Cobertura de Eventos



Durante o ano de 2001 a Núcleo realizou os seus eventos de Atualização Científica em Nutrição nas seguintes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.

Foram cerca de 3.000 profissionais treinados em todo o Brasil, interagindo com os mais experientes palestrantes das áreas de Nutrição Clínica, Food Service e Nutrição Hospitalar.

Desta forma, a Núcleo vem contribuindo para o desenvolvimento da área de nutrição, atualizando os profissionais do setor e levando as mais recentes descobertas científicas para as várias regiões do país.
Além destes eventos, a Núcleo também realiza, no Sheraton Mofarrej em São Paulo, dois importantes congressos anuais:

• Congresso Internacional de Gastronomia, Nutrição e Qualidade de Vida, em junho;

• Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida, em novembro

Nutrição Clínica: Prevenção e Tratamento de Obesidade, Diabetes e Dislipidemias.
Food Service: Gestão Técnica em Nutrição e Gastronomia
   
30 e 31/março - Plaza São Rafael - Porto Alegre
6 e 7/abril - Sheraton Mofarrej - São Paulo
1 e 2/junho - Bourbon - Curitiba
24 e 25/agosto - Rio Atlântica - Rio de Janeiro
28 e 29/setembro - Naoum Plaza - Brasília
23 e 24/março - Naoum Plaza - Brasília
18 e 19/maio - Atlante Plaza - Recife
10 e 11/agosto - Sheraton Mofarrej - São Paulo
21 e 22/setembro - Rio Atlântica - Rio de Janeiro
5 e 6/outubro - Bourbon - Curitiba
   
Nutrição Clínica: Obesidade - Porto Alegre
Food Service - Recife
   
Nutrição Clínica: Obesidade - Curitiba
Food Service - Rio de Janeiro
   
Palestrantes:

Prof. Dra Ana Maria Pitta Lottemberg
- Nutricionista com Mestrado e Doutorado pela USP, Integrante da Disciplina de Endocrinologia da Fac. de Medicina
da USP
Dra. Andrea Alvarenga - Nutricionista, Gerente de Treinamento da Support Produtos Nutricionais
Palestrantes:

Dra. Márcia M. de Mello Paranaguá - Nutricionista pela Univ. Federal da Bahia, Assessora Técnica em Nutrição dos Restaurantes Yemanjá Bahia.

Dra. Flora Spolidoro
- Nutricionista, Sócia e Responsável Técnica da Day by Diet

Chef Patrick Martin - Vice-Presidente de Desenvolvimento Educacional em Culinária do Instituto “Le Cordon Bleu”. Com mais de 25 anos de experiência, trabalhou no Le Doyen, Dalloyau e Flo Prestige na França.
   

   
Nutrição Clínica: Avaliação e Intervenção Nutricional em Pacientes Hospitalizados e de Ambulatório

8 e 9/junho - Plaza São Rafael - Porto Alegre
10 e 11/agosto - Bourbon - Curitiba
24 e 25/agosto - Naoum Plaza - Brasília
21 e 22/setembro - Atlante Plaza - Recife
28 e 29/setembro - Sheraton Mofarrej - São Paulo


Nutrição Clínica: Avaliação Nutricional
Distrito Federal
Palestrantes:

Prof. Dra. Nelzir Trindade Reis - Nutricionista e Médica. Prof. Adjunta de Nutrição Clínica e Coordenadora da Pós-Graduação em Nutrição Clínica da Universidade Gama Filho. Livre Docente em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho e autora do livro “Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial”.

Prof. Dra. Cláudia dos Santos Cople - Nutricionista, Prof. Assistente de Nutrição Clínica da UERJ e da Univ. Gama Filho, Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição das Faculdades Integradas Bennett e Doutoranda pela UNIFESP/EPM
 
  Nutrição Clínica: Obesidade - São Paulo
   

 
Patrocinadores
 
 
 
Realização
Divulgação
   
 
 

 



OS NOVOS DESAFIOS DA NUTRIÇÃO:
CONQUISTAR LONGEVIDADE COM QUALIDADE DE VIDA

8 a 10 de novembro de 2001
Sheraton Mofarrej - São Paulo – SP

Foram cerca de 500 participantes no Congresso e mais de 100 em cada um dos dois cursos pré-congresso.
Dentre os presentes, 50% vieram do Estado de São Paulo, 14% do Estado de Minas Gerais, 8% do Estado do Rio de Janeiro, 14% da Região Sul, 9% da Região Centro-Oeste, 3% da Região Norte-Nordeste e 1% de outros países.

Como patrocinadores tivemos: Yakult, Support, Gatorade e Sanavita. Como expositores, além dos próprios patrocinadores, também estiveram presentes: Becel, Carbonell, Ganep, Ed. Varela, Boehringer, All Day (Santista), CRN-3, Nutrição em Pauta e Nutrirkids.

Dentre os mais de 100 trabalhos científicos recebidos de todo o país, 37 foram aprovados para apresentação como posters e os 3 melhores como temas livres. A comissão científica, formada por Prof. Dra. Ana Maria Pitta Lottemberg, Prof. Dra. Marcia Vitolo, Prof. Dra. Nelzir Trindade Reis, Prof. Dr. Ricardo Coelho, Prof. Dr. Roberto Carlos Burini e Dra. Sibele B. Agostini, assistiu à apresentação dos temas livres e escolheu o vencedor que irá para o 9th ICO – Internacional Congress on Obesity, com as despesas de transporte, estadia e inscrição pagas pela Support, que foi quem patrocionou o prêmio.

O trabalho vencedor foi “Influência das Isoflavonas Sobre a Oxidabilidade da LDL”, de autoria de Damasceno, NRT1,2; Apolinário2, E; Abdalla, DSP2 - 1.Universidade Estadual do Ceará, Depto de Nutrição 2. Universidade de São Paulo, Depto. de Ciência dos Alimentos e Depto. de Análises Clínicas e Toxicológicas; Brasil.

Dentre as atividades especiais do Congresso, destacaram-se o show surpresa na abertura do evento, seguido pela palestra do Prof. Nuno Cobra, e a apresentação dos Doutores da Alegria no fechamento do mesmo.


Foram realizados dois cursos pré-congresso: “Suplementos Vitamínicos-Minerais: Legislação e Segurança de Uso”, apresentado pelo Prof. Dr. Ricardo Coelho, e “O Emprego de Alimentos Funcionais na Redução do Risco de Doenças”, pela Prof. Dra. Jocelem Mastrodi.

O Congresso contou com várias palestras divididas em quatro módulos: Nutrição e Saúde Pública, Nutrição Clinica, Nutrição Esportiva e Nutrição Hospitalar.




Os principais temas discutidos foram: Carências Nutricionais da População Brasileira (Dra. Ana Marlucia Oliveira Assis), Recomendações e Aplicações das Novas RDIs (Dra. Marcia Vitolo), Suplementação versus Fortificação de Alimentos (Prof. Dr. Ricardo Coelho), Ingestão de Fibras e Amido Resistente na Prevenção de Doenças (Prof. Dr. Franco Lajolo),

A Obesidade na Infância e na Adolescência como Fator de Risco para Doenças Cardiovasculares do Adulto (Prof. Dra. Cecília Lacroix de Oliveira), Obesidade no Adulto Desencadeando a Síndrome Plurimetabólica (Prof. Dra. Ana Maria Pitta Lottemberg), A Importância da Educação Nutricional na Prevenção e Tratamento de Doenças Crônico-Degenerativas (Dra. Rosana Raele), Alimentação e Qualidade de Vida no Idoso (Dra. Nelzir Trindade Reis), Doença Celíaca e Qualidade de Vida (Prof. Dr. Mauro Batista de Moraes), Bases Metabólicas do Treinamento e da Hipertrofia Muscular (Prof. Dr. Roberto Carlos Burini), Dietas e Suplementos no Exercício Físico (Dra. Renata Faro), Esteróides e Anabolizantes: São Necessários? (Prof. Dr. Antonio Herbert Lancha Junior), Como a Hidratação melhora os Resultados de Esportes Coletivos (Dr. Luís Aragón), Nutrição em Cirurgia da Obesidade Mórbida (Dra. Daniela Casagrande), Terapia Nutricional Especializada na Cicatrização de Úlceras de Decúbito (Dra. Telma T. de Souza), Alterações Metabólicas na Desnutrição Hospitalar Aguda e Crônica (Prof. Dr. Dan Waitzberg).




O próximo evento será realizado de 7 a 9 de novembro de 2002 no Sheraton Mofarrej Hotel em
São Paulo - SP.


Patrocinadores
 
 
Realização
Divulgação
   
 
 

 



II Congresso Internacional de Gastronomia,
Nutrição & Qualidade de Vida

22 e 23 de Junho de 2001 - Sheraton Mofarrej Hotel - São Paulo – SP

Foram mais de 500 participantes no Congresso, 150 no Curso I - Controle Higiênico-Sanitário na Segurança Alimentar, com o Dr. Eneo Alves da Silva Jr, e 230 no Curso II - Gastronomia e Dietas Especiais, com a Dra. Flora Espolidoro. Dentre os presentes, 64% vieram de São Paulo, 6% do Rio de Janeiro, 6% de Minas Gerais, 12% da Região Sul, 7% do Centro-Oeste e 4% do Norte/Nordeste.

Palestra de Abertura: Dra. Lieselotte Ornelas e
Chef Frederico Frank
     
Como palestrantes do Congresso tivemos: Dra. Lieselote Ornelas (RJ), Chef Frederico Frank (SP), Dra. Helena Bernardo (SP), Dra. Rossana Proença (SC), Dra. Nanci Miyahira (SP), Dra. Thelma Rodrigues (SP), Chef Patrick Martin (França), Chef Eduardo Camargo (DF), Dra. Marcia Paranaguá (BA), Chef Barbara Kerr (SP), Dra. Mariana de Castro (SP), Dra. Shirley Madlerner (SP) e Dra. Karla Figueiredo (BA).  
Participantes do Congresso  
     
Dentre os vários temas discutidos destacaram-se: Evolução e Tendências da Alimentação, Nutrição e Gastronomia; Restaurantes Industriais: Obtendo Resultados através da Inovação e Criatividade; Tendências na Produção de Refeições Coletivas: O Processo de Cadeia Fria; Gastronomia Hospitalar: Integrando a Nutrição e a Gastronomia; Preparações Especiais Saudáveis Realizadas com as Técnicas Gastronômicas Le Cordon Bleu; Restaurantes Comerciais e Gastronomia; Catering: O papel da Nutrição; Hotelaria e Gastronomia: Experiência do Costa do Sauípe.  
Chef Eduardo Camargo e Chef Patrick Martin
(Le Cordon Bleu)
     
Foram recebidos trabalhos científicos de todo o país e a Comissão de Trabalhos Científicos, formada pela Dra. Sibele B. Agostini (SP), Dra. Marcia Paranaguá (BA), Chef Eduardo Camargo (DF), Dra. Maria Helena Villar (SP), Dra. Maurea Boulos (SP) e Dra. Rossana Proença (SC), selecionou os 18 melhores para apresentação como Posters e destes os 4 melhores para serem apresentados como Temas Livres. O melhor trabalho apresentado como Tema Livre foi "Pão sem Glúten para Celíacos: Uma Opção Tecnológica com Visão Clínica" de L.F.S. Escouto e M.P. Cereda, da UNESP de Botucatu, que ganhou um Curso de 5 dias no Le Cordon Bleu de Brasília com as despesas de hotel e avião inclusas.  
Receita Le Cordon Bleu  
     
O Congresso ainda contou com várias atividades especiais, a saber: apresentação ao vivo, em uma cozinha especialmente montada no palco, dos Chefs do Le Cordon Bleu e da Dra. Flora Espolidoro; duas palestras interativas, utilizando os equipamentos da Telemeeting, realizadas pela Dra. Marcia Paranaguá e Dras. Nanci Miyahira/Thelma Rodrigues; tradicional almoço no sábado para todos os participantes do evento.
 
Receita Le Cordonbleu  
     
Como Patrocinadores e Expositores tivemos: Nestlé Food Services, Santista Alimentos, Le Cordon Bleu, Engefood, Diversey Lever, Telemeeting, Carbonell, Texto do Brasil, Ed. Varela, Sodibike, Terra Brasil, Tramontina/Nova Cozinha e Nutrição em Pauta.  
Comissão de Trabalhos Científicos - Temas Livres e Posters  
     

Prêmio Melhor Trabalho Apresentado - Luis Fernando Escouto

Patrocinadores
 
 
Apoio
 
 
Realização
Divulgação