Esqueceu sua senha?
 
 
 
 
Busca Avançada
 
 
 
Receba as notícias da
Nutrição em Pauta
em seu e-mail
 
 
 1519 artigos encontrados em Notícias
 
 
Cuidados ao iniciar uma rotina de atividades físicas
 
Modalidades de resistência exigem condicionamento e acompanhamento clínico.
 
Antes de começar atividade física, procure fazer uma avaliação médica adequada,
busque academias com profissionais qualificados e mantenha a disciplina.
O começo do ano é a época em que muitas pessoas buscam dar início à prática de exercícios físicos para perder os quilinhos extras adquiridos durante as férias e conquistar o corpo que sempre desejaram ou ainda aumentar o condicionamento físico. O que poucos sabem, no entanto, é que o início de atividades físicas sem acompanhamento de um especialista pode causar sérios riscos à saúde e ao coração, principalmente quando se trata de modalidades que necessitam de maior resistência, como treinamento funcional, crossfit, mude races, entre outros.

Existem muitas modalidades novas e que prometem melhorar a força muscular, resistência e perda de peso num tempo recorde, mas isso pode apresentar riscos para pessoas sedentárias e que querem começar essa atividade física ou para aquelas que já possuem uma condição cardiovascular prévia. Pessoas sedentárias e com sobrepeso precisam passar por um pre-condicionamento, começando de maneira mais gradual, para alcançar seus objetivos. Já aquelas que têm hipertensão, arritmia ou que já fizeram algum tipo de cirurgia do coração ou angioplastia devem, obrigatoriamente, consultar um cardiologista.

Pessoas com histórico de doenças do coração que começam atividades físicas sem acompanhamento possuem alto risco de desenvolver algum grau de descompensação da doença, como desmaios, fadiga excessiva, crises hipertensivas ou queda excessiva da pressão arterial; alguns casos podem levar, inclusive, à morte súbita. Considerando todos esses riscos, seguem as seguintes dicas: antes de começar qualquer atividade física, procure fazer uma avaliação médica adequada, busque academias com profissionais qualificados e mantenha a disciplina nas atividades; seguindo essas recomendações, será possível alcançar suas metas de forma saudável.

Cuidados com atividades físicas durante os dias de temperaturas elevadas

Praticar exercícios físicos durante os dias mais quentes do ano também requer certos cuidados, principalmente para hipertensos e pessoas que tomam remédios para manter a pressão estável, estas devem ficar ainda mais atentas. Além de procurar se hidratar, tomando cerca de dois litros de água por dia, é fundamental evitar os picos de calor. Se os exercícios são realizados ao ar livre, por exemplo, é melhor fazê-los no início da manhã ou no final da tarde. Há que se cuidar também da alimentação, optando por uma dieta pobre em gordura e frituras e rica em vitaminas, cálcios e fibras. Durante o verão, devem ser levados também em consideração os casos de tontura e cansaço excessivo, se isso ocorrer durante ou após a realização de atividades físicas, é importante recorrer a uma avaliação médica.

Fonte
Dr. Sanderson Cauduro -  Cardiologista da clínica Cardio&Saúde
 
 
 
 
 

 
Nossos Patrocinadores
   
 
© Copyright Nutrição em Pauta. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.