O Evento

O Mega Evento Nutrição 2021 Online será realizado na plataforma EAD Profissional Nutrição em Pauta, com cerca de 100 horas de palestras, mesas redondas, simpósios, apresentações gastronômicas, temas livres e pôsteres, etc. Todo este material estará disponível para os congressistas a partir do primeiro dia do congresso, durante 3 meses, de forma que cada congressista poderá assistir quando quiser e quantas vezes desejar todas estas videoaulas.

Saiba mais
Programação

Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva, Nutrição Hospitalar, Saúde Pública, Alimentos Funcionais, Nutrição e Estética, Wellness, Food Service, Gastronomia e muito mais serão discutidos em profundidade no Mega Evento Nutrição 2021.

Saiba mais
Condições Especiais

Faça já sua inscrição antecipada, aproveite os descontos especiais válidos até 19 de setembro de 2021, e tenha acesso à todas as atividades do Mega Evento de Nutrição 2021 Online.

Clique aqui e se inscreva.

Apresentação
MEGA EVENTO NUTRIÇÃO 2021 On-line – 19 a 21 de agosto 2021

Nutrição e Saúde

• 22º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida
• 22º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição
• 9º Congresso Multidisciplinar de Nutrição Esportiva
• 17º Fórum Nacional de Nutrição
• 16º Simpósio Internacional da American Academy of Nutrition and Dietetics (EUA)
• 14º Simpósio Internacional da Nutrition Society (Reino Unido)
• 14º Simpósio Internacional de Gastronomia (Le Cordon Bleu)

19 à 21 de agosto de 2021
Todas as atividades do congresso estarão disponíveis por 3 meses a partir do primeiro dia do evento.

Em sua 22ª edição em 2021, fortalecendo e valorizando a Nutrição baseada em evidências científicas, é o único congresso realizado no Brasil que conta com o apoio e presença das principais e mais importantes entidades internacionais da Nutrição e da Gastronomia, destaca a Dra. Sibele B. Agostini, Presidente do Congresso.

Congressos Internacionais
Serão realizados 5 eventos internacionais que contam com o apoio e a presença das maiores e principais entidades internacionais da nutrição e da gastronomia.

Congressos Nacionais
Serão realizados 2 eventos nacionais gerando discussões e trazendo novidades e inovações nos setores da Nutrição, Saúde e Alimentação.

Comissão Científica

Profa. Dra. Audrey Yule Coqueiro
Profa. Dra. Cristina Rubim
Profa. Dra. Fernanda Lazarini
Profa. Dra. Jéssica Helena da Silva
Profa. Dra. Luciana Setaro
Profa. Dra. Michelle Reichmann
Profa. Dra. Nathália Farinha
Profa. Dra. Sandra Maria Chemin Seabra da Silva
Profa. Dra. Sibele B. Agostini
Profa. Dra. Sula de Camargo
Profa. Dra. Thalita Toso
Profa. Dra. Thais Manfrinato Miola
Profa. Dra. Vera Salvo
Profa. Dra. Vera Silvia Frangella
Profa. Dra. Viviane Laudelino Vieira

Prêmios Científicos

Os trabalhos científicos estarão sendo recebidos para avaliação até 15/jul/2021 nas seguintes áreas: Nutrição Clínica/Hospitalar; Nutrição e Saúde Pública; Nutrição Esportiva; Food Service e Gastronomia.
Serão quatro importantes prêmios para os Temas Livres: Melhor Trabalho Científico em Nutrição Clínica, Melhor Trabalho Científico em Nutrição Esportiva, Melhor Trabalho Científico em Nutrição e Saúde Pública e Melhor Trabalho Científico em FoodService/Gastronomia.
Também serão premiados os melhores Pôsteres apresentados: Melhor Pôster em Nutrição Clínica, Melhor Pôster em Nutrição Esportiva, Melhor Pôster em Nutrição e Saúde Pública e Melhor Pôster em FoodService/Gastronomia.
Todos os trabalhos aprovados (temas livres e pôsteres) serão publicados na edição especial da revista científica Nutrição em Pauta de setembro de 2021 (Anais do Congresso), revista indexada na USP/ESALQ e pontuada pela Capes, edição especial com acesso liberado para assinantes e também não assinantes da revista.

Trabalhos Premiados

Congressista / Área
Trabalho Premiado
Tanyara Baliani Payolla (Tema livre em Saúde Pública) A expressão no plasma do MIR-139-3P está relacionada ao risco cardiovascular em adolescentes. Payolla TB; Brandão - Lima PN; de Carvalho GB, Sarti FM, Fisberg FM, Rogero MM. Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Lucas Ferres (Tema Livre em Nutrição Clínica) A relação entre n-óxido de trimetilamina (TMAO) e doenças neurológicas. Ferres, L.; Serralha, R.S.; Higa, E.M.S. Universidade Federal de São Paulo. UNIFESP.
Thaísa Anders Carvalho Souza (Tema Livre em Food Service / Gastronomia) Importância das fichas técnicas na produção de alimentos em um empreendimento social. SOUZA, T.A.C1*; ROSA, JNS1; ALMEIDA, ABS1; SOUZA, ACB1; OLIVEIRA, BS1; OLIVEIRA IP2; GARCÊS LA1; SILVA, MOR3; SILVA, RMR3. 1 Faculdade de Nutrição, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Brasil; 2Escola de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Brasil; 3Instituto Rede Berço das Águas, Goiânia, Brasil.
Bruna Martins França (Pôster em Nutrição Clínica) Cirurgia bariátrica: aspectos alimentares e nutricionais no pré operatório. FRANÇA, B. M.; VIEIRA, P. M. Departamento de Nutrição / Instituto de Ciências da Saúde / Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba-MG; Brasil.
Mirelly dos Santos Amorim (Pôster em Nutrição e Saúde Pública) Eficácia de uma intervenção educativa nutricional e ambiental online sobre hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis entre mulheres adultas: um estudo pré e pós-teste. OYAFUSO, D. H.¹, TARRÃO, M. Y. A.¹, AMORIM, M. S.²*, TEREZA DA SILVA, J.3, CARLI, E.4, MARCHIONI, D. M. L.5, CARVALHO, A. M.5.¹Graduandas em Nutrição, Faculdade de Saúde Pública (FSP), Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, Brasil. ²Doutoranda em Nutrição, Universidade Federal de São Paulo - campus São Paulo, Brasil. 3Doutoranda do Global Academy of Agriculture and Food Security, The University of Edinburgh. 4Doutor em Ciências dos Alimentos, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo - São Paulo, Brasil. 5Docentes do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo - São Paulo, Brasil.
Joyce Maria de Sousa Oliveira (Pôster em Nutrição Esportiva) Influência das proteínas vegetais na hipertrofia muscular em praticantes de treino de resistência. Oliveira, J.M.S*; Silva, J.R; Santos, G.M; Barros, N.V.A; Brito, M. M; Paz, D.D; Cavalcante, R.M.S; Sousa, P.V.L. Centro Universitário Maurício de Nassau, Teresina, Piauí, Brasil.
Tatiana Dagnese Souza (Pôster em Food Service / Gastronomia) Programa olhar, pensar e agir: anállise da segurança no trabalho em UAN. RESE, I.; SOUZA, T.; SANTELMO, L.; HAIDER, J. Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. São Leopoldo – RS.

Regulamento para apresentação de trabalhos científicos


I - O resumo deverá ser entregue até 15 de julho de 2021.
II - Iniciar o resumo com o nome do Congresso (Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida;Nutrição Esportiva ou Gastronomia e Nutrição), área a que se destina (Nutrição Clínica, Nutrição e Saúde Pública, Nutrição Esportiva, Food Service/Gastronomia), título do trabalho em letras maiúsculas, nomes dos autores (sobrenome e inicial do primeiro nome) e da instituição onde foi desenvolvido, cidade e país. Informar também o nome do autor que irá apresentar o trabalho e se é Tema Livre ou Pôster.
III - Iniciar o parágrafo deixando 2 espaços, seguindo até o final do resumo sem qualquer outro parágrafo.
IV - O resumo deverá conter: objetivo, metodologia, resultados e conclusões, além da aprovação do comite de ética da entidade, nos casos necessários.
V - Não escreva frases do tipo “os resultados serão apresentados posteriormente”.
VI - Os resumos devem ser enviados por email para nucleo@nutricaoempauta.com.br, em uma única página, gravado em MS-Word, tamanho A4, com margens de 1,5cm. Usar fonte Times New Roman tamanho 11.
VII - Os autores dos trabalhos aprovados serão notificados com 15 dias de antecedência ao Congresso, sendo informado o dia, hora e confirmada a forma de apresentação (Pôster ou Tema Livre).
VIII - Os trabalhos aprovados como Pôster deverão ser enviados no formato e-Poster digital. Os Posteres serão avaliados pela comissão científica do evento, concorrendo ao prêmio de melhor Poster apresentado, em cada uma das áreas existentes (Nutrição Clínica, Nutrição e Saúde Pública, Nutrição Esportiva, Food Service/Gastronomia).
IX - Os Temas Livres serão apresentados na forma de palestra, com duração de 10 minutos, concorrendo ao prêmio de melhor Tema Livre apresentado, em cada uma das áreas existentes (Nutrição Clínica, Nutrição e Saúde Pública, Nutrição Esportiva, Food Service/Gastronomia).
X - Será emitido um certificado para cada trabalho aprovado e apresentado, onde constarão os nomes de todos os autores e do autor apresentador.
XI - O autor apresentador do trabalho deverá enviar junto com o resumo a ficha de inscrição no congresso e o comprovante de pagamento. Somente serão avaliados os trabalhos recebidos de participantes inscritos no Congresso correspondente (Congresso de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida para trabalhos em Nutrição Clínica e Nutrição e Saúde Pública; Congresso de Nutrição Esportiva para trabalhos em Nutrição Esportiva; e Congresso de Gastronomia e Nutrição para trabalhos em Food Service/Gastronomia).
XII - Cada autor apresentador poderá apresentar no máximo dois trabalhos.
XIII - Os resumos devem ser enviados para a Nutrição em Pauta via e-mail: nucleo@nutricaoempauta.com.br.
XIV - Todos os trabalhos aprovados (temas livres e pôsteres) serão publicados na edição especial da revista científica Nutrição em Pauta de setembro de 2021 (Anais do Congresso), revista indexada na USP/ESALQ e pontuada pela Capes, edição especial com acesso liberado para assinantes e também não assinantes da revista.
14º Simpósio Internacional da Nutrition Society (Reino Unido) – Sala Virtual 1
19/agosto/21 – quinta - 8h30 – 9h30

8h30-9h30 - Como publicar artigos científicos?
Este seminário irá apresentar uma série de informações importantes sobre como publicar seus artigos científicos, desde a seleção da revista, os diferentes tipos de trabalhos que podem ser publicados (resumos, pesquisas, editoriais, notícias científicas, etc), incluindo o problema das edições urgentes nas publicações predatórias. Irá focar não apenas em como escrever o texto mas também no processo de submissão e revisão, e como comunicar o seu trabalho de forma mais ampla, expandindo a sua audiência.

Profa Dra Jayne Woodside – Diretora de publicações da Nutrition Society. Membro do Centre for Public Health, School of Medicine, Dentistry and Biomedical Sciences, Queen's University Belfast. Diretora do Institute for Global Food Security, um dos quatro institutos globais da Queen's University Belfast. Especialista no uso de biomarcadores em consumo alimentar. Sua linha de pesquisa atual visa determinar o papel da dieta e estilo de vida na prevenção primária e secundária de doenças crônicas, como por exemplo doenças cardiovasculares.

16º Simpósio Internacional da American Academy of Nutrition and Dietetics (USA) – Sala Virtual 1
19/agosto/21 – quinta - 9h30 – 12h

9h30-10h30 - Novo teste de intolerância alimentar e intervenções dieteticas personalizadas na síndrome do intestino irritável.
Até 80% dos indivíduos com síndrome do intestino irritável (SIR) percebem alimentos como gatilhos para problemas gastrointestinais. Novas tecnologias tipo endomicroscopia a laser tem encontrado nestes pacientes associações com alergias atípicas, sendo trigo e levedura as mais comuns. Dietas de exclusão customizadas respondem por uma redução superior a 50% nos sintomas. Alterações genéticas associadas à deficiência de sacarase isomaltase foram estudadas inicialmente na população infantil, porém agora também estão sendo consideradas nos adultos com SIR. Além disso, histamina dietética e ativação de mastócitos também podem causar problemas digestivos nos pacientes com SIR. A dieta FodMap apresenta atualmente as maiores evidências para o uso em pacientes SIR, porém não nas situações de desnutrição, insegurança alimentar e alimentação não adequada. Este simpósio irá apresentar o estado da arte em intolerância alimentar e o papel da dieta personalizada em pacientes SIR.
William Chey, MD - Professor de Medicina na University of Michigan, Michigan, USA. BA pela University of Pennsylvania e graduação em Medicina na Emory University School of Medicine. Diretor do GI Physiology Laboratory e Co-Diretor do Michigan Bowel Control Program.

Kate Scarlata, MPH, RDN - Medway, Massachusetts, USA. Mestre em Saúde Pública, University of Massachusetts Amherst. BS, Nutrição, Simmons University. Consultora e autora de vários livros em Nutrição.

10h30 – 11h – Intervalo

11h- 12h - Microbioma intestinal: implicações na dieta e terapia do câncer
Muita atenção vem sendo dedicada ao microbioma intestinal e a sua relação com o risco e a promoção de doenças crônicas. Este simpósio vai diferenciar microbioma de microbiota, focando em como o câncer e outras doenças crônicas impactam o microbioma intestinal. Além disso, será discutido a interação entre a dieta e os metabólitos microbianos na morfologia intestinal. E também apresentadas promissoras intervenções nutricionais que podem ser utilizadas para restaurar a homeostase. O objetivo final é o uso da nutrição otimizando a saúde durante o tratamento do câncer.

Eamonn Quigley, MD FRCP FACP MACG FRCPI - Lynda K and David M Underwood Center for Digestive Disorders Division, Gastroenterology and Hepatology, Houston Methodist Hospital, Texas, USA. Ex-presidente do American College of Gastroenterology e do World Gastroenterology Organization. Chefe da Gastroenterology and Hepatology Division, Houston Methodist. MD, University College Cork, Ireland. GI, Mayo Clinic e University of Manchester, England.

Brett Loman, PHD, RD – Pós-doutorado e Dietista Registrado no Nationwide Children's Hospital, Center for Microbial Pathogenesis, Columbus, Ohio, USA. Ph.D., Nutritional Sciences, University of Illinois at Urbana-Champaign. B.S., Animal Sciences, Food Science and Human Nutrition, University of Illinois at Urbana-Champaign.

14º Simpósio Internacional de Gastronomia Le Cordon Bleu – Sala Virtual 2
19/agosto/21 – quinta – 8h30 – 11h

Presidente Mesa - Chef Patrick Martin – Executive e Technical Director Le Cordon Bleu.

8h30-9h - Apresentação e Demonstração 1: Prime Rib e Porco, Batata Doce e Bok Choy & Choux au Chocolate.
Chef Patrick Martin – Executive e Technical Director Le Cordon Bleu.
Chef Renata Braune – Head Chef de Cuisine Le Cordon Bleu São Paulo
Chef Caio Correa – Head Chef de Patisserie Le Cordon Bleu São Paulo.

9h-9h30 - Demonstração 2: Pannacotta – Chef Juliete Soulé – Chef de Patisserie Le Cordon Bleu São Paulo

9h30-10h – Intervalo

10h-11h - Demonstração 3: Pato confitado – Chef Alain Uzan - Chef de Production Le Cordon Bleu Sao Paulo

17º Fórum Nacional de Nutrição - Saúde Pública – Sala Virtual 2
19/agosto/21 – quinta - 14h-16h45

Presidente Mesa – Profa. Dra. Viviane Laudelino Vieira – Nutricionista. Pesquisadora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP.

14h – 16h45 - O cuidado multiprofissional na alimentação infantil

14h-14h45 - Alimentação infantil com autonomia: Qual o papel do profissional de saúde na superação de paradigmas?

Profa. Dra. Viviane Laudelino Vieira – Nutricionista. Pesquisadora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP.

14h45-15h30 - Cenário epidemiológico da Covid e a vulnerabilidade materno-infantil: importância do olhar multiprofissional

Profa. Dra. Samantha Caesar de Andrade – Nutricionista. Pesquisadora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da USP.

15h30-16h – Intervalo

16h-16h45 - Educação infantil como cenário de promoção de práticas alimentares

Profa. Dra. Ana Maria Cervato-Mancuso – Professora Associada do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP.


17º Fórum de Nutrição Clínica – Sala Virtual 3
19/agosto/21 – quinta - 8h-11h30

8h30-12h - Nutrição Clínica e Câncer (AC CAMARGO Câncer Center)

Presidente Mesa – Profa. Dra. Thais Manfrinato Miola - Nutricionista Supervisora Clínica do ACCamargo Câncer Center. Doutoranda em Ciências na Área de Oncologia. Mestre em Ciências na Área de Oncologia. Especialista em Nutrição Clínica e Oncológica. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional de Nutrição em Oncologia do ACCamargo Cancer Center.

8h30-9h15 - Particularidades do Paciente Oncológico Crítico

Profa. Dra. Josiane de Paula Freitas – Nutricionista pela Universidade São Judas Tadeu. Pós graduada em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pelo IMeN Educação.

9h15 – 10h - Terapia Nutricional nas Cirurgias Abdominais

Profa. Dra. Nathaly Russo Narciso dos Santos – Especialista em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep Nutrição Humana. Nutricionista Clínica da AC Camargo Câncer Center. Mestranda em Ciências da Saúde pela Fundação Antônio Prudente.

10h - 10h30 – Intervalo

10h30-11h15 - Terapia Nutricional na Criança com Câncer em Tratamento Sistêmico

Profa. Dra. Aline do Vale Firmino – Nutricionista pela Universidade de São Paulo. Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Mestranda em Ciências da Saúde pela Fundação Antônio Prudente.

11h15-12h - Desnutrição, sarcopenia ou caquexia?

Profa. Dra. Letícia Nascimento Carniatto – Nutricionista titular do ACCamargo Cancer Center. Especialista em nutrição oncológica pelo Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia da Fundação Antônio Prudente. Mestranda em Ciências da Saúde pela Fundação Antônio Prudente. Bacharel em Nutrição pela Universidade São Judas Tadeu.


17º Fórum Nacional de Nutrição Esportiva – Sala Virtual 3
19/agosto/2021 - 14h-18h

14h – 18h -Nutrição Esportiva e Saúde

Presidente Mesa – Profa. Dra. Michelle Reichmann– Nutricionista pela UERJ. Pós Graduada em Nutricao Esportiva e Fitness corporativo – UFRJ. Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela PUCPR. Mestre em Alimentação e Nutrição pela UFPR. Doutoranda em Medicina-Clínica Cirúrgica pela UFPR. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabolica – SBCBM.
14h – 14h45 - Imunomodulação em Atletas

Profa. Dra. Letícia Mazepa – Nutricionista pela UFPR. Mestre em Segurança Alimentar e Nutricional (UFPR). Doutoranda em Ciências Farmacêuticas (UFPR). Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Pós graduanda em Fitoterapia Funcional pela Santa Casa de SP. Antropometrista. Docente de graduação e pós-graduação na área de nutrição. Atua em atendimento clínico ambulatorial. Sócia-administradora da Flor de Sal Consultoria em Nutrição. Conselheira do CRN8 (Gestão 2018-2021).

14h45-15h30 - Manejo de lesões

Profa. Dra. Paula Koppe – Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Fisiologia Humana e da Nutrição pela PUC-PR, Mestre em Fisiologia da Performance pela UFPR e Pós-graduanda em Alimentos Funcionais e Nutrigenômica pelo Centro Universitário São Camilo.

15h30-16h – Intervalo

16h-16h45 - Emagrecimento e Manutenção de Massa Magra

Profa. Dra. Gisele Farias – Nutricionista pela UFPR. Especialização em Nutrição Clínica Funcional. Especialização em Nutrição Esportiva Funcional. Mestre em Medicina Interna HC-UFPR. Doutora em Clínica Cirúrgica pelo HC-UFPR. Atendimento clínico nutricional há 13 anos com ênfase no acompanhamento de portadores de doenças crônicas, pacientes em preparo ou submetidos a cirurgia bariátrica e nutrição esportiva. Docente de graduação e pós-graduação. Pesquisadora na área de obesidade e cirurgia bariátrica.

16h45 – 17h15 - Modulação do Sono e Performance esportiva

Profa. Dra. Marcela Guimarães – Nutricionista pela UNIRIO. Especialista em Nutrição Esportiva – UFRJ. Mestrado e Doutorado em Neurociências - UNIRIO. Pós Doutorado - Universidad de Oviedo- España.

117h15 – 18h - Disponibilidade Energética

Profa. Dra. Michelle T. Frota Reichmann – Nutricionista pela UERJ. Pós Graduação em Nutricao Esportiva e Fitness corporativo pela UFRJ. Pós Graduação em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela PUCPR. Mestre em Alimentação e Nutrição pela UFPR. Doutoranda em Medicina-Clínica Cirúrgica pela UFPR. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabolica - SBCBM.

22º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida – Sala Virtual 1
19/agosto/21 – quinta -14h – 17h30

14h – 17h30 - Mindfulness, Mindful eating e compaixão em situações e condições crônicas

Presidente Mesa – Profa. Dra. Vera Salvo - Pós doutora nos temas Mindfulness e Mindful eating pelo Depto de Medicina Preventiva da UNIFESP/EPM. Idealizadora do 1º protocolo brasileiro de Mindful Eating. Destaque Profissional 2019 CRN3. Conselheira CRN3 na gestão 2020-2023. Instrutora de Mindfulness , Mindful Eating e Desenvolvimento da Compaixão Baseado em Mindfulness. Member of Center for Mindful Eating (TCME) e da American Mindfulness Research Association (AMRA). Nutricionista com especialização em Nutrição Clínica e Teorias e Técnicas para cuidados integrativos.

14h-14h45 - Mindful Eating , comportamento alimentar e pandemia

Profa. Dra Valéria Bordin – Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública - USP (1990). É especialista em Transtornos Alimentares (2014). Especialista em Mindfulness e instrutora do Programa de Mindfulness para Promoção da Saúde (Mindfulness Based Health Promotion) pelo Centro Mente Aberta do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (2018). É instrutora de Mindful Eating pelo The Center of Mindfulness San Diego - California (2015). Idealizadora do Mindful Eating Brasil disseminando Mindfulness voltado a alimentação através de conteúdo para as redes sociais, ministrando palestras e workshops ao longo do país , conduzindo vivências e programas em grupo e forma individuais de Mindfulness e Mindful Eating. Atuou por 15 anos na área corporativa no segmento Farmacêutico e Hospitala.

14h45 -15h30 - Como lidar com o comer emocional em tempos de pandemia através das abordagens de Mindfulness e Compaixão

Dra. Ana Paula Petrucci – Nutricionista formada pela PIAGET. Pós-graduanda em Nutrição Estética e Esportiva pela Aplenitude. Facilitadora de Qualidade de Vida Baseado em Mindfulness pelo Centro Paulista de Mindfulness. Facilitadora de Mindful Eating do programa Eat For Life da Lynn Rossy. Facilitadora de Desenvolvimento de Compaixão Baseado em Mindfulness pelo Instituto Cultivo Formação de Coaching Cognitiva Comportamental pelo Centro Brasileiro de Coaching Cognitivo Comportamental. Instrutora em formação de Hatha Yoga pelo Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga – Marcos Rojo. Advogada (12 anos de atuação em ambientes corporativos de alta performance) – Atividade em Suspensão. Formação em andamento de Psicologia pela Universidade Braz Cubas – Cruzeiro do Sul.

15h30 – 16h – Intervalo

16h-16h45 - Mindful eating e os transtornos alimentares: cuidados e aplicações

Profa. Dra. Ana Carolina Pereira Costa – Nutricionista supervisora da equipe de Nutrição do Grupo de Atendimento aos Homens com Transtorno Alimentar do Programa de Transtornos Alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo (AMBULIM – IPq – HCFMUSP), membro do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares e Obesidade (GENTA), do Centro Brasileiro de Mindful Eating (CBME) e do The Center For Mindful Eating (TCME). Educadora em diabetes certificada pela Federação Internacional de Diabetes, instrutora certificada de mindful eating pelos programas Mindfulness Based Eating Awareness Training (MB-EAT) e Mindful Eating Conscious Living (ME-CL) e instrutora de meditação pela Associação Palas Athena.

16h45 – 17h30 - Mindful eating em populações de alta vulnerabilidade social

Profa. Dra. Vera Salvo – Pós doutora nos temas Mindfulness e Mindful eating pelo Depto de Medicina Preventiva da UNIFESP/EPM. Idealizadora do 1º protocolo brasileiro de Mindful Eating. Destaque Profissional 2019 CRN3. Conselheira CRN3 na gestão 2020-2023. Instrutora de Mindfulness , Mindful Eating e Desenvolvimento da Compaixão Baseado em Mindfulness. Member of Center for Mindful Eating (TCME) e da American Mindfulness Research Association (AMRA). Nutricionista com especialização em Nutrição Clínica e Teorias e Técnicas para cuidados integrativos.


22º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida – Sala Virtual 1
20/agosto/21 – sexta - 8h30 - 17h30

8h30-13h - Qual é o Cuidado Nutricional?

Presidente Mesa – Prof. Dra.Vera Silvia Frangella - Docente do curso de Graduação em Nutrição. Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Nutrição Clínica do Centro Universitário São Camilo. Mestre e Especialista em Gerontologia pela SBGG. Especialista em Nutrição Clínica pela ASBRAN. Especialista em TNE pela SBNEP.

8h30-9h15 - Esteatohepatite na Síndrome Metabólica

Profa. Dra. Patricia Zuanazzi Pereira – Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Pós Graduação em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Pós Graduação em Nutrição Cínica Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Experiência de11 anos no ambulatório de transplantes de órgãos sólidos do Hospital Israelita Albert Einstein. Docente da Pós graduação em nutrição clínica hospitalar do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Docente da Pós graduação em nutrição clínica do Centro Universitário São Camilo.

9h15 - 10h - Paralisia Cerebral

Profa. Dra. Fernanda Simões de Andrade e Silva – Nutricionista coordenadora do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Responsável pela supervisão da área clínica e produção. Docente convidada da Disciplina de Portadores de Necessidades Especiais da pós graduação de Nutrição Clínica do Centro Universitário São Camilo. Pós -Graduada no curso de Gestão em Nutrição Hospitalar HC/FMUSP. Graduada pelo Centro Universitário São Camilo e especializada em Nutrição Clínica em Pediatria pelo Instituto da Criança/FMUSP.

10h-10h30 – Intervalo

10h30-11h15 - Diabetes Melitus tipo 1 e excesso de peso

Profa. Dra. Patricia Aparecida Cruz – Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Mestrado em Nutrição em Ciências pela Universidade de Saúde Pública da Universidade São Paulo. Aprimoramento em Transtornos Alimentares no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (IPq - HCFMUSP). Atualmente é nutricionista do grupo Accor, Edenred, consultório particular e do Centro Médico Berrini. Além de atuar como Personal Diet, professora convidada de cursos de Pós-graduação e consultora de revistas.

11h15 – 12h - Reganho ponderal e perda de massa magra no pós-operatório tardio de cirurgias bariátricas

Profa. Dra. Juliana Gimenez Casagrande – Nutricionista. Mestrado no Programa de PósGraduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada PRONUT pela Universidade de São Paulo-USP. Doutorado pelo Programa de Ciência dos Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas/USP. Docente do curso de pós-graduação em Nutrição no Centro Universitário São Camilo.

12h – 13h – Simpósio Apsen: Nutrição e Intolerâncias Alimentares

12h-12h30 - Intolerâncias alimentares: novas abordagens terapêuticas

Prof. Dr. Vitório Kemp – Gastroenterologista. Professor e Chefe da Disciplina de Gastroenterologia da FMSA/UNISA. Médico-Assistente do Departamento de Medicina da UNIFESP-EPM. Responsável pelo CID-Gastro, Setor de Consultoria Inter-Disciplinar em Gastroenterologia, UNIFESP-EPM.

12h30 – 13h - Eixo cérebro-intestino e o uso de probióticos

Prof. Dr. Vitório Kemp – Gastroenterologista. Professor e Chefe da Disciplina de Gastroenterologia da FMSA/UNISA. Médico-Assistente do Departamento de Medicina da UNIFESP-EPM. Responsável pelo CID-Gastro, Setor de Consultoria Inter-Disciplinar em Gastroenterologia, UNIFESP-EPM.

14h – 17h30 – Estratégias Nutricionais Tradicionais e Promissoras no Diabetes

Presidente Mesa – Profa. Dra Leila Hashimoto – Nutricionista formada pela USP. Doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Especializada em Nutrição Esportiva pelo CEFIT. Trabalhou por 10 anos em laboratório de pesquisa da USP e desde 2014 estuda a relação entre a nutrição e o microbioma intestinal. Ministra palestras e aulas sobre nutrição. Atualmente trabalha como consultora científica na Tate & Lyle.

14h – 14h45 - Introdução sobre estratégias nutricionais no diabetes

Prof. Dra. Verônica da Silva Bandeira Marques – Nutricionista. Mestre pela Universidade de São Paulo área de Nutrição Experimental. Atuação em consultório com foco clínico em doenças crônicas não-transmissíveis e na área hospitalar pelo Serviço de Nutrição do Hospital Geral de Guanambi e Hospital Municipal de Caetité. Docente do curso de Nutrição da UniFG - Centro Universitário Guanambi.

14h45 – 15h30 - Papel das fibras no manejo do diabetes

Profa. Dra. Luciane Luca de Alencar Prado – Nutricionista. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus, minerais, estresse oxidativo, inflamação, nutrigenômica, modulação da microbiota intestinal. Docente em universidade particular por 5 anos.

15h30 – 16h – Intervalo

16h – 16h45 - Uso dos edulcorantes no controle da resposta glicêmica

Profa. Dra. Leila Hashimoto – Nutricionista formada pela USP. Doutora em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Especializada em Nutrição Esportiva pelo CEFIT. Trabalhou por 10 anos em laboratório de pesquisa da USP e desde 2014 estuda a relação entre a nutrição e o microbioma intestinal. Ministra palestras e aulas sobre nutrição. Atualmente trabalha como consultora científica na Tate & Lyle.

16h45 – 17h30 - Novas perspectivas no Manejo Nutricional do Diabetes

Profa. Dra. Liliane Viana Pires – Professora do Curso de Nutrição e do Programa de Pós graduação em Ciências da Nutrição (PPGCNUT) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo e Universidad de Granada - Espanha. Coordenadora do Projeto de Extensão envolvendo a Liga Acadêmica de Nutrição em Diabetes (LANUD), do Laboratório de Bioquímica Nutricional (LABNUT) e do Grupo de Estudos em Genômica Nutricional e Micronutrientes (GENUM). Trabalha com as linhas de pesquisas: Micronutrientes, diabetes e obesidade; Nutrigenética, micronutrientes e diabetes; Micronutrientes e envelhecimento; Programas de Alimentação e Nutrição no controle do diabetes.


22º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida – Sala Virtual 1
21/agosto/21 – sábado - 8h30 - 17h30

8h30 – 12h - Fitoterapia – Importante ferramenta na prática clínica

Presidente Mesa – Profa. Dra. Sula de Camargo - Nutricionista. Docente. Coordenadora Pós-graduação em Fitoterapia e Substâncias Bioativas. Mestre em Ciências. Pós-graduada em Nutrição clínica; Educação; Gestão em saúde; Fitoterapia e Suplementação nutricional. Membro de Grupos de Trabalho de fitoterapia, e práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) e convidada no GT de suplementos alimentares do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Colaboradora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN3) e consultora técnica da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

8h30- 9h15 - Como a fitoterapia pode auxiliar no tratamento da síndrome do ovário policístico?

Profa. Dra. Viviane do Lago Nakazato – Nutricionista. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde. Pós-graduada em Fitoterapia Clínica Aplicada; em Docência no Ensino Superior e em Adolescência. Coordenadora de cursos intensivos e de pós-graduação na área de nutrição clínica e fitoterapia. Presidente da APFit - Associação Paulista de Fitoterapia - Gestão 2018 -2021.

9h15 - 10h - O que há de novo e quais os fitoterápicos conhecidos apresentam melhores resultados no emagrecimento?

Profa. Patrícia Felipe França – Farmacêutica e Bioquímica. Pós graduada em Marketing e Administração. Gerente de Consultoria Farmacêutica e Novos Negócios na Fórmula & CIA, Farmácia de Manipulação. Docente em cursos de Pós graduação e extensão em todo País. Miembro Honorario de La Asociación Médica Boliviana Ortomolecular.

10h-10h30 – Intervalo

10h30-11h15 - Fitoterapia no manejo da veisalgia

Prof. Dr. Caio Victor Coutinho de Oliveira – Nutricionista. Especialista em Bases Nutricionais da Atividade Física e Mestre em Ciências da Nutrição. Antropometrista Nível 3 (Instrutor) pela Sociedade Internacional para Avanço da Cineantropometria (ISAK). Atualmente é docente de Graduação e Pós graduação (foco em Fitoterapia e Nutrição Esportiva). Revisor de periódicos científicos internacionais. Nutricionista do time de basquete profissional da Unifacisa. Criador do aplicativo SIAN (Soluções Inovadoras em Antropometria e Nutrição).

11h15 – 12h - Para prescrever é fundamental conhecer a regulamentação vigente, o que há de novo?

Profa. Dra. Sula de Camargo – Nutricionista. Docente. Coordenadora Pós-graduação em Fitoterapia e Substâncias Bioativas. Mestre em Ciências. Pós-graduada em Nutrição clínica; Educação; Gestão em saúde; Fitoterapia e Suplementação nutricional. Membro de Grupos de Trabalho de fitoterapia, e práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) e convidada no GT de suplementos alimentares do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Colaboradora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN3) e consultora técnica da Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN).

14h – 17h30 – Cirurgia Bariátrica: Nutrição, probióticos e psicobióticos

Presidente Mesa – Profa Dra. Nathália Farinha- Doutoranda em Medicina-clínica cirúrgica – UFPR. Mestre em Alimentação e Nutrição – UFPR. Especialista em fitoterapia - ASBRAN. Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia – PUCPR.

14h- 14h45 - Fatores preditores do reganho de peso após cirurgia bariátrica

Profa Dra. Magda Rosa Ramos da Cruz – Nutricionista pela UFPR. Especialista em Nutrição Clínica pela UFPR. Especialista em Fitoterapia pela ASBRAN. Mestre em Tecnologia em Saúde pela PUCPR. Doutora em Clínica Cirúrgica pela UFPR. Professora do Curso de Nutrição da PUCPR. Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da PUCPR. Nutricionista da Clínica Alcides Branco. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

14h45- 15h30 - Alterações metabólicas com o uso de probióticos após cirurgia bariátrica

Profa. Dra. Marília Rizzon Zaparolli Ramos – Nutricionista. Professora e Pesquisadora. Doutoranda em Clínica Cirúrgica pelo HC/UFPR. Mestre em Alimentação e Nutrição pela UFPR. Especialista em Fitoterapia pela ASBRAN.

15h30 – 16h – Intervalo

16h – 16h45 - Os psicobióticos seriam coadjuvantes no tratamento de transtornos alimentares após cirurgia bariátrica?

