Você esta em: Eventos >> 12º Fórum Nacional de Nutrição >> Recife
 

12º Fórum Nacional de Nutrição - Recife PE
27/ago/2016 - sábado - 8h30 às 19h30 - Real Hospital Português - Av. Agamenon Magalhães, 4760 - Derby

 
 

ALIAÇÃO DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE TERESINA, PIAUÍ.

FARIAS, Maria dos Milagres; SOUSA, Layanne Andrade; SÁ, Odara Sousa.

Faculdade Santo Agostinho – FSA. Teresina/Piauí.

Autor apresentador: Maria dos Milagres Farias da Silva.

Objetivo: Avaliar a ingestão alimentar de adolescentes da rede pública estadual de Teresina, Piauí. Metodologia: Estudo de delineamento transversal avaliou-se a ingestão alimentar por meio do questionário frequência alimentar do SISVAN, considerando os alimentos como saudáveis ou não saudáveis em cinco dias. Foram avaliados 400 adolescentes das escolas da rede púbica estadual, nos horários das aulas de educação física, os dados foram processados no programa SPSS, versão 11.0, onde foram estatisticamente significantes apresentado (p<0,005). Resultados e Discussões: A ingestão alimentar dos adolescentes encontra-se com elevado consumo de alimentos considerados saudáveis, no entanto apresenta baixo consumo de frutas e verduras, prevalecendo uma ingestão dos alimentos considerados não saudáveis, entre eles os refrigerantes, biscoitos e salgadinhos de pacotes. Conclusão: Os adolescentes das escolas públicas de Teresina obtiveram um consumo elevado de marcadores da alimentação não saudáveis.

 

 

EFEITOS DA IRRADIAÇÃO SOBRE A GERMINAÇÃO, ATIVIDADES MICROBIOLÓGICAS, ANTIOXIDANTES E COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL DE AMENDOINS: UM ESTUDO DE REVISÃO.

FARIAS, Maria dos Milagres; CASTRO, Tatyanne Carolline; SOUSA Mariana Moraes.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI. Teresina/Piauí.

Autor apresentador: Maria dos Milagres Farias da Silva.

Resumo: A irradiação gama é um método eficaz de conservação em alimentos. A mesma vem sendo aplicada em amendoins para aumentar a vida de prateleira do produto e mais especificamente, nos processos de inativação das micotoxinas presentes. Objetivos: Esta pesquisa visou analisar produções científicas que envolvem os possíveis efeitos da radiação gama pelo uso do Cobalto-60 em diferentes dosagens em resposta a possíveis alterações na germinação e atividades microbiológicas, antioxidantes e composição nutricional de amendoins. Metodologia: O presente estudo compreendeu uma revisão de literatura sobre as possíveis alterações que a irradiação pode ocasionar na germinação e nas propriedades nutricionais, antioxidantes e microbiológicas de amendoins. Para isso foram consultados artigos publicados na internet e literaturas relativas ao assunto em estudo. . Realizaram-se pesquisas bibliográficas por meio de livros dispostos no acervo da Blibioteca do IFPI- Zona Sul e por buscas na base de dados da Scielo e Lilacs, onde foram consultados os termos: "irradiação x amendoim"; ''radiação gama x amendoim e ''composição nutricional x amendoim x irradiação", além de outras fontes disponíveis na internet. Resultados e Discussões: Diferenças significativas foram observadas quando aplicado diferentes dosagens de irradiação a 5, 9, 10 e 15 kGy assim como existiram influências na escolha do método a ser empregado para avaliação da atividade antioxidante e a inclusão ou não do processo de desinfecção dos amendoins antes da irradiação.Conclusão: Portanto conclui-se que a radiação consegue manter os produtos com boa qualidade sanitária e características nutricionais em geral preservadas.

 

 

PASSIFLORA EDULIS COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

RODRIGUES, Renata V.S.; SILVA, Suelane R.A.; SILVA, Thatiane R; Braga, Tatiana P. L.;

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife, Pernambuco, CEP: 52171-900; Brasil.

O Brasil é o principal produtor (95%) e consumidor mundial de Passiflora edulis (maracujá amarelo). Com sabor especial, o suco do maracujá está entre os mais apreciados pelos consumidores pelo valor nutricional, podendo o suco ser consumido puro ou misturado com outros sucos de fruta. A polpa também é fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais; fora isso é amplamente empregada no preparo de doces, geleias, néctares, refrescos, sorvetes e outros produtos culinários. A casca é rica em fibras solúveis, principalmente pectina, cuja utilização na forma de farinha pode auxiliar na redução do colesterol e da glicose no sangue (controle de diabetes) e em dietas de emagrecimento. A substância denominada maracujina ou passiflorina, presente principalmente nas folhas do maracujá, tem propriedade sedativa e é amplamente empregada como calmante natural, sendo utilizada nos distúrbios da ansiedade. Além dessas características, existem componentes responsáveis pela qualidade nutricional dos produtos como vitaminas, minerais, açúcares solúveis, amido, fibras, hemicelulose e lignina. O objetivo deste trabalho é apresentar para a comunidade acadêmica e sociedade, as diversas propriedades nutricionais do Passiflora edulis, seus benefícios e estimular o seu consumo. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada mediante a busca sistemática de periódicos em sites eletrônicos como SciELO, MedLine, PubMed e Lilacs. Utilizou-se os descritores “ácido ascórbico”, “maracujá”, “maracujá-amarelo”, “Passiflora edulis” e “ansiedade” descritores universalmente aceitos. A partir desta revisão, constatou-se que o Passiflora edulis possui alto valor nutricional. Todo fruto pode ser utilizado. Inúmeras são as possibilidades de preparação, logo de consumo. Por ser abundante nas diversas regiões do país, é um fruto barato e disponível para todas as camadas sociais. A elevada concentração de vitamina C, por exemplo, permite que o corpo se torne menos suscetível a doenças, devido ao fortalecimento do sistema imunológico, por consequência, menores serão os gastos do indivíduo e do sistema público de saúde. Desta forma, Os estímulos a uma alimentação balanceada e saudável devem ser contínuos. O Passiflora edulis deve ser adicionado de forma regular na dieta, sendo encarado como uma estratégia terapêutica acessível a todos na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

 

 

UM APANHADO SOBRE A RELAÇÃO DIRETA ENTRE MANIPULADORES E DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

RODRIGUES, Renata V.S.; SILVA, Suelane R.A.; SILVA, Thatiane R; Braga, Tatiana P. L.;

Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos, Recife, Pernambuco, CEP: 52171-900; Brasil.

Atualmente, as enfermidades provocadas por alimentos contaminados têm sido causa de sérios problemas à saúde dos comensais. Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 2000 a 2011, foram constatados 8.663 casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA's). Dentre as possíveis causas dessas enfermidades, encontram-se manipuladores negligentes (apesar do conhecimento), práticas inadequadas de higiene e processamento de alimentos por pessoas inabilitadas. Neste contexto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta através da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, as Boas Práticas (BP). As BP são uma ferramenta que auxiliam o controle e monitoramento do processo produtivo de refeições. Apresentar para a comunidade e afins da área de alimentos, a importância da constante abordagem sobre o controle sanitário. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada mediante a busca sistemática de periódicos em sites eletrônicos como SciELO e PubMEd, utilizando os descritores: “alimentos”, “higiene”, “segurança alimentar” e “boas práticas”. A contaminação bacteriana de alimentos representa sério problema de segurança alimentar, sendo responsável por mais de 90% das ocorrências de DTA’s. Os manipuladores constituem uma das mais importantes fontes de contaminação dos alimentos, e a manipulação inadequada pode, não somente veicular microrganismos patogênicos, como também propiciar o desenvolvimento e a sobrevivência desses patógenos. Dentre os microrganismos que podem contaminar os alimentos, estão os coliformes termotolerantes e sua enumeração fornece informações sobre as condições higiênicas do produto e melhor indicação eventual da presença de enteropatógenos. Assim, a educação das pessoas envolvidas com a manipulação dos alimentos nas cozinhas torna-se uma importante estratégia de prevenção das DTA. Contudo, apesar da importância da educação sanitária e adoção do treinamento por alguns estabelecimentos que produzem e comercializam alimentos, a falta de boas práticas de fabricação continua sendo relatada. De acordo com esta revisão, constatou-se que os manipuladores de alimentos possuem influência direta no cenário atual das DTA’s. Insistir em treinamentos, capacitação da mão da mão de obra e utilização das BP são imprescindíveis no monitoramento de falhas nas condições higiênico-sanitárias dos alimentos, logo na prevenção de DTA’s.

 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.