Rice and beans production in “show kitchen” for better consumption and satisfaction of self-service restaurant clients
palavras-chave: arroz, feijão, consumo, satisfação
keywords: rice, beans, consumption, satisfaction
resumo
O estudo experimentou a produção de arroz e feijão em “cozinha-show” para alcance dos atributos de comida caseira e excelência sensorial. Objetivos: verificar se o novo modo de preparo atendia às expectativas da clientela e se o consumo de arroz e feijão ampliava-se. Métodos: os clientes foram entrevistados para conceituarem comida caseira e quais alimentos fariam parte deste conceito. A produção de arroz e feijão em “cozinha-show” foi implementada em restaurante autosserviço para avaliações sensoriais, alterações no consumo, viabilidade e aceitabilidade. Questionários: foram aplicados a comensais cativos e foram comparadas médias de consumo per capita nos preparo tradicional e em “cozinha-show”. Resultados: a clientela avaliou negativamente as refeições de restaurantes de autosserviço, os quais não oferecem uma refeição tipicamente caseira. Conclusão: o preparo testado de arroz e feijão é viável e foi aprovado pela clientela. Houve aumento do consumo per capita de arroz e feijão e diminuição das sobras.
abstract
This research implemented rice and beans preparation at a “show kitchen” to provide to such side dishes home-made characteristics and sensorial excellence. Objectives: to verify if the new style of preparation would better fit the client’s needs and if there would be an increment in the consumption of rice and beans. Methods: clients were interviewed to conceptualize home-made food and list which type of food would satisfy such concept. The rice and beans preparation at a “show kitchen” was implemented at an auto-service restaurant to evaluate sensorial characteristics, consumption, viability and acceptance. Regular clients were surveyed and per capita consumption means for traditional preparation style and “show-kitchen” style were compared. Results: the clientele rated auto-service meals negatively, as this type of restaurant does not offer home-style meals. Conclusion: The live preparation of rice and beans proved to be viable and was approved by clients. There was a per capita increase of both dishes, resulting in a decrease of leftovers.
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo é um resumo. O artigo em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição Nov/Dez/2010
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074