Profa. Dra. Ligia Oliveira Carlos – Nutricionista. Doutoranda em Clínica Cirúrgica. Mestre em Alimentação e Nutrição. Docente em cursos de Pós graduação na área de Terapia Nutricional e Comportamento Alimentar. Pesquisadora sobre Vício e Compulsão Alimentar em Pacientes Bariátricos. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral e Pós-Graduada em Gestão de Qualidade de Alimentos.

16h45 – 17h30 - Impacto da cirurgia bariátrica sobre a Taxa metabólica Basal

Profa. Dra. Michelle T. Frota Reichmann – Nutricionista pela UERJ. Pós Graduada em Nutricao Esportiva e Fitness corporativo – UFRJ. Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Fitoterapia pela PUCPR. Mestre em Alimentação e Nutrição pela UFPR. Doutoranda em Medicina-Clínica Cirúrgica pela UFPR. Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabolica – SBCBM.

22º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida – Sala Virtual 2
21/agosto/21 – sábado - 14h - 16h45

14h – 16h45 - Mesa redonda ABIAD: Adoçantes e segurança

Presidente Mesa – Gislene Cardozo - Diretora Executiva da ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres.

14h – 14h45 - O que o meu paciente pensa sobre adoçantes e como tranquizá-lo quanto a segurança do consumo?

Profa. Dra. Lara Natacci, PhD – Pós-doutoranda em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Coach de Bem-estar pela American College of Sports & Medicine. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especializações em Nutrição Clínica Funcional, Transtornos Alimentares - Universidade de Paris V. Fisiologia do Exercício pela EPM. Pesquisadora do Projeto Temático “IAD - SP: Efeito de intervenções alimentares sobre o Transtorno Depressivo Maior na pop. de São Paulo”. Proprietária e Diretora Clínica da Dietnet Nutrição Saúde e Bem-estar.

14h45 – 15h30 - Existe algum adoçante mais seguro que o outro?

Profa. Dra. Luciana Lancha, PhD – Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Bacharel Em Esporte pela Escola de Ed. Física e Esporte da USP. Mestrado em Biologia Celular pelo Instituto de Biologia da UNICAMP. Doutorado em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Pós Doutorado no Institut de la Recherche Agronomique-Paris. Wellness Coach formado pela WellCoaches by ACSM (American College of Sports Medicine). Certificação em Mindfulness pelo Mindfulness e Movimentos de Integração. Diretora IBES - Instituto de Bem-estar e Saúde.

15h30 – 16h – Intervalo

16h – 16h45 - Adoçante muito além do controle de calorias e dulçor

Prof. Ms. Sueli Longo – Nutricionista pela Faculdade de Ciências da Saúde São Camilo - Campus Ipiranga. Mestre em Comunicação Social - Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Nutrição em Esporte e Exercício Físico (ASBRAN/CFN). Especialização em Nutrição em Cardiologia pela SOCESP. Pós-Graduação em Nutrição Clínica pelas Faculdades Integradas São Camilo. Integrante da Diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição-SBAN. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva. Vencedora do "Prêmio Dra. Eliete Salomon Tudisco" Destaque Profissional 2016 - Categoria Nutrição Esportiva. Diretora do Instituto de Nutrição Harmonie. Editora do livro Manual de Nutrição para o Exercício Físico.

22º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição – Sala Virtual 2
20/agosto/2021 – sexta-feira - 8h30 – 17h

8h30 – 12h45 - Gestão e inovação em serviços de nutrição e dietética

Presidente Mesa – Profa Dra. Jéssica Helena da Silva – Gestora Hospitalar da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica – Instituto Central - HCFMUSP. Nutricionista pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pós-Graduada em Nutrição Hospitalar pelo HCFMUSP. Mestre em Ciências (PRONUT) - Universidade de São Paulo (USP). MBA em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (CEAHS)/Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e Green Belt – Lean Six Sigma pela Fundação Vanzolini. Atuou como nutricionista clínica e encarregada do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Auxiliar de Cotoxó – HCFMUSP. Foi membro da Comissão de Terapia Nutricional e vice coordenadora da Comissão de Nutrição Clínica (CONUCLI) do HCFMUSP. Coordenou o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. Foi docente de cursos técnicos de enfermagem, pós graduação em nutrição e de graduação em medicina. Recebeu Menção Honrosa como Destaque Profissional em 2017 “Prêmio Eliete Salomon Tudisco”- CRN3-SP. Atualmente é gestora hospitalar da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do HCFMUSP.

8h30 – 9h15 - Inovações Tecnológicas que transformam o Setor de Nutrição Hospitalar

Profa. Dra. Marisa Resende Coutinho – Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Nutrição Funcional. MBA em Gestão de Serviços de Saúde, com experiência profissional em gestão de Nutrição e Facilities em grandes grupos hospitalares, processos de certificações nacionais e internacionais. Gerente Corporativa do Serviço de Nutrição do Grupo Santa Joana.

9h15 – 10h - Teleatendimento em Nutrição: A Experiência de Implantação em um Hospital Público

Profa. Dra. Veruska Magalhães Scabim – Coordenadora de Nutrição Clínica da Divisão de Nutrição e Dietética - Instituto Central – HCFMUSP. Especialista em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde – CEAHS pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Especialista em terapia parenteral e enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE).Graduada em Nutrição pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Diretora Técnica de Serviço de Saúde na Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Coordenadora do Curso de especialização e Nutrição Clínica da Escola de Educação Permanente da FMUSP. Tutora dos Programas de residência multiprofissional em Urgência e Trauma e no Cuidado ao Paciente Crítico.

10h-10h30 – Intervalo

10h30 – 11h15 - Avanços e Desafios do Planejamento Estratégico em Serviços de Nutrição

Profa Dra. Luciana da Costa – Gerente de Nutrição do A.C. Camargo. Nutricionista pela Universidade Bandeirante (UNIBAN). Especialização em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitária (CEU) e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Pós-graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Eisntein. Possui mais de 20 anos de experiência na área de nutrição, atuando em Instituições como Hospital Santa Virginia, Prefeituras dos Municípios de Osasco e Barueri, Grupo Santa Joana e atualmente, é Gerente de Nutrição do A.C. Camargo Câncer Center.

11h15 – 12h - Impacto da Gestão de Indicadores em Unidades de Alimentação e Nutrição Hospitalar

Profa. Dra. Weruska Davi Barrios – Nutricionista. Mestre em Ciências Tecnologia e Gestão aplicadas à Regeneração Tecidual pela UNIFESP. Pós graduada em Nutrição Humana aplicada à prática Clinica pelo IMEN. Especialista em Gestão de Serviços de Nutrição com ênfase em implantação de atitudes sustentáveis. Sócia Diretora da Grão Consultoria e Assessoria Nutricional.

12h – 12h45 - Aplicação de Ferramentas Lean Seis Sigma em Serviços de Nutrição Hospitalar: É possível?

Profa. Dra. Jéssica Helena da Silva – Gestora Hospitalar da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica – Instituto Central - HCFMUSP. Nutricionista pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pós-Graduada em Nutrição Hospitalar pelo HCFMUSP. Mestre em Ciências (PRONUT) - Universidade de São Paulo (USP). MBA em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (CEAHS)/Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) e Green Belt – Lean Six Sigma pela Fundação Vanzolini. Atuou como nutricionista clínica e encarregada do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Auxiliar de Cotoxó – HCFMUSP. Foi membro da Comissão de Terapia Nutricional e vice coordenadora da Comissão de Nutrição Clínica (CONUCLI) do HCFMUSP. Coordenou o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini. Foi docente de cursos técnicos de enfermagem, pós graduação em nutrição e de graduação em medicina. Recebeu Menção Honrosa como Destaque Profissional em 2017 “Prêmio Eliete Salomon Tudisco”- CRN3-SP. Atualmente é gestora hospitalar da Divisão de Gastroenterologia e Hepatologia Clínica do HCFMUSP.

14h – 17h30 – Momento de empreender: inspire-se no aprendizado de talentosas nutricionistas

Presidente Mesa – Profa. Dra. Cristina Rubim- Docente do curso de Nutrição, Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Gestão de Negócios em Alimentação e Nutrição no Centro Universitário São Camilo.

14h-14h45 - Bônus e ônus de empreender no food service.

Beatriz de Oliveira Nunes – Sócia-proprietária da Comida Boa Delivery.

14h45- 15h30 - Suprimentos e negociações estratégicas no food service.

Camila Biazini – Sócia-diretora de Operações Dídio Pizza Delivery.

15h30 – 16h – Intervalo

16h – 16h45 - O prognóstico da rotulagem de alimentos baseado nas tendências de consumo e no cenário regulatório: relato de especialista em assuntos regulatórios.

Profa. Dra. Keila Gurgel Rocha – Diretora Executiva de Desenvolvimento de Novos Negócios da Food Soul. Docente do curso de extensão em rotulagem de alimentos do Centro Universitário São Camilo.

16h45 – 17h30 - Transição de carreira e marketing de conteúdo: potencializando sua marca.

Profa. Dra. Joyce Romanelli – Sócia-consultora da Stratex Soluções em Saúde. Docente do curso de Gestão de Negócios em Alimentação e Nutrição do Centro Universitário São Camilo.


22º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição – Sala Virtual 2
21/agosto/2021 – Sábado - 8h30 – 11h15

8h30-11h15 - Alimentação e Gastronomia Hospitalar

Presidente Mesa – Profa Dra. Thalita Toso - Nutricionista. Especialista em Terapia Nutricional pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente é gerente de Nutrição do Hospital das Nações.

8h30 – 9h15 - Atitudes Sustentáveis na Nutrição Hospitalar

Profa. Dra. Weruska Davi Barrios – Nutricionista. Mestre em Ciências Tecnologia e Gestão aplicadas à Regeneração Tecidual pela UNIFESP. Pós graduada em Nutrição Humana aplicada à prática Clinica pelo IMEN. Especialista em Gestão de Serviços de Nutrição com ênfase em implantação de atitudes sustentáveis. Sócia Diretora da Grão Consultoria e Assessoria Nutricional.

9h15 – 10h - Agilidade na Área da Saúde – de Gerente a Scrum Master dentro de uma UAN hospitalar.

PProfa. Dra. Thaís Lima

10h-10h30 – Intervalo

10h30 – 11h15 - Gastronomia Hospitalar e a Experiência do Paciente

Profa. Dra. Thalita Toso – Nutricionista. Especialista em Terapia Nutricional pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Atualmente é gerente de Nutrição do Hospital das Nações.

9º Congresso Multidisciplinar de Nutrição Esportiva – Sala Virtual 3
20/agosto/2021 – sexta-feira - 8h30 – 17h15

8h30 – 11h45 - Suplementação Esportiva: inovações e evidências

Presidente Mesa – Prof.Dra.Fernanda Lazarini – Doutorado em Biologia Molecular pela Unicamp. Positive Coach pela SBCoaching. Sócia Fundadora do Grupo Minian: Educação e Qualidade de Vida.

8h30 – 9h15 - Suplementação de carboidratos: tecnologia de alimento a favor da performance

Profa. Dra. Fernanda Lorenzi Lazarim – Doutorado em Biologia Molecular pela Unicamp. Positive Coach pela SBCoaching. Sócia Fundadora do Grupo Minian: Educação e Qualidade de Vida.

9h15 – 10h - Suplementação de Proteínas: frequência e variedade para performance muscular

Prof. Dra. Monique da Cunha Moreira – Nutricionista pelo Centro Universitário Nove de Julho. Especialista em Nutrição e Metabolismo esportivo pelo GANEP/MINIAN. Nutricionista da Seleção Brasileira Paralímpica de Goalball, Nutricionista do Grupo Minian.

10h-10h30 – Intervalo

10h30 – 11h - Food First: alimentos com potencial ergogênico

Profa Dra. Virginia Tessarotto – Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Nutrição e metabolismo esportivo pelo GANEP/Grupo Minian. Especialista em Nutrição Clínica pelo HCFMUSP. Nutricionista do Red Bull Bragantino e Nutricionista no Grupo Minian.

11h – 11h45 - Suplementos para saúde intestinal e eficácia do sistema imune

Profa. Dra. Andrea Esquivel – Especialista em Gastronomia. Gastroenterologia e Marketing de Alimentos. Nutricionista. Diretora da empresa Gastronomia Nutritiva Caiaffa Esquivel – Consultoria em Gastronomia, Nutrição e Marketing, que atende restaurantes comerciais e indústrias alimentícias a mais de 18 anos.

14h – 17h15 - Ano Olímpico: treinamento e nutrição na pandemia

Presidente Mesa – Profa. Dra. Luciana Setaro- Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP. Mestre em Nutrição Humana Aplicada pela USP. Doutora em Ciências dos Alimentos pela USP. Coordenadora do curso de Pós graduação em Nutrição Esportiva em Wellness pelo Centro Universitário São. Docente do curso de Nutrição do Centro Universitário São.

14h-14h45 - Nutrigenética no Esporte

Profa. Dra. Tatiane Mieko de Meneses Fujii – Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Mestrado em Ciências pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - USP. Doutorado em Ciências pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP.

14h45- 15h30 - Hidratação no Esporte e Termorregulação

Prof. Dr. Marco Fortes – PhD, MSc - Nutricionista – Universidade Anhanguera - Professor de Educação Física – Universidade Estadual de Londrina. Mestre e Doutor em ciências (na área da Fisiologia Humana) pela USP.

15h30 – 16h – Intervalo

16h – 16h45 - Periodização de peso em atletas durante a pandemia

Prof. Dr. Thiago Freitas – Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Nutrição Esportiva pela USP. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Mestrando pela UNIFESP.

16h45-17h15 - Nutrição a distância no esporte de Alto Rendimento

Profa. Dra. Aline Tritto – Nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Mestre pela Escola de Educação Física e Esporte da USP na área de nutrição esportiva. Graduação Sanduíche em Exercise and Sport Science pela University of Sydney, Austrália. Nutricionista da Seleção Brasileira de Rugby (2015 a 2021). Nutricionista do Esporte - Sesi Volei Bauru e Equipe Sesi de Judô.


9º Congresso Multidisciplinar de Nutrição Esportiva – Sala Virtual 3
21/agosto/2021 – Sábado - 8h30 – 16h45

8h30-11h15 - Nutrição e Estética para o Nutricionista de Consultório

Presidente Mesa – Profa. Dra. Audrey Yule Coqueiro – Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Atende como Nutricionista na Clínica Alergo em Suzano-SP. Professora do curso de graduação em nutrição da Universidade Mogi das Cruzes (UMC) e de cursos de Pós graduação em instituições como UNIP, GANEP e INADES. Pesquisadora convidada do HCor. É cofundadora do Prepara Nutri.

8h30 – 9h15 - Estratégias de Emagrecimento e Atenuação da Celulite

Profa. Dra. Audrey Yule Coqueiro – Nutricionista pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Doutora em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Atende como Nutricionista na Clínica Alergo em Suzano-SP. Professora do curso de graduação em nutrição da Universidade Mogi das Cruzes (UMC) e de cursos de Pós graduação em instituições como UNIP, GANEP e INADES. Pesquisadora convidada do HCor. É cofundadora do Prepara Nutri.

9h15 – 10h - Nutrição na Saúde de Cabelos e Unhas

Prof. Dra. Raquel Campos – Nutricionista pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre pela Universidade Federal de São Paulo. Especializada em Nutrição Esportiva pela USP. cofundadora do Prepara Nutri. Atua na prática clínica com atletas e praticantes de exercícios de corrida e crossfit.

10h-10h30 – Intervalo

10h30 – 11h15 - Estratégias Nutricionais envolvidas na Prevenção e Tratamento da Acne Vulgar

Prof. Dra. Andrea Bonvini – Graduada em Nutrição pela Faculdade de Medicina do ABC. Pós graduada em Nutrigenômica e Nutrigenética Clínica pela Faculdade Unyleya. Doutora em Ciências pelo Programa de Ciência dos Alimentos da Universidade de São Paulo. Docente nos cursos de Graduação da Universidade Anhembi Morumbi. Docente (Convidada) nos cursos de Pós-graduação de IES. Possui experiência nas áreas de bioquímica, com ênfase em metabolismo de aminoácidos, e de imunologia, com ênfase em imunonutrição.

14h – 16h45 - Como potencializar os resultados do Consultório de Nutrição
Presidente Mesa – Profa. Bettina Del Pino – Nutricionista pela PUCRS. Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Atende em consultório desde 2016 na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, com o objetivo de desmistificar a ideia de dieta restritiva e evitar o terrorismo nutricional. Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

14h - 14h45 - Agendamento de Consulta

Profa. Júlia Sommer Canabarro – Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA. Trabalhou em clínicas de estética, e, atualmente, atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

14h45 – 15h30 - Atendimento Nutricional com uso da Tecnologia

Profa. Júlia Sommer Canabarro – Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA. Trabalhou em clínicas de estética, e, atualmente, atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Profa. Bettina Del Pino – Nutricionista pela PUCRS. Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Atende em consultório desde 2016 na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, com o objetivo de desmistificar a ideia de dieta restritiva e evitar o terrorismo nutricional.Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

15h30 – 16h – Intervalo

16h – 16h45 - Gestão Financeira do Consultório

Profa. Bettina Del Pino – Nutricionista pela PUCRS. Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Atende em consultório desde 2016 na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, com o objetivo de desmistificar a ideia de dieta restritiva e evitar o terrorismo nutricional.Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Inscrições

O Mega Evento Nutrição 2021 é formado por vários congressos e simpósios internacionais e aborda todas as áreas da Nutrição. Faça sua inscrição como VIP, em condições especiais, e tenha acesso à todas as atividades do Mega Evento Nutrição 2021. Faça já sua inscrição antecipada e aproveite os descontos especiais.

Mega Evento Nutrição 2021 Online - 19-21/ago - 100 horas de palestras, simpósios e fóruns disponíveis por 3 meses a partir do primeiro dia do evento

Investimento
Pagamento até 11/out/21
Veja os valores
Pagamento até 19/out/21
Veja os valores
Até o dia 11/out/21
Pagamento até
11/out/21
Estudante de Graduação ou Pós-Graduação assinante da Nutrição em Pauta
353,00
Estudante de Graduação ou Pós-Graduação
412,00
Assinante da Nutrição em Pauta
470,00
Profissional
588,00
Até o dia 19/out/21
Pagamento até
19/out/21
Estudante de Graduação ou Pós-Graduação assinante da Nutrição em Pauta
705,00
Estudante de Graduação ou Pós-Graduação
822,00
Assinante da Nutrição em Pauta
940,00
Profissional
1175,00

Importante

• Os valores acima podem ser pagos em até seis parcelas mensais iguais sem juros no cartão de crédito ou à vista com desconto de 10% através de depósito na CEF.

• Nestes valores estão inclusos 100 horas de palestras, simpósios e fóruns disponíveis por 3 meses a partir do primeiro dia do evento, além dos anais do congresso (edição digital da Nutrição em Pauta) e certificado digital com selo de autenticação e código de certificação individual.

• A inscrição na categoria de estudante de graduação e/ou pós-graduação exige que seja enviado, no ato da inscrição, o comprovante de estudante, para eventos@nutricaoempauta.com.br.

• Os comprovantes de pagamento deverão ser enviados antes do primeiro dia do Evento.

• As parcelas pendentes deverão ser necessariamente quitadas antes do primeiro dia do Evento, com exceção dos pagamentos em cartão de crédito parcelado.

• Cancelamentos somente serão aceitos em até 15 dias do pagamento da primeira parcela e com pelo menos 15 dias do início do Evento, sendo sempre descontado dos valores reembolsados 25% de taxas administrativas e operacionais.

Organização e Divulgação

Nutrição em Pauta - A Revista dos melhores Profissionais da Nutrição

Com 28 anos de existência, a Nutrição em Pauta tem definido tendências nas diversas áreas da nutrição, saúde e alimentação, sempre trazendo para os profissionais do setor o que há de mais avançado e comprovado cientificamente.
Voltada especificamente para a atualização dos profissionais das áreas de nutrição, saúde e alimentação, tem realizado por ano mais de 60 Cursos e Congressos de alto nível em todo o país, nas áreas de Nutrição Clínica, Nutrição e Esportes, Nutrição e Pediatria, Nutrição e Saúde Pública, Alimentos Funcionais, Food Service e Gastronomia.
A revista Nutrição em Pauta é uma revista científica, indexada na Base de Dados PERI da ESALQ/USP e pontuada pela CAPES. Fazem parte da comissão científica da revista renomados pesquisadores das principais universidades do país.
O site da Nutrição em Pauta contém: resumos dos artigos e matérias de capa publicados desde 1998, os eventos mais importantes da área, entrevistas atualizadas sobre relevantes assuntos do setor e notícias científicas atuais, originadas de publicações científicas reconhecidas (nacionais e internacionais). Os assinantes da revista tem, a partir de jan/2005, acesso aos artigos na íntegra dentro do site.
São mais de 3.000 artigos, notícias científicas e entrevistas com informações atualizadas e confiáveis sobre os temas mais importantes da atualidade em saúde e nutrição, tais como: nutrigenômica, alimentos funcionais, nutrição e neurociência cognitiva, gastronomia molecular, nutrição e envelhecimento saudável, nutrição e ecologia, e muito mais; disponíveis na Base de Dados da revista, com um mecanismo de buscas fácil de utilizar.
É o site número 1 da nutrição na internet, sendo referência para os profissionais, pesquisadores, professores e estudantes do setor.

Informações:
Nutrição em Pauta
Tel 11 5041-9321

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo
CEP: 04611-002 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074