7º Fórum Nacional de Nutrição - Rio de janeiro RJ

 

Programação Científica
 

Cursos de Atualização Científica em Nutrição
07 de Abril de 2011 (quinta-feira)

Curso I – 9h – 12h – Nutrição Esportiva: Nutrição em Diferentes Modalidades Esportivas

Programa
- Avaliação dietética
- Avaliação antropométrica
-  Intervenção dietética em diferentes modalidades esportivas
- Hidratação em diferentes modalidades esportivas

Palestrante - Dra Isabela Guerra – Nutricionista, Mestre e Doutora pelo Curso de Interunidades em Nutrição Humana Aplicada; Co-autora dos livros "Ciência do Futebol" e "Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte"; Nutricionista responsável pelo Programa Viva Melhor - HP Brasil e do Programa das 10 Semanas do Laboratório Delboni Auriemo

Curso II – 13h - 16h –Personal Diet

Programa
- anamnese nutricional
- antropometria
- cardápio funcional personalizado
          - elementos antioxidantes mais destacados
          - sinergismo e antagonismo entre esses elementos
- consultoria e honorários

Palestrante - Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza - Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

Curso III –16h30 – 19h30 - Controle de Custos em Food Service

Programa
-Relações Trabalhistas: Cartão de Ponto, Jornada de Trabalho, faltas férias,gratificação de natal, estabilidade, aviso prévio, etc
-Cálculo de Custo de mão de obra: provisão férias e décimo terceiro salário, benefícios, etc
-Imposto sobre serviço de alimentação
-Cálculo de Custo de Produção;
-Custo com gêneros Alimentícios;
-Cálculo de Preço de Venda, Resultado e Margem de Lucro

Palestrante - Profa Dra. Célia Silvério - Nutricionista formada pela Universisade Federal de Viçosa, com 28 anos de experiência em Food service e autora dos livros “Alimentação de Coletividade-uma bordagem gerencial” e “Restaurantes-controlando custos e aumentando lucro”.


Fórum de Nacional de Nutrição
08 de Abril de 2011 (sexta-feira)


Nutrição Clínica/Hospitalar


8h – 8h45 – Nutrição da Mulher em Diferentes Fases da Vida - Das alterações Hormonais à Estética.
Prof. Dra. Ana Céli Pimentel de Souza
- Nutricionista pela UNI RIO com Mestrado em Nutrição Clínica e Especialização em Oxidologia, Professora de Nutrição Dermato-Funcional e de Bases Nutricionais para Praticantes de Atividade Física da Universidade Estácio de Sá, Título Dr. Honoris Causa em Nutrição Clínica pela Universidad de Los Pueblos de Europa – Málaga, Espanha.

8h45 – 9h30  - Obesidade e Alimentos funcionais
Profa Dra. Eliane Lopes Rosado – Nutricionista  pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Ciencia e Tecnologia de Alimentos pela UFV, Doutora em Ciencia e Tecnologia de Alimentos pela UFV e Fisiología y Nutrición pela Faculdade de Farmacia da Universidad de Navarra - Espanha. Professora adjunto do Departamento de Nutrição e Dietética do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9h30 – 10h Coffee Break

10h – 10h45  - Aconselhamento Nutricional em Consultório: da Prescrição à Aderência
Drª Virginia Nascimento- Nutricionista pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Tecnologia Educacional pela UFRJ. Especialização em Fisiologia Digestiva pelo Instituto de Biofísica da UFRJ. Diretora Presidente da Clínica de Orientação Nutricional- CLION- RJ. Nutricionista Voluntária e Vice-presidente da Associação de Diabéticos da Lagoa- ADILA- RJ.

10h45 – 11h30 – Nutrição e Hepatopatias
Profa Dra. Wilza Arantes Ferreira Peres- Professora Adjunta do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Ciências pela UFRJ.

11h30 – 12h15 – Abordagem Nutricional na Insuficiência Cardíaca Crônica

Prof. Dra. Avany Fernandes Pereira - Nutricionista, Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutora em Ciência dos Alimentos pela USP, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFRJ.


Aspectos Alimentares, Culturais e Gastronomia


12h15 - 13h – Têndencia da Redução do Espaço Físico pela Utilização de Alimentos Pré ou Processados
Prof. Dra Célia Silvério Vaz - Nutricionista pela Universidade Federal de Viçosa. Experiência de 23 anos em gerenciamento de restaurantes. Ministrou aulas no CET, Senac e é autora dos livros “Alimentação de Coletividade – Uma abordagem gerencial” e “Restaurantes- controlando custos e aumentando lucro”.


Nutrição Esportiva


14h15 - 15h - Nutrição Esportiva - Tendências Atuais
Dra Isabela Guerra – Nutricionista, Mestre e Doutora pelo Curso de Interunidades em Nutrição Humana Aplicada; Co-autora dos livros "Ciência do Futebol" e "Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte"; Nutricionista responsável pelo Programa Viva Melhor - HP Brasil e do Programa das 10 Semanas do Laboratório Delboni Auriemo

15h – 15h45 . Alimentação Antes, Durante e Após a Atividade Física
Dra.Viviane do Valle Couto Reis- · Mestre em Nutrição pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Especialista em Treinamento Desportivo pelo Instituto de Educação Física da UFRJ; Graduada em Nutrição pelo Curso de Graduação em Nutrição da UNIRIO; Nutricionista do Projeto de Educação Física e Promoção da Saúde da UERJ; Nutricionista atuante nas academias Body Limits(Tijuca) e Max Fit (Méier).

15h45 – 16h15 – coffee-break


Nutrição e Saúde Pública


16h15 – 17h - Vitamina K: Fatos e Mitos
Profa. Dra. Sílvia Maria Custódio das Dôres - Nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização Em Nutrição Clínica pelo Instituto de Pós Graduação Médica Carlos Chagas , Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Residência-medica pela UERJ e Aperfeiçoamento em Curso de Geriatria e Gerontologia pela Universidade Federal Fluminense . Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense.


17h-17h45 - O consumo de alimentos derivados de organismos genéticamente modificados e a saúde humana e animal
Prof. Dr. Marcelo Gravina
- Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA). É professor do Curso de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia (UFRGS) e membro do CIB - Conselho de Informações para Biotecnologia.

17h45 - 18h30 - Consenso Nacional "Definindo os Rumos da Nutrição no Brasil" (definido pela Comissão Científica e participantes do Fórum)