva no combate à obesidade e doenças crônicas
- Consumo e aceitabilidade em restaurante self service

Prof. Dr. Aldemir Soares Mangabeira Júnior - Mestrado em Nutrição Humana (UnB), Especialista em Tecnologia dos Alimentos (UnB). Graduação em Nutrição (UnB). Chefe da Seção de Assistência Nutricional no STJ e Professor de Gastronomia no IESB em Brasília.


Fórum de Nacional de Nutrição
20 de maio de 2011 (sexta-feira)


8h – 8h45 –Saúde pública e Segurança Alimentar
Profa Dra. Osvaldinete Lopes de Oliveira -
Nutricionista pela Universidade Federal de Mato Grosso; Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Adventista, Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos e Saúde Pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselheira do CONSEA/MS.


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h45 – 9h30  - Residência em Nutrição: uma Experiência Clínica em Hospital de Ensino
Drª Rosângela dos Santos Ferreira - Nutricionista pela Universidade Santa Úrsula no Rio de Janeiro, Especialista em Psicologia da Saúde pela Estácio de Sá, Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Responsável pelos ambulatórios de Nutrição em: Recuperação Nutricional Infantil, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Doenças Infecto-Contagiosas do Hospital Universitário da UFMS

9h30 – 10h Coffee Break

10h – 10h45Nutrição e Gluten: Fatos e Mitos
Dra. Elda Regina Leite Galvão de Ávila - Graduação em Ciências Físicas e Biológicas (UFMS), Pós Graduação em Biologia (Salgado de Oliveira), Graduação em Nutrição(UCDB), Pós Graduação em Nutrição Clínica (UNIDERP), Mestranda em Saúde e Desenvolvimento Nutricional (UFMS). Presidente da Associação de Celíacos do Brasil - Seção Mato Grosso do Sul.

10h45 – 11h30 Nutrição na Cirurgia Bariátrica: pré e evolução pós Gastroplastia

Dra Agenar Arantes Barbosa  - Especialista em Nutrição Clínica, Personal Diet e Nutricionista em Cirurgia Bariátrica há 10 anos.

11h30 – 12h15 –  Fitoterapia no Envelhecimento

Dra Paula Fabiana Saldanha Tschinkel - Nutricionista pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Capacitação em Nutrição Renal, Especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, Especialista em Nutrição Clínica, Mestre em Gerontologia Social pela Universidade Pública de Léon / Espanha.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia

12h15 - 13h – Emagrecimento Coletivo nas Empresas - Estratégias para Promoção de Saúde
Prof. Dr. Aldemir Soares Mangabeira Júnior -
Mestrado em Nutrição Humana (UnB), Especialista em Tecnologia dos Alimentos (UnB). Graduação em Nutrição (UnB). Chefe da Seção de Assistência Nutricional no STJ e Professor de Gastronomia no IESB em Brasília.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h -Nutrição, Atividade Física e Estética
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza
- Nutricionista pela UNIRIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

15h – 15h45- Como utilizar os Suplementos Esportivos no Exercício Físico.
Profa Dra Marcela Grisólia Grisoste Zwarg
- Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela USP. Pós-graduada em Fisiologia do Exercício pela UGF. Pós-graduação em Nutrição Esportiva e em Atividade Física Adaptada e Saúde pela UGF. Nutricionista pela Universidade Católica Dom Bosco e graduação em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco. Docente do curso de Educação Física da UCDB e da disciplina de Obesidade do curso de Pós-graduação de Atividade Física Adaptada e Saúde da UGF.


15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h – Nutrição Infantil, Programa Nacional de Suplementação do Ferro
Drª Renata Petruci Flumian - Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Especialização em Nutrição Clínica pela Universidade do Oeste Paulista e em Docência em Educação Profissional Técnica na Área da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atua na Clínica da Criança de Três Lagoas/MS e como Docente nas Faculdades Integradas de Três Lagoas (FITL/AEMS).Conselheira da Associação Sul-matogrossense de Nutrição (ASMAN).


17h – 17h45 ABiotecnologia na Produção de Alimentos Saudáveis e Seguros: Situação no Brasil e no Mundo.
Prof. Marcelo Menossi – Biólogo, Ph.D. em Genética Molecular, Professor Livre-Docente do Depto. de Genética e Evolução do Instituto de Biologia da Unicamp e membro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)