Cobertura de Eventos

 
Em 2004 realizamos quatro importantes Cursos de Atualização Científica em Nutrição nas principais capitais do Brasil. Foram mais de 3 mil profissionais da área, em todo o país, que tiveram a oportunidade de interagir com alguns dos mais importantes palestrantes do setor:

Nutrição Esportiva: Nutrição, Hidratação e Suplementação
(Brasília, Rio Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Vitória)

Prof. Dr. Antonio Herbert Lancha Junior - Doutor em Nutrição Experimental pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Pós Doutorado em Fisiologia Aplicada na School of Medicine - Washington University. Professor Titular em Nutrição Aplicada a Atividade Motora - Escola de Educação Física e Esporte da USP. Autor do livro "Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora".

Prof. Dr. Turibio Leite de Barros Neto - Especialista em Fisiologia do Exercício, Coordenador do Curso de Especialização em Medicina Desportiva da Universidade Federal de São Paulo e do Centro de Medicina da Atividade Física e do Esporte (CEMAFE da UNIFESP). Membro do Board Médico do GSSI – Gatorade Sports Science Institute

Prof. Dra. Eliane de Abreu – Nutricionista, Doutora em Ciências dos Alimentos pela USP, Professora Adjunta dos Institutos de Nutrição da UERJ e da UFRJ.

Nutrição Clínica: Insuficiência Renal, Cirurgia Bariátrica, Alimentos Funcionais e Doenças Cardiovasculares
(Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Rio Janeiro, São Paulo e Brasília)

Profa. Dra. Lilian Cuppari - Nutricionista, Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1993), Doutora em Ciência pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1998), Prof. Afiliada da Disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina desde 2002.

Profa. Dra. Kênia Mara Baiocchi de Carvalho - Nutricionista, Mestre em Ciências da Saúde, pela Universidade de Brasília - 1997; Doutora em Ciências, pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina- 2003; Professora Adjunta do Departamento de Nutrição, da Universidade de Brasília, desde 1991.

Prof. Dr. Wilson Salgado Filho - Doutor em Cardiologia pelo INCOR/HC/FMUSP, Médico da Unidade Clínica de Dislipidemias do INCOR.

Nutrição Esportiva: Metabolismo, Nutrição e Medicina da Musculação
Nutrição Esportiva: Fundamentos para o Treinamento de Musculação

(Londrina e Ribeirão Preto)

Prof. Dr. Roberto Carlos Burini - Pós Doutorado em Metabolismo e Nutrição na MIT e em Harvard (USA), Coordenador do Centro de Metabolismo e Nutrição da FMUNESP de Botucatu, Membro do American Society for Nutritional Sciences e do American College of Sports Medicine

Dra. Nailza Maestá - Nutricionista, Mestre e Doutoranda em Metabolismo e Nutrição pela FMUNESP-SP, Vice-Presidente da Associação dos Adeptos do Exercício Físico e da Nutrição para a Promoção da Saúde em Botucatu.

Prof. Dr. Edilson Serpeloni Cyrino – Professor Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Estadual de Londrina, Doutor em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Metabolismo, Nutrição e Exercício/UEL, Membro da National Strength and Conditioning Association.

Dr. Euclésio Bragança - Médico Nutrólogo, Especialista em Metabolismo e Nutrição pela FMUNESP de Botucatu, Membro da National Strength and Conditioning Association.

Nutrição Clínica: Implicações Clínicas e Nutricionais nas Deficiências e Excessos de Vitaminas e Minerais
(Salvador, Ribeirão Preto, Vitória, Goiânia, Florianópolis e Recife)

Prof. Dra Nelzir Trindade Reis – Nutricionista e Médica. Prof. Adjunta de Nutrição Clínica e Coordenadora da Pós-Graduação em Nutrição Clínica da Universidade Gama Filho. Livre Docente em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho e autora dos livros "Nutrição Clínica na Hipertensão Arterial" e "Nutrição Clínica no Sistema Digestório". Acadêmica Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar.

Prof. Dr. Ricardo G. Coelho - Doutor em Ciência da Nutrição pela UNICAMP, Professor Adjunto, licenciado, do Departamento de Nutrição Clínica e Social da Universidade Federal de Ouro Preto. Diretor do Curso de Nutrição da Universidade de Uberaba. Coordenou o Grupo de Trabalho do Ministro da Saúde, que regulamentou os Suplementos Vitamínico-Minerais. Participou do Grupo Técnico Brasileiro do Codex Alimentarius para Nutrição e Alimentos para Fins Especiais, e da equipe de representantes brasileiros na XXI Seção do Comitê Codex Alimentarius em Nutrição e Alimentos para Fins Especiais, em 1998, Berlim, promovida pela FAO/OMS.



Galeria de Fotos


Belo Horizonte

Vitória

São Paulo

Curitiba
 

 
Patrocinadores
 
            
 
Realização
Divulgação
   
 
 

 


V Congresso Internacional de Gastronomia,
Nutrição & Qualidade de Vida

 
  
Auditório Principal do Congresso no Centro de Convenções Pompéia

O V Congresso Internacional de Gastronomia, Nutrição e Qualidade de Vida, realizado de 24 a 26/junho/2004 no Centro de Convenções Pompéia em São Paulo/SP foi um sucesso, contando com 820 profissionais do setor que participaram do Congresso e dos Cursos Pré-Congresso.

Como patrocinadores, tivemos Nestlé FoodServices, Engefood, Le Cordon Bleu, Becel, Casa Valduga e Topema, além da Radio Eldorado e revista Nutrição em Pauta na divulgação do evento, e também a TAM como operadora aérea oficial. E, a Exposição de Produtos e Serviços contou com a Nestlé.




 
FoodServices, Engefood, Le Cordon Bleu, Becel, Casa Valduga, Topema, Senac, Varela, AguaDBB/Santa Bárbara, Dietwin, Atheneu, Holandesa, Gula, UniFMU, Nutrição em Pauta, Jaguacy e Josapar/Arroz Tio João.

Este ano também tivemos a exposição Sabores da França, realizada através de 16 posters, mostrando a gastronomia e os hábitos alimentares dos Franceses.


Exposição de Produtos e Serviços no Centro de Convenções Pompéia

Comissão Científica do Congresso e Vencedora dos Temas Livres

Foram ainda apresentados 45 posters e 3 temas livres, sendo que o vencedor do Prêmio de Melhor Trabalho Científico Apresentado foi Jomori, M.M. da UFSC - Florianópolis/SC, cujo prêmio inclue despesas de inscrição, avião e hotel para um Congresso da Núcleo/Nutrição em Pauta, a escolher, realizado no Brasil entre julho/2004 e dezembro/2005. A comissão científica que avaliou os trabalhos contou com: Dra Sibele B. Agostini, Dra. Maria Helena Villar e Dra. Márcia M. M. Paranaguá.

Quanto ao tão esperado Jantar de Gala, realizado no Hotel Inter-continental pelos Chefs do Le Cordon Bleu da França, estiveram presentes 150 participantes do congresso e convidados especiais, que usufruiram deste momento saboreando o melhor da alta gastronomia francesa com música ao vivo.

Vale destacar a excepcional abertura do Congresso, feita pelo Dr. Jean-Pierre Poulain (Antropólogo; Professor da Université de Toulouse Le Mirail, Toulouse, France; Coordenador do Centre d’Etude du Tourisme et des Industries de l’Accueil - CETIA e da Cellule Recherche Ingénierie Tourisme, Hôtellerie, Alimentation - CRITHA; Membro do C.E.R.S. - Centre d’étude des rationalités et des savoirs), que situou a Gastronomia e a Nutrição no contexto histórico, social e cultural da atualidade.


Jantar de Gala realizado no Intercontinental Hotel


Jury e Finalistas do I Concurso de Receitas
Le Cordon Bleu Brasil

Também, chamou muito a atenção dos participantes a brilhante apresentação prática realizada pelo Chef Jean-Claude Boucheret, do Le Cordon Bleu da França, na cozinha especialmente montada no palco do auditório.

Com relação ao I Concurso de Receitas Le Cordon Bleu no Brasil foram escolhidos cinco finalistas, que após prepararem os seus pratos para degustação pelo Juri, receberam a seguinte premiação:
  • 1o lugar - Marcio Seiji Maehana do Senac - Campos Jordão/SP com a receita "Cerâmica Marajoara no Caldo de Tucupi" - Curso de uma semana no Le Cordon Bleu da França com despesas de transporte, alimentação e estadia inclusas, Jogo de Facas e Livros de Cozinha, Confeitaria e Vinhos do Le Cordon Bleu
  • 2o lugar - Fernanda Fittipaldi da Anhembi-Morumbi - São Paulo/SP com a receita "Torre Tropical" - Jogo de Facas e Livros de Cozinha, Confeitaria e Vinhos do Le Cordon Bleu
  • 3o lugar - Diogo Romera da UNISUL - Florianópolis/SC com a receita "File de Frango Recheado com Cogumelos Refogados Guarnecidos com Purê de Batata Salsa e Legumes no Vapor" - Livros de Cozinha, Confeitaria e Vinhos do Le Cordon Bleu
  • 4o lugar - Eduardo Avelar Jacinto da UNISUL - Santa Catarina/SC com a receita "Torre de Vitela com Caju Grelhado e Crosta de Coentro ao Molho de Jabuticaba (Vitela da Ilha à Açoriana)" -um livro e um avental do Le Cordon Bleu
  • 5o lugar - Isabella Culhari da FSP/USP - São Paulo/SP com a receita "Frango à Imperatriz" - um livro e um avental do Le Cordon Bleu

