Atualização Científica em Nutrição 2003


Em 2003 realizamos quatro importantes Cursos de Atualização Científica em Nutrição nas principais
capitais do Brasil. Foram mais de 3,5 mil profissionais da área, em todo o país, que tiveram a
oportunidade de interagir com alguns dos mais importantes palestrantes do setor.

Nutrição Clínica: Implicações Clínicas e Nutricionais nas Deficiências e Excessos de Vitaminas e Minerais


Com a Prof. Dra. Nelzir Trindade Reis – Nutricionista e Médica. Prof. Adjunta de Nutrição Clínica e Coordenadora da Pós-Graduação em Nutrição Clínica da Universidade Gama Filho. Livre Docente em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho e autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial" e "Nutrição Clínica no Sistema Digestório". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar e o Prof. Dr. Ricardo G. Coelho - Doutor em Ciência da Nutrição pela UNICAMP, Professor Adjunto, licenciado, do Departamento de Nutrição Clínica e Social da Universidade Federal de Ouro Preto. Diretor do Curso de Nutrição da Universidade de Uberaba. Coordenou o Grupo de Trabalho do Ministro da Saúde, que regulamentou os Suplementos Vitamínico-Minerais. Participou do Grupo Técnico Brasileiro do Codex Alimentarius para Nutrição e Alimentos para Fins Especiais, e da equipe de representantes brasileiros na XXI Seção do Comitê Codex Alimentarius em Nutrição e Alimentos para Fins Especiais, em 1998, Berlim, promovida pela FAO/OMS
(São Paulo, Rio Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba)


Curitiba


Belo Horizonte




Rio De Janeiro


São Paulo
Nutrição Clínica: Obesidade e Doenças Cardiovasculares


com a Prof. Dra. Ana Maria Pita Lottenberg - Nutricionista com Mestrado e Doutorado pela USP, Membro da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP e Nutrição Clínica: Nutrição e Câncer com a Prof. Dra. Nelzir Trindade Reis – Nutricionista e Médica, Prof. Adjunta de Nutrição Clínica e Coordenadora da Pós-Graduação em Nutrição Clínica da Universidade Gama Filho, Livre Docente em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho, Autora do Livro “Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial” e Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.
(São Paulo, Rio Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife)
Nutrição Esportiva: Metabolismo, Nutrição e
Medicina da Musculação


Com o Prof. Dr. Roberto Carlos Burini - Pós Doutorado em Metabolismo e Nutrição na MIT e em Harvard (USA), Coordenador do Centro de Metabolismo e Nutrição da FMUNESP de Botucatu, Membro do American Society for Nutritional Sciences e do American College of Sports Medicine, a Dra. Nailza Maestá - Nutricionista, Mestre e Doutoranda em Metabolismo e Nutrição pela FMUNESP, Vice-Presidente da Associação dos Adeptos do Exercício Físico e da Nutrição para a Promoção da Saúde em Botucatu, o Prof. Dr. Edilson Serpeloni Cyrino - Professor Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício/UEL, Membro da National Strength and Conditioning Association e o Dr. Euclésio Bragança - Médico Nutrólogo, Especialista em Metabolismo e Nutrição pela FMUNESP de Botucatu, Membro da National Strength and Conditioning Association e

Nutrição Esportiva: Fundamentos para o Treinamento da Musculação
com o Prof. Dr. Edilson Serpeloni Cyrino - Professor Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício/UEL, Membro da National Strength and Conditioning Association

(São Paulo, Rio Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador)

Recife

Brasília


Porto Alegre


Salvador
Food Service: Nutrição e Gastronomia


Com a Dra. Márcia M. M. Paranaguá - Nutricionista, Pós-Graduada, Especialização em Metodologia do Ensino Superior - Faculdade de Educação da Bahia, Professora da Faculdade UNYAHNA - Curso de Turismo, Disciplina Gastronomia Aplicada ao Turismo, Assessora Técnica em Nutrição do Restaurante Yemanjá e Restaurantes Spaghetti Lilás, Consultora cadastrada pelo SENAC/Ba e SENAI, para Capacitação e Projetos de Implantação em GMP - Boas Práticas para a Produção de Alimentos em Serviços de Alimentação e o Chef José Isael da Silva dos Santos - Chef de Cozinha com estágio na França e Istambul, vencedor de três concursos, atualmente é Chefe dos Restaurantes S. Salvador, SENAC e Casa do Comércio em Salvador - BA

