Estado Nutricional de Crianças e sua Relação com o Desempenho Escolar
 

Nutrition State Children and its Relationship with the Performance School


Profa. Dra. Fabiane Araújo Sampaio -  Nutricionista,  Mestre em Ciências e Saúde/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.

Profa. Dra. Magnólia de Jesus Sousa Magalhães –  Nutricionista, Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.

Gilberto Medeiros Teixeira Júnior ; Amanda Cibelle de Souza Lima; Josanne Christine Araújo Silva   - Acadêmicos do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.

Palavras-chave – criança, estado nutricional, estudantes.
Keywords: child, nutritional status, students.

Recebido – 10/11/2015 aprovado – 30/11/2015
RESUMO:
Introdução: O estado nutricional influencia o crescimento e desenvolvimento cognitivo infantil, consequentemente o desempenho escolar. Objetivo: Avaliar o estado nutricional e sua relação com o desempenho escolar de 50 escolares. Resultados: Os indicadores P/I e E/I revelaram eutrofia de 100 % para as meninas e de 96% e 93% para os meninos.  Enquanto que o indicador IMC/I diagnosticou 7% dos meninos com magreza e 19% das meninas com sobrepeso, sem diferenças entre os sexos em relação a idade, peso, altura e IMC. Discussão: Os dados do estudo são relevantes porque foram comparados com o novo padrão de crescimento da Organização Mundial da Saúde que representa a população mundial e possui credibilidade junto à comunidade científica, embora existam poucos trabalhos que o utiliza. Conclusão: Apesar da prevalência de eutrofia, a ingestão dietética apresentou-se inadequada, e o presente estudo não revelou correlação entre as variáveis.

ABSTRACT
Introduction: Nutritional status affects child growth and cognitive development, consequently school performance. Objective: To evaluate the nutritional status and its relationship with the school performance of 50 students. Results: The indicators W / A and H / A showed normal weight of 100% for girls and 96% and 93% for boys. While the BMI / A index 7% of boys diagnosed with malnutrition and 19% of girls overweight, with no gender differences in age, weight, height and BMI. Discussion: The study data are relevant because they were compared with the new growth pattern of the World Health Organization that represents the world's population and has credibility with the scientific community, although there are few studies that use it. Conclusion: Although the prevalence of normal weight, dietary intake showed to be inadequate, and this study did not show correlation between variables.

 

 
Autores
 
Francisca Luanna da Cunha Medeiros
Acadêmica do curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA.
Gilberto Medeiros Teixeira Júnior; Amanda Cibelle de Souza Lima;
Acadêmicos do Curso de Bacharel em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil.
Profa. Dra. Fabiane Araújo Sampaio
Nutricionista - Mestre em Ciências da Saúde/UFPI, docente TP do Curso de Bacharelado em Nutrição da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA, Caxias, MA, Brasil

 
Os autores estão em ordem alfabética. Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição dez/2015