Development of a Game of School Nutrition Education: A Focus on Food of Northeast Region
Palavras-chave: Educação em saúde; Educação alimentar e nutricional; Nutrição da criança
Keywords: Health education; Food and nutrition education; child nutrition.
RESUMO
Introdução: A educação nutricional ainda na infância é de grande valia para a formação do conhecimento sobre alimentação saudável, pois é a época de descobertas em que a criança se encontra mais propensa à aprendizagem e os hábitos exercidos nesta fase tendem a prolongar-se até a vida adulta. Objetivo: Elaboração de um jogo educacional que estimule a aprendizagem de crianças na fase escolar sobre as boas práticas alimentares focando em alimentos da região Nordeste. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter educativo no campo nutricional, capaz de oferecer maior conhecimento sobre os alimentos da região Nordeste. Resultados: Foi elaborado um jogo de tabuleiro com 11 casas/etapas que seguiam uma sequência lógica do ponto de partida até a chegada incluindo perguntas de múltipla escolha sobre as frutas regionais do Nordeste e frases de interação com a criança a fim de fazê-la descrever as caracter&iacuGigliely Gonçalves de Sousa te;sticas sensoriais do alimento e sua opinião sobre ele. Discussão: Uma das estratégias que mais contribuem para a promoção da saúde é a combinação de apoio educacional e ambiental, envolvendo dimensões não só individuais, como organizacionais e coletivas, buscando atingir ações e condições de vida conducentes à saúde. Conclusão: A elaboração deste jogo condiz com a necessidade emergente de estratégias que visem educar de forma lúdica crianças em fase de aprendizado. Além disso, a abordagem das frutas regionais reflete a valorização da cultura local assim como é um veículo de facilitação da futura execução dos conhecimentos obtidos.
.
ABSTRACT
Introduction: The nutritional education still in child hood is of great value for the formation of knowledge about healthy diet, because this is the time of discoveries in which the child is more prone on learning and habits exercised at this stage tend to extend into adulthood. Objective: Preparation of an educational game to encourage the learning of children at school age on good feeding practices focusing on the Northeast food. Methodology: This is an educational character study in the nutritional field, able to offer greater knowledge about the food in the Northeast. Results: A board game was prepared with 11 houses/steps that followed a logical sequence of point of departure until the arrival including multiple choice questions about the regional fruits of the Northeast and phrases of interaction with the child in order to do it describe the sensory characteristics of the food and your opinion on it. Discussion: One of the strategies that most contribute for health promotion is the combination of educational and environmental support, involving not only individual dimensions, but organizational and collective dimension, seeking to achieve actions and living conditions conducive to health. Conclusion: The preparation of this game is consistent with the emerging need for strategies to educate children in the learning phase through playful. Moreover, the approach of regional fruit reflects the appreciation of the local culture as well as a facilitating vehicle of further implementation of knowledge obtained.
Recebido – 14/4/2016 aprovado – 20/6/2016
Autores
Os autores estão em ordem alfabética
Este artigo eletrônico é um resumo. O artigo eletrônico em sua íntegra pode ser encontrado na revista Nutrição em Pauta, edição eletrônica de Jul/2016
Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP
contato@nutricaoempauta.com.br
11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074