(São Paulo, Rio Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador)



Patrocínio:

                          

                 

Realização:

Divulgação:




 

 

III Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida 6 a 8/nov/2003 – Intercontinental Hotel – São Paulo - SP



“Nutrição Promovendo Saúde e Longevidade”

Com o apoio e participação das duas maiores entidades mundiais da Nutrição:
American Dietetic Association (USA) e Nutrition Society (England).



Auditório
O Congresso contou com 560 participantes, além dos Cursos Pré-Congresso com 160 e 140 pessoas cada um. Dentre os presentes, 58% vieram do Estado de São Paulo, 11% do Estado de Minas Gerais, 10% do Estado do Rio de Janeiro, 9% da Região Sul, 7% da Região Norte/Nordeste e 5% da Região Centro-Oeste. Deste total 72% eram profissionais do setor de saúde e nutrição (nutricionistas, médicos, professores de educação física e professores universitários) e 28% eram estudantes universitários das áreas de nutrição e atividade física.

Como patrocinadores tivemos: Instituto Gatorade, Sanavita, Integral Médica, Centrum e Parmalat. E, como apoiadores, tivemos: ADA - American Dietetic Association (USA), The Nutrition Society (England) e CBTms – Conselho Brasileiro de Telemedicina/FMUSP – Faculdade de Medicina da USP. Como expositores, além dos próprios patrocinadores, tivemos: Becel, American Dietetic Association, Conselho Brasileiro de Telemedicina, Red Bull , Suprasoy , Ed. Varela e Nutrição em Pauta.
Exposição
 


Mesa Diretora

A Comissão dos Trabalhos Científicos, formada pela Prof. Dra. Ana Maria Pita Lottenberg, Prof. Dra. Nelzir Trindade Reis, Prof. Dr. Ricardo Coelho, Prof. Dr. Roberto Carlos Burini e Dra. Sibele B. Agostini, escolheu o Melhor Trabalho Científico recebido pelo Congresso: “Pão Enriquecido com Ferro na Prevenção da Anemia de Crianças Matriculadas em Creches da Prefeitura do Município de São Paulo”, de Vellozo, E.; Fagioli, D.; Silva, R. - Assessoria de Programas Estratégicos em Nutrição e Saúde – APENS; Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo – SEMAB/PMSP; São Paulo; Brasil.
Este trabalho foi apresentado pela Dra. Eliana Pereira Vellozo como Tema Livre. Foram recebidos mais de 100 trabalhos, dos quais 40 foram aprovados para apresentação como Poster e os 3 melhores para apresentação como Tema Livre.
O Prêmio foi oferecido pelos Laboratórios Wyeth (Centrum) e possibilitará a participação da vencedora em um Congresso da Núcleo/Nutrição em Pauta, realizado em 2004, de sua escolha, com as despesas de transporte, hotel e inscrição pagas.

Entrega do Prêmio Centrum de Melhor Trabalho Científico

Foram também realizados dois cursos Pré-Congresso: “Nutrição Clínica: Implicações Clínicas e Nutricionais nas Deficiências e Excessos de Vitaminas e Minerais”, no Hotel Transamérica International Plaza, com a Prof. Dra. Nelzir Trindade Reis e o Prof. Dr. Ricardo G. Coelho e “Nutrição Esportiva: Treinamento de Força na Promoção da Saúde e Longevidade”, no Hotel Inter-continental, com o Prof. Dr. José Maria Santarém, Prof. Dr. Melvin Willians, Prof. Dr. Roberto Carlos Burini e Dr. Euclésio Bragança.

Além do Workshop “Nutrição e Atividade Física na Educação Fundamental e Média”, realizado no Centro de Convenções Rebouças, dentro do 1o Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, com a Prof. Dra. Ana Maria Pita Lottenberg, Prof. Dr. José Maria Santarém, Dra. Lúcia Cristina Zanella e Dr. Euclésio Bragança, transmitido por videoconferência através da Rede do Saber e Secretaria da Educação para escolas de nível médio do Estado de São Paulo (80 locais).

A abertura do Congresso foi realizada por Ronald S. Moen - Chief Executive Officer da American Dietetic Association (USA), com o tema “O Papel do Profissional de Nutrição na Promoção da Saúde e na Prevenção das Doenças”.

Os principais temas discutidos no Módulo I - Nutrição e Saúde Pública foram: “Transições Nutricionais para o Próximo Milênio (A Abrangência da Desnutrição e da Obesidade)” com o Prof. Dr. Mauro Fisberg, “A Atuação da FAO no Projeto Fome Zero” com José Tubino (Representante no Brasil da FAO) e “Impacto da Biotecnologia e Engenharia Genética na Produção de Novos Alimentos” com o Prof. Dr. Aluízio Borém.

No Módulo II - Nutrição Clinica, tivemos “Interações Precoces Hormônio-Nutrientes: Implicações nas Doenças Degenerativas dos Adultos” com a Prof. Dra. Joy Dauncey (England), “Fitonutrientes: Evolução de Conceitos de Nutrientes para Proteção e Prevenção. Reflexões sobre Fitoquímicos de Frutas e Verduras como Antioxidantes e Redutores de Risco de Enfermidades Degenerativas para melhor Qualidade de Vida de Idosos” com a Prof. Dra. Rebeca C. de Angelis, “O Papel dos Fatores Genéticos na Origem da Obesidade – Ênfase em Receptores Nucleares” com a Prof. Dra. Ana Maria Pita Lottenberg e “Alimento Funcional à Base de Soja vs Terapia de Reposição Hormonal: Estudo Clínico de Mulheres na Menopausa” com a Dra. Esther Laudanna.

No Módulo III - Nutrição Esportiva, “Nutrição e Exercício na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida” com o Prof. Dr. Roberto Carlos Burini, “Suplementos Esportivos Dietéticos: O Que Funciona e o Que Não Funciona?” com o Prof. Dr. Melvin Williams (USA), “Exigências Metabólicas nas Diversas Modalidades Esportivas – Quando é Necessário Suplementar?” com o Prof. Dr. Antonio Herbert Lancha Junior , “Exercício, Metabolismo Protéico e Crescimento Muscular” com o Dr. Pedro Reinaldo Garcia (Venezuela) e “Os Efeitos da Reposição de Líquidos na Saúde e Performance Durante o Exercício (Atividade Teórico-Prática)” com Gerseli Angeli.

E, no Módulo IV - Nutrição Hospitalar, “Nutrição, Alcoolismo e Alterações Patológicas” com a Prof. Dra. Nelzir Trindade Reis, “Nutrição e Imunodeficiência (AIDS, Câncer. etc)” com a Dra. Monique Pedruzzi, “Riscos de Doenças Cardiovasculares vs. Omega 3” com o Dr. Wilson Salgado Filho e “Nutrição na 3a Idade (palestra especial usando recursos de videoconferência) com o Prof. Dr. Wilson Jacob Filho e o Prof. Dr. György Miklós Böhm.

O V Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida será realizado em novembro de 2004 em São Paulo.



Patrocinadores
 
 
Apoio
     
 
Operadora Oficial
 

0800 772 8340
 
Realização
Divulgação
   
 
 

 



III Congresso Internacional de Gastronomia
Nutrição e Qualidade de Vida


26 a 28 de junho de 2003 - Hotel Inter-Continental - São Paulo - SP
O IV Congresso Internacional de Gastronomia, Nutrição e Qualidade de Vida abordou este ano o tema "Gastronomia: A Cultura de um Povo". Em seu quarto ano o Congresso prossegue inovando, com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais, cumprindo o seu objetivo de integrar a Gastronomia e a Nutrição na busca de uma vida saudável e cheia de prazer.


Mesa Diretora

O Congresso, que já se tornou tradicional no setor, contou com a participação de 450 profissionais, sendo 380 no Congresso e 190 no Curso Pré Congresso, representando os vários estados do país: 34% do Interior de SP, 28% de São Paulo-Capital, 13% da Região Sul, 10% de MG, 7% do RJ/ES, 6% da Região Centro-Oeste e 2% da Região Norte/Nordeste.


Auditório

Dentre os vários temas discutidos destacaram-se: Gastronomia e Nutrição Integrando Culturas, Tendências da Gastronomia e Nutrição, Gastronomia Japonesa, Gastronomia Brasileira, Gastronomia Internacional, Cozinha Tradicional Francesa, Dieta Mediterrânea, Gastronomia Saudável, Alimentação Hospitalar e Projeto APPCC Mesa.


Exposição

Como palestrantes do Congresso tivemos: Dra. Silvia Cozzolino (SP), Dra. Berta Gandelman Wainstein (BA), Dra. Maria Margareth Veloso Naves (GO), Dr. Eneo Alves da Silva Junior (SP), Dra. Maria Bernadete Paulo Eduardo (SP), Dra. Anna Nicolini (Itália), Dr. AlessandroBucciarelli (Itália), Chef Patrick Martin (França), Chef David Jobert (SP), Dra. Márcia M. M. Paranaguá (BA), Dra. Andrea Jorge (SP), Dra. Maria Alice Altenburg de Assis (SC) e Eng. José Carlos Dias Reis (SP). E, como palestrantes do Curso Pré-Congresso: Dra. Márcia M. M. Paranaguá (BA) e Chef José Isael da Silva dos Santos (BA).

Dentre os vários temas discutidos destacaram-se: Gastronomia Brasileira de Norte a Sul, Segurança Alimentar, Alimentação Orgânica, Gastronomia Francesa, Gastronomia aplicada ao Turismo, Gastronomia nas Dietas Hospitalares, Dieta do Atlântico Sul vs. Dieta Mediterrânea, Novas Tecnologias e Gestão do Controle Higiênico-Sanitário.

Foram recebidos trabalhos científicos de todo o país e a Comissão de Trabalhos Científicos, formada pela Dra. Sibele B. Agostini (SP), Dra. Márcia Paranaguá (BA), Prof. Dra. Maria Helena Villar (SP), Dra. Janete Maculevicius (SP) e Dr. Enio Alves da Silva Junior (SP), aprovou 14 trabalhos, sendo 10 para apresentação como Posters e os 4 melhores para serem apresentados como Temas Livres. O trabalho vencedor foi "Modelo de Fichas Técnicas de Banco de Dados para Restaurantes Aliando A Visão Nutricional e Gastronômica" de Perez S. Correa e Wandelli A M. Mendes Monteiro, da UNIRIO - RJ.




Trabalho Vencedor

O Congresso contou ainda com várias atividades especiais, incluindo apresentações ao vivo, em uma cozinha completa montada no palco, realizadas pelo Chef Patrick Martin do Le Cordon Bleu de Paris, Chef David Jobert do Inter-Continental de São Paulo e Chef José Isael da Silva Santos da Casa do Comércio de Salvador, além de um Coquetel Temático na abertura do evento para todos os participantes.


Chef Patrick Martin e Chef David Jobert



Chef José Isael e Dra. Márcia Paranaguá

Como Patrocinadores, Apoiadores e Expositores tivemos: Le Cordon Bleu (França), BioAbruzzo (Itália), Azeite de Dende Mil, Engefood, Tramontina, 3M Food Service, Holandesa, Sococo, Sakura, Fac. Nobel, Ed. Varela, TAM Viagens e Nutrição em Pauta.

O V Congresso Internacional de Gastronomia, Nutrição e Qualidade de Vida será realizado em junho de 2004 em São Paulo.




Patrocínio e Apoio:
 
 

 

Operadora Oficial:


0800-555200
 

Realização:

 

Divulgação: