2010 artigos encontrados em Notícias
Não Renuncia à Creatina Antes do Treino? Médico Alerta ao Uso Indiscriminado

Usados sem indicação médica o uso incorreto de chás e suplementos alimentares podem resultar em problemas graves, como hepatite.

A procura por uma rotina mais saudável tem sido uma tendência que se popularizou entre as pessoas. Junto com esse interesse, o número de indivíduos que consomem suplementos alimentares e produtos naturais aumentou significativamente, levando muitos a adotarem o uso da creatina e dos chás verdes como parte de suas rotinas diárias. No entanto, médicos alertam que o uso contínuo e excessivo destes alimentos pode acarretar sérios riscos à saúde, especialmente ao fígado.

A creatina, por exemplo, é utilizada como suplemento para melhorar o desempenho físico em atividades de alta intensidade, o uso excessivo de creatina sem acompanhamento médico pode sobrecarregar o sistema renal. Pessoas que excedem a quantidade de doses seguras costumam sofrer com desidratação e cãibras musculares persistentes.

Além dos efeitos no sistema renal, o uso excessivo dessa substância pode interferir no equilíbrio de eletrólitos no corpo, contribuindo para distúrbios metabólicos que exigem intervenção médica imediata. Já os chás verdes são conhecidos por suas propriedades antioxidantes e seus benefícios para a saúde, mas podem se tornar prejudiciais quando consumidos em excesso. O alto teor de cafeína e a substância chamada caquetina presente nos chás verdes pode causar a morte de células no fígado. O perigo maior está quando a erva é consumida em cápsulas, pois não há como saber a quantidade exata da substância tóxica e nem a forma que ela foi manipulada. O consumo excessivo de chás verdes tem sido associado a complicações hepáticas em casos extremos.

Produtos ditos como naturais podem causar os mesmos problemas que os remédios se não forem usados de maneira correta. Dentre os mais comuns estão as alterações das enzimas hepáticas, hepatites (agudas e crônicas), falência do fígado e até cirrose. As pessoas têm uma percepção errada de que tudo que é natural é permitido e liberado, mas é essencial que as pessoas entendam os potenciais efeitos adversos de tudo que é consumido de maneira indiscriminada e estejam conscientes dos sinais de alerta que seu corpo pode enviar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, cerca 34% de insuficiência aguda do fígado são causadas por ervas naturais, o efeito colateral de plantas no órgão é chamado de hepatotoxidade. O fígado é responsável por filtrar o sangue e eliminar as toxinas do corpo, mas por conta do excesso do uso de chás e creatina, o fígado fica sobrecarregado e acaba lesionado. Importante frisar que as lesões podem começar a surgir tanto pelo uso prologando das substâncias como logo após a ingestão. Os sintomas mais comuns por conta dessa intoxicação são as dores de cabeça frequentes sem uma causa definhada, enjoos, tontura, cor amarelada no glóbulo ocular e dor na região superior direita do abdômen e azia.

Os chás verdes, carqueja e mata verde são ervas conhecidos na literatura médica por serem prejudicais ao fígado e por isso recomendamos evitar o uso desse tipo de medicação. Chá que desincha, chá detox, já que muitos são conhecidos por serem hepatotóxicos, prejudicando o fígado e potencialmente levando à necessidade de um transplante hepático.

Fonte

Dr.Lucas Nacif - Especialista em cirurgia geral, e do aparelho digestivo, é reconhecido por sua expertise em cirurgias hepato bilio pancreática e transplante de fígado, utilizando técnicas avançadas minimamente invasivas por laparoscopia e robótica. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) e da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Internacionalmente, ele é membro da ILTS (International Liver Transplantation Society), TTS (The Transplantation Society) e AHPBA (Americas Hepato-Pancreato-Biliary Association).

Contato

Endereço

Rua Cristóvão Pereira, 1626, cj 101 - Campo Belo - CEP: 04620-012 - São Paulo - SP

Email

contato@nutricaoempauta.com.br

Telefone

11 5041-9321
Whatsapp: 11 97781-0074

Nossos Patrocinadores