Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
  Você esta em: Eventos >> 12º Fórum Nacional de Nutrição >> Porto Alegre
 

12º Fórum Nacional de Nutrição - Porto Alegre RS
20/ago/2016 - sábado - 8h30 às 19h30 - Tulip Inn Centro Histórico – R. Senhor dos Passos, 105 - Centro

 
 

PERFIL ANTROPOMÉTRICO E CONSUMO ALIMENTAR DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN ASSISTIDOS PELA APAE DE OSÓRIO - RS 

Autores: Leni de Oliveira Silvino, C ; Melere, C. 

Autor apresentador: Clarita Leni de Oliveira Silvino 

Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Introdução: A Síndrome de Down é uma anomalia genética autossômica, causada pela trissomia do cromossomo 21 e ocorre em um determinado momento do desenvolvimento intreuterino. Os indivíduos com essa síndrome possuem 47 cromossomos ao invés de 46 encontrados em indivíduos saudáveis. O sobrepeso e a obesidade frequentemente observados nessa população, estão relacionados com a taxa metabólica reduzida, alta ingestão alimentar, preferência por alimentos com alta densidade calórica e inatividade física.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil antropométrico e o consumo alimentar de alunos com Síndrome de Down, matriculados na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), do município de Osório RS.

Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, cuja amostra foi composta por 9 alunos, com idade entre 12 e 40 anos matriculados na escola APAE de Osório RS. Dados referentes ao consumo alimentar foram coletados, com auxílio dos responsáveis, por meio de um questionário qualitativo, e o peso, a altura e a circunferência da cintura foram aferidos na própria escola. O estado nutricional foi avaliado pelas curvas adaptadas para a Síndrome de Down de Cronk (1988) para os alunos com idade entre 10 e 12 anos e, para os alunos com idade superior aos 18 anos, foram utilizadas as curvas de Cole et al. (2000). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UNISINOS (093/2015).

Resultados: Em relação à alimentação, foi observado o consumo frequente 55,6% (n=5), de verduras e legumes em todos os dias da semana. Já os alimentos ultraprocessados como os embutidos, refrigerante e guloseimas apresentaram um consumo considerável estando presente nas refeições pelo menos duas vezes na semana representando 66,7% (n=6). Em relação ao perfil nutricional dos alunos do estudo, 33,3% (n=3) estavam com sobrepeso e 66,7% (n=6) com obesidade na avaliação peso por idade para as crianças e IMC por idade para os adultos.

Conclusão: Estudos sobre o perfil nutricional, patologias associadas e alimentação de indivíduos com Síndrome de Down ainda são escassos na literatura, sendo de suma importância a elaboração de mais pesquisas na área. Ressalta-se ainda a importância de instrumentos específicos para a avaliação antropométrica, como curvas de crescimento construídas para essa população, uma vez que esses parâmetros podem ser utilizados para planejar condutas nutricionais de forma a intervir precocemente no estilo de vida destes, prevenindo, assim, o aparecimento de doenças crônicas não- transmissíveis.

Referências: CRONK, C. et al. Growth Charts for children with Down Syndrome: 1 Month to 18 Years of Age. Pediatrics, EUA, v. 81, n.1, p. 108-10, 1988. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2962062 >. Acesso em: 20 set. 2015. COLE, T.J. et al. Establishing a standard defi nition for child overweight and obesity worldwide: international survey. British Medical Journal, Londres, v. 320, n. 7244, p. 1240-3, 2000.

Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10797032>. Acesso em: 10 maio 2015. MURAHOUSCHI, J. Pediatria: Diagnóstico mais tratamento. São Paulo: Sarvier, 2013.

 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.