1853 artigos encontrados em Notícias
Médico ortopedista faz alerta a quem pretende começar a praticar atividades físicas

Todo início de ano é a mesma coisa, além de pular as sete ondinhas e realizar simpatias para obter sucesso, as pessoas fazem listas de desejos e promessas para o ano que se inicia, e entre as mais comuns está o início de uma dieta e a prática de atividade física. Porém antes de iniciar qualquer prática, é fundamental que o “atleta do futuro” saiba como está a sua saúde.

É muito importante que quem se propõe a realizar alguma atividade física procure, antes de tudo, um médico para garantir que a saúde está em dia e para evitar surpresas também recomenda às pessoas que prometeram a si mesmas que vão levar uma vida mais saudável neste novo ano, que procurem conhecer seu corpo e seus limites. Consultar um profissional para adequar a dieta e um ortopedista para saber qual a condição física do seu corpo, ossos, músculos, tendões e ligamentos é muito importante. A atividade física só funciona bem quando o seu organismo está apto como um todo para qualquer prática esportiva.

Agora vai!
Se você prometeu se cuidar mais este ano, é bom ter em mente que a atividade física deve ser feita de maneira gradual, e que você não vai eliminar quilos ou ganhar músculos do dia para a noite. Muitas vezes, as pessoas iniciam com atividades de alto impacto, querendo perder rapidamente o peso que levaram anos adquirindo, ou então, querem ganhar músculos de um profissional em pouco tempo. Isso é muito perigoso, pois pode causar lesões e traumas que em um curto espaço de tempo tenham indicação cirúrgica.

Para manter-se longe de lesões, além de uma consulta médica inicial para conhecer sua saúde, é fundamental que seja escolhida uma atividade física de intensidade leve a moderada para iniciar. Além de escolher um esporte ou uma prática que a pessoa tenha mais afinidade, é recomendável que antes de tudo seja realizada uma consulta médica, um check-up para evitar surpresas, principalmente se há um histórico de um passado sedentário. Outra dica importante é ir evoluindo na atividade física, nada de pegar pesado de imediato, dessa forma, é mais fácil evitar lesões.

Outro fator importante para que a atividade física não fique pelo caminho e para que o objetivo seja atingido é inserir a prática na sua rotina. Quando nos comprometemos com um propósito  e nos condicionamos a realizar uma atividade física, é importante que ela esteja presente no calendário de forma permanente, sem escorregões e fugas. Reserve um horário para cuidar da sua saúde e, se possível, convide um amigo ou familiar para que pratiquem juntos e ao longo do tempo observem a evolução de ambos. Ter uma companhia para esse tipo de atividade faz toda a diferença e é responsável também por manter a motivação. Assim, além de tornar-se um hábito, fica mais difícil de desistir.

Fonte
Dr Renato Raad - Médico ortopedista, traumatologista, formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná. Especialização em ortopedia e traumatologia (SBOT). Atualmente é Chefe do Departamento de Ortopedia do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR) e Membro da Equipe de Ortopedia e Traumatologia e Chefe do Departamento de Trauma do Hospital do Trabalhador, também em Curitiba (PR).

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores