Você esta em: Eventos >> 9º Fórum Nacional de Nutrição >> Belo Horizonte
 
9º Fórum Nacional de Nutrição - Belo Horizonte - MG
18 e 19 de abril de 2013 - Centro de Convenções AMMG - Av. João Pinheiro, 161, Centro
 
 
 

Melhor Trabalho Apresentado

Angélica Cotta Logo Leite Carneiro - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS DURANTE A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE CACHORRO-QUENTE, POR VENDEDORES AMBULANTES.

CARNEIRO, ACLL; SOUZA, CS; FAGUNDES, FA; SANTOS, LB; RIBEIRO, P; MOHALLEM, ML.

Centro Universitária Newton Paiva

 
 
 

18 de abril de 2013 (quinta-feira) 9h às 12h - Workshop de Nutrição Esportiva: Aspectos nutricionais no esporte - do Fitness ao Wellness

Programa:
• Como e onde trabalhar com a nutrição esportiva?
• Papel da nutrição no esporte: do Fitness ao Wellness.
• Diferentes estratégias ao trabalhar com praticantes de atividade física e atletas.
• Quando e como suplementar?
• Atendimento nutricional: estudo de casos.

Profa. Dra. Olivia Matos - Mestre em Patologia Geral pela Faculdade de Medicina da UFMG. Especialista em Nutrição Clinica e Ortomolecular pela FAPES/SP. Especialista em Fisiologia do Exercício pela UVA/MG. Nutricionista pelo Centro Universitário Newton Paiva. Diretora da ÚNICA – Gestão em Nutrição. Professora da Pós-graduação em Nutrição Clínica e em Nutrição Esportiva e Estética com Ênfase em Wellness da faculdade São Camilo/BH. Nutricionista esportiva em academias de Belo Horizonte. Faz atendimentos clínicos e de atletas de competição em consultório particular.

18 de abril de 2013 (quinta-feira) 13h30 às 16h30 - Workshop de Nutrição Clínica: Utilização de Probióticos, Prebióticos e Simbióticos na Prática Clínica

Programa:

• Conceituação
• Barreira Intestinal
• Funções dos Probióticos, Prebióticos e Simbióticos
• Evidências Científicas do uso na prática clínica

Profa. Dra. Simone de Vaconcelos Generoso - Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Ciências de Alimentos. Especialista em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral. Nutricionista pela UFMG. Professora adjunta do curso de Nutrição da Faculdade de Enfermagem, da UFMG. Experiência na área de Ciência de Alimentos e Nutrição Clínica, atuando principalmente em: probióticos, imunomoduladores, terapia nutricional e transplante hepático.

18 de abril de 2013 (quinta-feira) 16h30 às 19h30 - Workshop em Food Service: Planejamento e Elaboração de Cardápios Funcionais

Programa:
O curso pretende orientar e capacitar os alunos e profissionais da área de nutrição sobre os benefícios e recomendações dos alimentos funcionais na promoção de saúde e redução dos riscos de doenças crônicas não transmissíveis (Diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, obesidade) e doença celíaca. O curso fornece conhecimentos teóricos e práticos sobre como planejar e elaborar cardápios balanceados funcionais visando atender às necessidades nutricionais, funcionais e sensoriais de seus clientes.

Alimentos funcionais:
Conceito, substâncias presentes, quantidade recomendada, efeitos no organismo. Exemplos de planejamento de cardápios funcionais.

Cardápio:
O que o profissional deve saber antes de planejar e elaborar o Cardápio? (cortes de legumes, especiarias, tipos de serviços em gastronomia, etc)

Histórico:
• Formatos e desenvolvimento de cartas
• Conceito, funções e características básicas
• Fatores determinantes

Planejamento:
• Critérios e cuidados para elaboração
• Preparações recomendadas
• Algumas alternativas de substituição de ingredientes
• Como elaborar cardápios
• Balanceamento e adequação de cardápios (avaliação nutricional dietética)
• Exemplos de Planejamento de cardápios hipocalóricos
• Ficha Técnica (Conceito, vantagens de sua utilização, estrutura da ficha técnica, exemplo de ficha técnica, arquivos de fichas)
Obs:Trazer calculadora, borracha e lápis para a realização de exercícios em sala.

Prof. Dr. Roberto Marcílio- Mestre em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Pos Graduação em Nutrição Clinica Funcional pela Universidade Estácio de Sá. Pós Graduação em Nutrição Clinica Funcional pela CCA/SC. Aperfeiçoamento em Bioquímica Nutricional e de Alimentos pelo Instituto de Química da UFRJ. Nutricionista pela UNI-RIO. Autor dos livros "Dieta Grelhada Apart Gril" e "Bioquimica do Diabetes".

 
 

 

19 de abril de 2013 (sexta-feira) 9h às 12h - Fórum de Nutrição Clínica: Nutrição e Tratamento de Doenças

9h às 9h40 - Avanços Nutricionais no Tratamento da Obesidade Infantil
Prof. Dra Luana Caroline dos Santos - Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Especialista em Adolescência pela UNIFESP. Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora Adjunta do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais.

9h40 às 10h20 - Obesidade e Câncer de Mama
Profa. Dra. Dirce Ribeiro de Oliveira - Doutora em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras. Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFMG, com experiência em Bioquímica Nutricional, participa de diversos projetos na área de alimentação e nutrição, com ênfase em alimentos, metabolismo, dislipidemias e risco cardiovascular.

10h20 às 10h40 - Coffee Break

10h40 às 11h20 - Nutrição nas Hepatopatias,
Profa. Dra. Simone de Vaconcelos Generoso - Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais na área de Ciências de Alimentos. Especialista em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral. Nutricionista pela UFMG. Professora adjunta do curso de Nutrição da Faculdade de Enfermagem, da UFMG. Experiência na área de Ciência de Alimentos e Nutrição Clínica, atuando principalmente em: probióticos, imunomoduladores, terapia nutricional e transplante hepático.

11h20 às 12h - Alergia Alimentar: Causas, Sintomas e Tratamentos 
Dra. Lívia Campos - Pós Graduanda em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo – MG. Nutricionista pelo Centro Universitário Newton Paiva – MG. Coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Felício Rocho – MG. Vice Presidente do Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Felício Rocho. Nutricionista do Núcleo ALLOS – Núcleo de referência no tratamento de Alergia Alimentar em Belo Horizonte. Co-Autora do livro Nutrição e Metabolismo - Manual de Procedimentos em Nutrologia.

19 de abril de 2013 (sexta-feira) 13h às 16h - Fórum de Nutrição Esportiva: Atendimento Integrado.

13h às 13h40 - Integração entre o Nutricionista e o Educador Físico
Profa. Dra. Olivia Matos
- Diretora e nutricionista, Mestre em Patologia Geral pela Faculdade de Medicina/UFMG. Especialista em Nutrição Clínica e Ortomolecular pela FAPES/SP. Especialista em Fisiologia do Exercício pela UVA/MG. Nutricionista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva/MG. É professora da Pós-graduação em Nutrição Clínica e da pós graduação em Nutrição Esportiva e Estética com Ênfase em Wellness da faculdade São Camilo/BH. Faz atendimentos clínicos e trabalha diretamente com atletas.

13h40 às 14h20 - Avaliação Física, Nutrição e Prescrição
Profa. Maura Lourenço Fernandes
- Mestrado em Ciência da Motricidade Humana, Pós graduação em Fisiologia e suas Bases Nutricionais, Graduação em Educação Física, Atua com avaliação do paciente e prescrição de atividade física, Personal Trainer, Professora Civil junto a coordenadoria de ensino na Academia da Policia Militar, Experiência como Professora da Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) Campus Betim e BH, Colaboradora da Associação Mineira de Paraplegico, CRAEI , Asilos e Associação de deficientes visuais de BH, Membro pesquisador do laboratório de Ciência da Motricidade Humana da UNIRIO.

14h20 às 15h - Doping no Esporte: Os ''Limites'' do Corpo
Dra. Elizabeth Moraes
– Pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional pela UNICSUL/SP. Nutricionista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ex- atleta profissional de ciclismo, Campeã Brasileira no ano de 2008. Nutricionista da academia Malhação Turner. Realiza atendimentos clínicos com ênfase em nutrição clínica e esportiva.

15h às 15h40  - Benefícios das Proteínas do Soro do Leite para a hipertrofia Muscular.
Prof. Dr. Fabiano Kenji Haraguchi
- Doutor em Bioquímica e Especialista em Atividade Física e suas bases Nutricionais. Professor Universitário, Consultor Nutricional para Atletas, Praticantes de Atividades Fisicas e Entidades esportivas.

15h40 às 16h - Coffee-Break


19 de abril de 2013 (sexta-feira) 16h às 18h - Fórum de Food Service: Alimento Seguro, Nutrição e Qualidade de Vida

16h às 16h40 - Quais são os Avanços na Biofortificação de Alimentos no Brasil, Impactos na Dieta e Atuação do Profissional de Nutrição?
Prof. Dr. Marcelo Gravina de Moraes
- Doutor em Fitopatologia pela University of Wisconsin , USA. Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor na UFRGS. Engenheiro Agrônomo.).

16h40 às 17h20 - Como instrumentalizar o Nutricionista para o uso da Gastronomia no Atendimento Coletivo
Profa. Rita de Cássia  Ribeiro - Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nutricionista pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFMG. Atua em projetos e disciplinas em que a Gastronomia é o eixo estruturante.

17h20 às 18h - Aplicação das Boas Práticas pelos Ambulantes - Dificuldades Existentes
Profa. Dra. Marlene Azevedo Magalhães Monteiro  - Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFV. Nutricionista pela UFV. Professora do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Nutrição e Saúde, Alimentação Coletiva, Ergonomia e Qualidade de Vida, e em Ciência de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial e Controle de Qualidade.

 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.