Analysis of Sensory and Affective Characteristics of Functional Granola without Added Sugar
Palavras-chave: Fibras, alimento funcional, alimentos fortificados, tecnologia de Alimentos
Keywords: Fibers, functional food, food, fortified, food technology
RESUMO
Os alimentos funcionais possuem inúmeros benefícios associados ao seu consumo, dentre eles os compostos por fibras alimentares trazerem benefícios a saúde gastrointestinal. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma granola diet com características funcionais. Foi desenvolvida análise sensorial discriminativa pareada, afetiva em escala hedônica de 9 pontos e de intenção de consumo e compra em escala hedônica de 7 pontos. A população foi constituída por 50 provadores não treinados, de faixa etária variada e de ambos os sexos. Foi identificado que o produto desenvolvido nos testes pareados obteve média geral de aceitação igual a 42 respostas, obtendo resultado inferior ao do produto convencional que obteve 58. Na analise afetiva a granola produzida obteve medias superiores a 8,7. Na análise de mercado foi identificado alto potencial de mercado obtendo medias superiores a 6,46 nos quesitos avaliados em escala de 7 pontos. Conclui-se que este produto poderá beneficiar uma classe de pessoas que necessita ou prefere consumir alimentos que tragam benefícios à saúde.
ABSTRACT
Functional foods have innumerable benefits associated with their consumption, including those composed of dietary fibers that bring benefits to gastrointestinal health. The present study aims to develop a granola diet with functional characteristics. Discriminatory sensory analysis was developed for affective, hedonic scale of 9 points and intention of consumption and purchase in hedonic scale of 7 points. The population consisted of 50 untrained tasters of varied ages and of both sexes. It was identified that the product developed in the paired tests obtained a general acceptance mean equal to 42 responses, obtaining a lower result than the conventional product that obtained 58. In the affective analysis the granola produced obtained averages higher than 8.7. In the market analysis, a high market potential was identified, obtaining averages above 6.46 in the items evaluated in a 7 point scale. It follows that this product may benefit a class of people who need or prefer to consume foods that bring health benefits.
Autores
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