    O Juri deste concurso foi formado por:

  • Dra. Maria Helena Villar - Nutricionista (Anhembi-Morumbi)
  • Dra. Maurea E.M.S. Boulos - Nutricionista (Coseas/USP)
  • Dra. Sibele B. Agostini - Nutricionista (Nutrição em Pauta)
  • Chef Jean-Claude Boucheret (Le Cordon Bleu)
  • Chef Frederic Deshayes (Le cordon Bleu)
  • Chef David Jobert (Inter-continental Hotel)

    Contamos com todos novamente no VI Congresso Internacional de Gastronomia, Nutrição e Qualidade de Vida, que será realizado em junho de 2005 no Centro de Convenções Pompéia em São Paulo/SP.

 
Patrocinadores
 
 
Transportadora Aérea Oficial
Operadora Oficial
   

0800 772 8340
 
Realização
Divulgação
   
 
 

 

V Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade & Qualidade de Vida



“Estratégias em Nutrição: Evoluindo para o Futuro”
25 - 27 / Novembro / 2004 - Centro de Convenções Pompéia - São Paulo / SP
 
Em sua quinta edição, o Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida foi realizado com o apoio e a presença da American Dietetic Association, dos EUA, e da Nutrition Society, da Inglaterra. As principais estratégias em Nutrição foram abordadas, visando a sua evolução para o futuro e englobando os temas de Nutrição e Saúde Pública, Nutrição Clínica, Nutrição Esportiva e Nutrição Hospitalar.

Neste ano de 2004, o Congresso passou a ser realizado no Centro de Convenções Pompéia, continuando a crescer e inovar, sempre com o objetivo de obter qualidade de vida e longevidade através da nutrição e da atividade física. Mais de 800 profissionais e estudantes do setor participaram do Congresso e dos Cursos Pré-Congresso, vindos de todo o país: 63% SP, 9% RJ, 6% MG, 2% ES, .8% Região Sul, 5,5% Região Centro-Oeste, 4,5% Região Norte e 2% Região Nordeste.


Exposição de Produtos e Serviços

  
  Auditório


Também, tivemos dois importantes prêmios oferecidos no Congresso: Prêmio Centrum de Nutrição Clínica, cujo vencedor foi Luciene Venâncio da UNESP de Botucatu com o trabalho “Efeitos da Suplementação Vitamínica de Ácido Fólico, Vitamina B12 e Vitamina B6 sobre a Concentração de Homocisteína em Indivíduos Portadores de Doença Arterial Periférica” e Prêmio Integral Médica de Nutrição Esportiva, cujo vencedor foi Gislaine F. Melo da Universidade Católica de Brasília com o trabalho “Métodos Mais Utilizados em Academias do Distrito Federal para Avaliação de Composição Corporal”.

            Prêmio Centrum de Nutrição Clínica                         Prêmio Integral Médica de Nutrição Esportiva

Várias empresas do setor participaram do Congresso expondo seus produtos e serviços em uma área de mais de 1.100m2: Nestlé Nutrição, Gatorade, Centrum (Wyeth), Integral Médica, Becel, Slim-Fast (Unilever), Juice Plus (NSA Brasil), Novartis, Boehringer, Advanced Nutrition, TBW, Cardiomed, SupraSoy (Josapar), Cyberform, Aplacom, Probiótica ,Thais Aguiar, Secretaria da Saúde do E.S.P., Revista Gula, Editora Varela, Revista Nutrição em Pauta, EPM/UNIFESP, Quaker, Batavo, ÁguaDBB e Sawaya, além do apoio da TAM e Radio Eldorado.

A abrangente Programação Científica do Congresso contou com

Cursos Pré-Congresso
(Estratégias Nutricionais Associadas à Prática de Exercícios Físicos para o Emagrecimento e Hipertrofia Muscular; Nutrição na Criança e no Adolescente; Nutrição Clínica: Tópicos Avançados em Interações Nutricionais; Nutrição e Exercício Físico na Prevenção e Tratamento da Síndrome Metabólica).

Conferências Internacionais
(Dieta, Expectativa de Vida e Doenças Crônicas, com o Dr. Gary Fraser da California - Estados Unidos; Estratégias de Mudança de Comportamento para Promover um Estilo de Vida Saudável, com a Dra. Patricia Vasconcellos da American Dietetic Association de Boston - Estados Unidos; A Dieta pode Incrementar o Rendimento Esportivo?, com a Prof. Dra. María de Lourdes Mayol Soto do México).

Conferências Especiais
(Promovendo Saúde com Qualidade de Vida - Uma Experiência no Everest, com Ricardo De Marchi, fundador da ABQV - Associação Brasileira de Qualidade de Vida; Race Across America: Cruzando os USA sobre 2 Rodas, com Ronaldo Mattar, ciclista do Race Across America 2004),

Conferências Nacionais
(Consumo Alimentar: Como Avaliar a Qualidade?; Aumento da Obesidade na Adolescência: Como e Quando Intervir?; Entendendo a Indicação de Fibras: da Bioquímica à Prática Clínica; Sobrecarga Protéica como Causa de Disfunção Renal; Aplicações Práticas das Recomendações Nutricionais (DRIs); Prebióticos, Probióticos e Simbióticos - Uma Abordagem Clínica; Treinamento para Populações Especiais (Hipertensos, Obesos, Diabéticos, Idosos, etc); Novas Abordagens em Suplementação Nutricional e Rendimento Esportivo; Terapia Nutricional na Doença Hepática Crônica em Crianças).

Temas Livres – Nutrição Esportiva
(Estado Nutricional e Consumo Alimentar de Meninos de 7 A 10 Anos que Praticam Futebol.- Consumo Alimentar de Maratonistas em Treinos; Efeito do Consumo de Diferentes Proporções de Nutri Whey Protein Adicionado a Alimentos Regionais (Nordeste Brasileiro) por Ratos Submetidos à Natação; Ingestão de Vitaminas A, E e C por Atletas que Participam do Programa de Nutrição Desportiva da Clínica-escola de Nutrição do Centro Universitário FEEVALE; Avaliação Dietética e Antropométrica de Jogadores Profissionais de Futebol de Campo; Ingestão de Micronutrientes de Adolescentes Atletas de Uma Equipe Paulistana de Nado Sincronizado; Uso Atual, Uso Prévio e Intenção de Uso de Suplementos Dietéticos entre Praticantes de Atividade Física em Academia Universitária da Cidade de São Paulo; Consumo de Suplementos Nutricionais por Praticantes de Musculação em Academias de Goiânia; O Impacto do Marketing no Uso de Suplementos Alimentares, por Freqüentadores de Academia da Cidade de Maringá; Métodos mais Utilizados em Academias do Distrito Federal para Avaliação de Composição Corporal; Avaliação do Consumo Hídrico de Atletas de Corrida de Aventura em Provas de Curta Duração. Avaliação do Balanço Hídrico de um Grupo de Atletas da Categoria Juvenil de um Time de Futebol).

Temas Livres – Nutrição Clínica
(O Impacto do Uso Crônico de Fármacos em Portadores de Doenças Degenerativas de Origem não Contagiosa sem Orientação Nutricional Precoce; Efeito da Maçã Gala (Malus Domestica Borkh) na Lipidemia de Ratos Hipercolesterolêmicos; Resposta Imunológica Humoral em Camundongos Imunizados Através das Rotas Oral, Nasal e Subcutânea com Isoflavonas; Teste de Olfato e Paladar na Avaliação Nutricional Multiprofissional em Idosos Saudáveis; Avaliação da Composição Corporal Inicial de Adultos Participantes de Projeto de Mudança do Estilo de Vida; Efeito do Polvilho da Solanum Lycocarpum em Ratos Portadores de Diabetes Mellitus; Trabalho de Campo: Programa de Educação Para a Saúde de Atendimento Domiciliar em Um Estilo de Vida Saudável; Anemia Ferropriva em Crianças de 1 A 5 Anos Internadas com Pneumonia: Avaliação de Esquema Terapêutico com Suplemento de Ferro Hematínico Comparado ao Sulfato Ferroso; Efeito de Um Produto Fermentado de Soja Suplementado Com Isoflavonas Sobre a Adiposidade e Metabolismo Lipídico em Ratos Jovens.; Papel Funcional do Suco de Laranja Sobre o Perfil Lipídico em Homens Adultos Normolipidêmicos; Efeito de Probióticos Sobre a Incidência de Complicações Pós-Operatórias e na Resposta Imunológica em Operações do Trato Gastrintestinal;Efeitos da Suplementação Vitamínica de Ácido Fólico, Vitamina B12 e Vitamina B6 sobre a Concentração de Homocisteína em Indivíduos Portadores de Doença Arterial Periférica) e 80 Posters selecionados em Nutrição Clínica e Nutrição Esportiva.

Outra inovação deste ano foi a criação do Guia Turístico do Congresso com informações Turísticas/Culturais da região incluindo hotéis, restaurantes, baladas, lojas, museus, passeios, etc.

O VI Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida será realizado em São Paulo no Centro de Convenções Pompéia de 27 a 29/out/2005.



 
Patrocinadores
 
 
 
Apoio
   
 
Transportadora Aérea Oficial
Operadora Oficial
   

0800 772 8340
 
Realização
Divulgação