1747 artigos encontrados em Notícias
Aproveite os legumes e verduras do mês de fevereiro

Em fevereiro, não deixe de consumir as verduras e legumes que podem ser encontrados com mais facilidade nos supermercados, feiras, sacolões e varejões nesta época. Durante a safra, esses alimentos concentram mais nutrientes e podem trazer ainda mais saúde para as refeições.

Berinjela
É originária da Índia, mas se adapta bem ao cultivo em climas tropicais. É rica em água e potentes antioxidantes que atuam no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce das células e doenças do coração, além de ajudarem no controle do colesterol. Apresenta vitaminas C, B1, B2 e B6 que favorecem o bom funcionamento do sistema imunológico, o equilíbrio hormonal e a função hepática.
A berinjela também é fonte importante de minerais, como o cálcio, fósforo e ferro, que contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. Como o legume é rico em fibra alimentar, ele aumenta a sensação de saciedade e auxilia na melhoria do trânsito intestinal. Com baixo valor calórico, a berinjela é considerada uma boa aliada nas dietas.

Rúcula
A rúcula é uma verdura de origem asiática e possui uma série de substâncias benéficas à saúde, entre elas destacam-se as vitaminas A, C e K, que colaboram para o fortalecimento da imunidade, a saúde dos olhos, pele, ossos e dentes, a prevenção de alguns tipos de câncer pelo alto poder antioxidante.
Pesquisas também indicam que o consumo regular de vegetais verde escuros podem proteger o fígado de doenças hepáticas. Além de todos esses benefícios, a rúcula ainda é um alimento considerado boa fonte de ferro, potássio, manganês e fósforo, todos os minerais essenciais para o funcionamento do organismo.

Milho verde
O milho é um cereal muito popular, constituindo a base alimentar de várias culturas. O alimento é rico em carboidratos, o que o torna uma importante fonte de energia. Seu alto teor de fibras auxilia no aumento da saciedade, no bom funcionamento intestinal, no controle da glicemia e no equilíbrio do colesterol. A presença de vitaminas do complexo B beneficia a boa função neurológica. É um produto bastante versátil, utilizado em preparações tanto doces quanto salgadas e é capaz de preservar suas propriedades na forma in natura e processada.

Lasanha de berinjela

Recheio
Ingredientes
1 cebola pequena (100g)
2 dentes de alho grandes (12g)
1 tomate grande (200g)
400g de queijo branco
2 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho (20g)
3/4 xícaras (chá) de leite desnatado (180ml)
2 ramos de salsinha (12g)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (30ml)
500g de patinho moído
1/2 colher (chá) de sal (3g)

Modo de Preparo
Descasque, lave e pique a cebola em cubos pequenos e reserve. Descasque, lave e esprema o alho e reserve. Lave, retire as sementes e pique o tomate em cubos pequenos e reserve. Rale o queijo branco e reserve. Dilua o amido de milho no leite e reserve. Lave e pique a salsinha e reserve. Em uma panela média, doure o alho e a cebola no azeite, em seguida acrescente a carne moída e o sal e deixe refogar por 5 minutos, em fogo médio. Acrescente o tomate e o amido diluído, cozinhe até engrossar. Apague o fogo e adicione a salsinha.

Montagem
Ingredientes
2 berinjelas médias (1Kg)
Azeite para untar

Modo de preparo
Lave e corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento e reserve. Forre o fundo de uma forma retangular (20x30cm) com papel alumínio, unte com azeite e disponha as fatias de berinjela por toda a forma. Coloque metade do recheio por cima da berinjela e polvilhe metade do queijo branco, repita as camadas, finalizando com o queijo branco. Leve para assar a 180C° por 40 minutos ou até que esteja bem assada.

Rendimento: 12 porções

Peso da porção: 120g

Valor calórico da porção: 225 kcal

Tempo de preparo: 2h

Fonte
Nutricionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores