Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1990 artigos encontrados em Notícias
 
 
Prevalência de deficiência de vitamina B12 entre diabéticos em uso de metformina é de 22,5%, diz estudo
 
Taxa entre não diabéticos foi de 7,4%.

A metformina é considerada a terapia de primeira escolha para pacientes com diabetes mellitus tipo 2, mas um dos efeitos colaterais é a má absorção de vitamina B12. A associação entre uso prolongado de metformina e deficiência de vitamina B12 vem sendo reportada na literatura, porém a real dimensão dessa relação no Brasil ainda é pouco conhecida. Por essa razão, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) desenvolveram um estudo para determinar a frequência de deficiência de vitamina B12 entre pacientes brasileiros com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) usando metformina. Os resultados estão publicados no São Paulo Medical Journal. O grupo investigou ainda fatores relacionados com esse quadro.

Os autores explicam no artigo "Prevalência de deficiência de vitamina B12 em pacientes diabéticos do tipo 2 usando metformina: um estudo transversal" que é importante identificar a deficiência de vitamina B12 porque ela pode estar associada a várias condições, por exemplo, “anemia megaloblástica, neuropatia, disfunção cognitiva, perda de memória, irritabilidade, demência, sinais extrapiramidais e aumento do risco de osteoporose”.

A partir de um estudo transversal em um hospital público universitário, os autores investigaram 231 pacientes com DM2 que usavam metformina e 231 controles. Vale lembrar que o grupo controle foi composto por indivíduos não diabéticos que foram pareados por sexo e idade.

Os resultados mostraram, segundo o artigo, que 22,5% dos indivíduos do grupo DM2-metformina possuíam deficiência de vitamina B12 contra apenas 7,4% no grupo controle. Os autores notaram ainda que "fatores que interferiram nos níveis séricos de B12 foram: uso de inibidores de bomba de prótons (IBP)/ antagonistas dos receptores histamínicos H2 (antagonistas-H2) e duração do uso de metformina > 10 anos".

A equipe explica na publicação que, entre pacientes com DM2, "tratamento com metformina e uso concomitante de IBP/antagonistas-H2 estão associados com maior chance de desenvolver deficiência de B12 quando comparado aos não diabéticos".
 
Fonte
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.