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Exercício físico: um grande aliado na prevenção e tratamento de doenças
 
Comemora-se nesta sexta-feira (6 de abril), o Dia Mundial da Atividade Física, data dedicada ao combate ao sedentarismo, considerado um dos fatores de risco para hipertensão, obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

Todo indivíduo pode se beneficiar amplamente com a prática regular do exercício físico. Ao eliminar o sedentarismo, o indivíduo passa a ter menor chance de desenvolver doenças do coração, como o infarto.

A prática regular contribui para controlar o sobrepeso corporal ou a obesidade, a hipertensão arterial sistêmica, diminuir o estresse, aumentar o colesterol bom (HDL) e favorece o controle de açúcar no sangue. É importante lembrar que a prática de atividades físicas associadas à uma alimentação regular é um requisito essencial para manter uma boa qualidade de vida.

Recomenda-se exercícios que movimentem grandes grupos musculares, como caminhada, corrida ou ciclismo, o número de indivíduos obesos ou com sobrepeso é cada vez maior, algo que está muito relacionado a mudança no estilo de vida.
A má alimentação, o estresse do dia a dia e a redução do número de atividades físicas, marcam a sociedade de forma intensa e está relacionada a doenças que podem acometer indivíduos na infância e na vida adulta, doenças que vão afetar o coração, o organismo e o metabolismo como um todo.

É muito importante que as pessoas incorporem no seu dia a dia a prática regular do exercício. Não precisa ser o exercício convencional, como a academia por exemplo, pode ser algo que de prazer, como dançar, nadar, caminhar, organizar a casa, etc., atividades cotidianas que obrigam a movimentar o corpo. Essas atividades são cada vez mais reduzidas e isso aumenta o sedentarismo.

Procure cada vez mais incorporar a atividade física, isso pode ser muito prazeroso, procure o que gosta, busque duas ou três vezes por semana fazer exercícios um pouco mais vigorosos e que somem ao seu dia algo em torno de 300 minutos de atividades físicas por semana. Isso será muito importante para o coração, para mente e vai trazer mais felicidade.

Fonte
Dra. Ligia Antunes Correa - diretora do departamento de Educação Física da SOCESP - Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo
Profa. Katia de Angelis Lobo D'Avila, educadora física e professora da Universidade Federal de São Paulo
 
 
 
 
 

 
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