1787 artigos encontrados em Notícias
Consumo de orgânicos e sua importância para a sustentabilidade

Você conhece os benefícios de optar por orgânicos na hora das compras?

A importância do consumo diário de frutas e vegetais já está bem clara, mas você sabe por que devemos priorizar suas versões orgânicas? É o que vamos discutir a seguir. Alimentos orgânicos são cultivados de maneira sustentável, livres de adubos químicos, aditivos sintéticos, hormônios e agrotóxicos. Dessa forma, não oferecem resíduos tóxicos, sendo considerados mais seguros para nossa saúde. Além disso, esse tipo de agricultura não é um processo benéfico apenas para o consumidor, mas também para as atividades biológicas do solo, já que preserva a biodiversidade e os ciclos naturais, respeitando a terra, a fauna e a flora, sem agredir o meio ambiente.

Benefícios:

A agricultura orgânica respeita também a sazonalidade, ou seja: a época propícia para o plantio de determinados alimentos. Com isso, frutas e legumes mais nutritivos e saborosos são cultivados, além de serem mais baratos se estiverem na sua safra. Quando o assunto é segurança alimentar, os orgânicos podem evitar crises alérgicas e respiratórias relacionadas aos agrotóxicos, distúrbios hormonais, problemas neurológicos, entre outros. Sempre é importante salientar que o uso indiscriminado de agrotóxicos traz inúmeros malefícios, enquanto os orgânicos podem ser a solução para estes problemas.

Saúde do solo e região:

Na agricultura convencional, com o passar do tempo, o solo vai perdendo a sua fertilidade. Já na agricultura orgânica, isso não ocorre pois o solo é enriquecido e protegido com matéria orgânica. Dessa forma, as gerações futuras ainda conseguirão usufruir da terra e seus benefícios. Também vale lembrar que a qualidade do ar e da água são afetados com o uso excessivo de agrotóxicos.

Valorização:

Com tantos benefícios, ainda não se imagina toda a escala de produção que está por trás da agricultura orgânica. Ela necessita de mais terra para plantio e mão de obra, apresentando também maior risco de perdas devido às pragas. Assim, torna-se essencial a valorização deste trabalho através de incentivos aos agricultores.

Por fim, estudos recentes demonstram que o consumo de orgânicos vem crescendo como uma tendência mundial, o que indica que os consumidores têm se preocupado com a qualidade de seus produtos, impactos ao meio ambiente e riscos à saúde, além dos valores éticos no processo produtivo e a valorização dos produtores e trabalhadores rurais.

Portanto, sempre que possível, opte por comprar em feiras orgânicas de sua cidade, incentive hortas comunitárias no seu condomínio ou até mesmo plante seus próprios temperos em casa. Qualquer mudança faz a diferença e a sua saúde e o meio ambiente agradecem.

REFERÊNCIAS:
1)    https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_2538.pdf
2)    https://www.portaldoagronegocio.com.br/ecologia/organico/noticias/consumo-de-alimentos-organicos-cresce-mais-de-50-no-brasil

Nutricionista Júlia Sommer Canabarro - Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas, pós-graduanda em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS, capacitada em Nutrição Hospitalar pelo HCPA. Trabalhou em clínicas de estética, e atualmente atende em consultório o público que busca emagrecimento por meio de reeducação alimentar e uma nutrição mais gentil e integrativa. Além disso, faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Nutricionista Bettina Del Pino - Formada em Nutrição pela PUCRS e Pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pelo IPGS. Atende em consultório desde 2016 atuando na área de nutrição esportiva com foco em emagrecimento por meio de uma abordagem mais comportamental. Bettina Del Pinho trabalha com grupos de emagrecimento e reeducação alimentar, desmistificando a ideia de dieta restritiva e evitando o terrorismo nutricional. Faz parte da equipe de Nutricionistas do Dietbox atuando na área de Customer Experience.

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores